Procurando um passeio diferente para o fim de semana? Se a proposta é ganhar o máximo de conhecimento possível ao sair de casa, existem boas dicas ao longo do país de passeios culturais bacanas que você pode gastar pouco e ainda assim se divertir como se estivesse em um parque de diversão.
Passeios Culturais em Recife, em Pernambuco
As cidades vizinhas podem ocupar três dias de suas férias apenas com roteiros culturais. Comece pelo Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, o coração da cidade e por onde o litoral começa a ser contado. A vista para o mar é maravilhosa, e você poderá visitar um lindo museu a céu aberto de escultura do ceramista Francisco Brennand. Algumas ruas depois você pode conhecer a primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, que fornece a seus visitantes um lindo museu da história dos primeiros judeus refugiados no Brasil. O espaço conta com estrutura preservada original, sala de áudio e vídeo climatizada e muitos objetos de seus visitantes que se refugiavam em túneis escondidos para não serem deportados à Alemanha Nazista.
Ainda no Recife em sua área central são locais bacanas de visitar a casa do escritor Manuel Bandeira, aberta a visitação de domingo a terça, o Teatro Hermilo Borba, um dos mais antigos da cidade, o Teatro Apolo, com peças semanais e eventuais sessões de cinema do cineclube local e o Museu de Arte Moderna do Recife, de frente ao Rio Capibaribe, na rua da Aurora. Partindo para bairros ainda na capital mas mais distantes do centro do Recife temos o Instituto Ricardo Brennand, o mais sofisticado museu de arte do Estado. Localizado no bairro da Várzea, o museu foi construído em formato de castelo. Não é um passeio para ir de ônibus, pois da porta até o museu é mais de dois quilômetros. A visita vale a penas, mas é preciso ter cuidado com o horário: de terça a domingo, das 14h as 17h. O museu reune dois castelos: um com a coleção de armas medievais mais completa da América Latina e outro com uma exposição permanente, Brasil Holadês, com a maior coleção individual de quadros do pintor Frans Post do mundo. Para quem quer conhecer um pouco da história da cidade e sua produção cultura, uma boa pedida no centro da cidade é visitar a Casa da Cultura. O local fica perto do Museu do Trem e se aloja em um antigo presídio, onde celas deram lugar a lindas lojas de venda de produtos com total produção local. Há roupas, artigos para decoração e também alimentos típicos como a cocada, cachaças e tapiocas.
Passeios Culturais em Olinda, em Pernambuco
A cidade do frevo fornece um rico acervo cultural para quem quer conhecer a história de Olinda, terra dos portugueses mas por muitos anos abrigando holandeses em uma invasão histórica. Uma boa dica para conhecer a história da cidade e sua cultura é fazer um passeio pelos ateliês de pintura, moda e acessórios da cidade histórica. São mais de 100 ateliês abertos dia e noite, com diversos bares e restaurantes próximos que permitem se apreciar a cultura local em diversos pontos.
Passeios Culturais em Salvador, na Bahia
Uma cidade rica em cultura popular, Salvador oferece um roteiro até exaustivo de tantos locais bacanas para se conhecer. Já no centro histórico temos o Pelourinho, uma linda cidade com diversas lojas para se levar presentinhos para os amigos da viagem. O ponto mais conhecido é a ladeira central, local onde foi gravado o vídeo de rei do pop Michael Jackson They don´t care about us. Um local bacana para conhecer também em Salvador é o Museu de Arte Moderna da Bahia, com exposições diversas temporárias tanto de artistas locais como internacionais. Há também o Museu Afro Brasileiro, localizado na Universidade Estado da Bahia e que pode ser visitado a qualquer momento. Uma circulada no Pelourinho já vai ocupar toda a sua viagem ou ao menos dois dias dela. Na região você poderá encontrar mais de 10 museus interessantes, como do Afouxé, de Arte Sacra, do Olodum, dentre muitos outros, todos abertos a visitação.
Passeios Culturais em São Paulo, no Estado de São Paulo
A capital do trabalho também é uma rica cidade culturalmente. Quem viaja para São Paulo ou é de lá pode curtir centros de compras diversos mas também aprender bastante sobre a cidade. O lugar que é uma visita quase obrigatória é o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o conhecido MAM, localizado no Parque do Ibirapuera, referência em todo o país e diversos locais do mundo, constantemente recebendo visitas bacanas de exposições famosas como de soldados da China. Há um acervo fixo de pinturas e fotografias muito bacana. O jardim botânico é uma outra boa pedida, para quem curte um clima ameno e adoraria conhecer um pouco mais sobre a flora brasileira. Ainda falando de museus, não é possível esquecer a Pinacoteca do Estado, com um acervo de mais de nove mil peças retratando períodos artísticos antigos e moderno no Brasil. Uma dica para quem quer conhecer um pouco da cultura oriental sem sair do Brasil é visitar o bairro da Liberdade, antiga colônia japonesa e considerado o bairro mais oriental do Brasil. Por lá há japoneses em sua maioria, mas muitos coreanos e chineses também, formando uma grande mistura asiática. Há diversos restaurantes típicos com tudo o que um oriental tem direito: comer com pauzinhos no chão e sushi preparado na hora, na bancada da mesa.
Passeios Culturais no Rio de Janeiro, no Rio
As terras cariocas são conhecidas por sua violência, mas também por um local lindo de apreciar e bem cultural. Quer conhecer o Nordeste sem sair do Estado? Vá até a feira dos paraíbas e compre guloseimas como se estivesse em Caruaru. Também não deixe de visitar Museu Nacional de Belas Artes e as belas obras de Portinari em território nacional, bem como outras exposições eventuais. Para conhecer um pouco do Brasil Império, visite o Museu Histórico Nacional e veja como vivia a família real no Brasil.