A América do Sul está repleta de destinos turísticos encantadores e que para brasileiros traz a vantagem do poder da moeda que está além do que qualquer outra nação no continente. Conheça os principais destinos turísticos do continente sul-americano.
1. Destinos Turísticos: Brasil
Brasil está repleto de pontos turísticos encantadores. Entre os visitantes estrangeiros cabe o destaque para a escolha principal do Rio de Janeiro que na prática representa o cartão postal não apenas da cidade como do país. Entretanto, a principal escolha entre brasileiros se encontra na Bahia, repleta de tradição, calor e centros históricos que retratam as memórias das terras nacionais. Outro ponto que não pode ser ignorado em terras nacionais está na Floresta Amazônica, a maior do tipo tropical que se estabelece na Terra – pulmão do mundo.
2. Destinos Turísticos: Argentina
Não se pode ignorar o fato de que Buenos Aires representa o principal local no qual se encontra os turistas. Quem aprecia fazer comprar em boutiques de luxo ou experimentar o melhor churrasco do continente deve apreciar a viagem à capital da Argentina. Também existem vinhos de excelente qualidade. Os principais centros turísticos em termos de história estão presentes na Praça de Maio.
3. Destinos Turísticos: Chile
De acordo com especialistas grande parte das atrações do país se encontra nas zonas extremas. Quem visita São Pedro na parte nortista pode contemplar o conjunto de arquitetura feito na época dos Incas. O Vale de Lua traz visual paradisíaco de tirar o fôlego. No Lago Chungará existe a possibilidade de admirar as estruturas naturais que envolvem vulcões. Quem aprecia esqui deve seguir aos Andes Centrais.
4. Destinos Turísticos: Paraguai
Terras paraguaias são conhecidas por causa do rico folclore que se estabelece nas celebrações musicais. O que não implica dizer que também traz belezas naturais, de forma principal ao redor do Lago Ypacaraí. Em Trindade existem centros missionários que nos tempos antigos pertenceram aos jesuítas. Na mesma região também existe a estátua que se dedica ao Solano Lopes, herói nacional e primeiro general que iniciou movimento comunista na América do Sul, derrotado por tropas brasileiras na Guerra do Paraguai.
5. Destinos Turísticos: Bolívia
Território boliviano está repleto de belezas naturais singulares. Exemplo interessante consiste na presença do maior deserto salgado do mundo: “Salar de Uyuni”. Entre Lagos mais conhecido não se pode ignorar o valo do Titicaca por ser o maior em termos de navegação e realiza o trajeto até o território peruano. Interessante notar que a Floresta Amazônica não se encontra apenas no Brasil – existe parte dela na Bolívia nas partes fronteiriças. Parte dos Andes também pode ser contemplada, assim como as pistas de esqui em locais altos e com trajetos dignos aos profissionais na prática do esporte. Sabia que o bosque mais alto do mundo se encontra na Bolívia? Está presente em Nevado Sajama. Também existem vulcões que estão ativos na alta latitude boliviana e tiram o fôlego de forma natural para quem não está acostumado a fazer viagens em latitudes altas.
6. Destinos Turísticos Peru
Sem dúvidas a grande parte da demanda que parte para fazer turismo no Peru busca encontrar a cidade perdida dos Incas que se estabelece em Machu Picchu, o que em tradução do castelhano ao português consiste nos termos “Montanha Velha”. Há quase 2.500 metros de altitude, existe a necessidade de ter fôlego para chegar à região. Interessante notar que entre o folclore local existe o boato de que os indígenas tiveram a ajuda de extraterrestres para construir as arquiteturas, visto que na época não existe tecnologia para fazer construção com tamanha exatidão em termos de arquitetura. O lugar já foi o centro da economia do continente, de forma principal antes de chegada da colonização europeia. Grande parte do turismo peruano se direciona aos monumentos da arqueologia que se relaciona com monumentos arqueológicos que se relacionam com a cultura Inca, o que não implica dizer que não existem outras opções. Ao contrário, basta seguir para a Amazônia e perceber o nível de diversidade em termos de fauna e vegetação. Estatísticas apontam que o turismo em terras peruanas aumenta o número de pessoas além do que qualquer outro país do continente sul-americano.
7. Destinos Turísticos: Uruguai
Uruguai também se destaca em termos de turismo na América do Sul. Um destaque que atenta atenção do mundo se encontra na Ponta do Diabo, local que se encontra próximo da fronteira com terras brasileiras e está repleto de pescadores e cultura típica do agreste. Águas terminais com título de balneários também merecem o destaque. O país também oferece um dos melhores churrascos do continente e compete de forma direta com a Argentina no quesito gastronômico. Existem estâncias que trazem criações de gados e pratos feitos por autênticos gaúchos. O vinho tinto uruguaio tem destaque em nível internacional. Durante o ano existem dezenas de festivais, como a Festa da Cerveja, por exemplo.
8. Destinos Turísticos: Equador
De acordo com a WTN (World Travel Market) as terras equatorianas representa local no qual existe a maior presença de vida e natureza silvestre ao redor do mundo. Conta com biomas repletos de riquezas em termos de fauna e botânica. Existe o olhar especial às Ilhas Galápagos. Entretanto, não se pode ignorar a presença dos Andes e da Amazônia. Em Galápagos existem treze ilhas que possuem pouca manipulação por partes humanas.
9. Destinos Turísticos: Colômbia
Antes do final dos anos noventa do século XX poucos turistas estavam dispostos a viajar à Colômbia por causa dos altos índices de violência. Em pouco tempo a polícia assumiu o controle e a região nos dias atuais tem maior nível pacífico para que visitantes possam contemplar os castelos e catedrais colombianas. O país também está repleto de museus que contam a história não apenas do país como também do continente. A biodiversidade natural se encontra nos Parques Nacionais.
10. Destinos Turísticos: Venezuela
Venezuela também tem o reconhecimento internacional por excelência em termos de turismo, de forma principal entre turistas que apreciam história ou ecoturismo. Jardins botânicos, museus, Parques Nacionais e Amazônia são pontos turísticos indispensáveis para quem visita o país.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier