Do Que se Trata?
A idéia não é nova, pois já existiam iniciativas neste sentido desde a década de 70, e todas as formas de viabilizar o turismo devem ser louvadas, independente de serem de ordem governamental ou de iniciativas privadas, pois buscam promover a democratização do turismo. Promover a equidade, solidariedade, igualdade às oportunidades e o exercício do conceito de cidadania em uma perspectiva de inclusão é o que busca o turismo social conduzindo à prática de atividades turísticas. Com este objetivo o governo federal desenvolve ações e programas específicos buscando que o turismo beneficie todos os envolvidos neste processo, ou seja, turistas, prestadores de serviços e demais grupos sociais que estejam envolvidos.
O Turista e Demais Beneficiados
Sob este ponto de vista os interesses sociais estão concentrados no cidadão, em seu direito de viajar independente de classe social,ou de poder aquisitivo, proporcionando a ele a experiência de usufruir do turismo com qualidade. Neste contexto se encontram as viagens destinadas ao lazer, para grupos e segmentos populares ou em situação vulnerável. Já para os prestadores de serviços, o foco é o desenvolvimento de micros e pequenas empresas, bem como dos trabalhadores de forma geral que de uma forma ou de outra vêem oportunidade de trabalho e inclusão social por intermédio de atividades do turismo em expansão.
Na Prática
Este belo projeto se encontra em franco processo de desenvolvimento, e com certeza ainda tem longas trajetórias a percorres, mas os primeiros efeitos do turismo social já podem ser vistos na prática, o turismo da terceira idade é um belo exemplo disso. Além disso podemos citar iniciativas que visam proporcionar experiências de turismo para portadores de deficiências ou necessidades especias como os surdos, cadeirantes, etc. Nestas situações se faz necessária a intervenção no sentido de proporcionar acessibilidade e condições de interação e autonomia.
Ação Conjunta
É preciso que se entenda o fato de que as questões que envolvem o conceito de turismo social necessitam que todos os envolvidos hajam de forma conjunta, pois somente assim o leque de beneficiados irá aumentar. É muito mais do que a promoção de simples viagens de lazer a pessoas menos favorecidas, trata-se do desenvolvimento de ações que venham colaborar com novas oportunidades de integração à sociedade, favorecendo neste contexto a apreensão do conhecimento a cerca de informações culturais, de uma maneira divertida, leve, pois este é o melhor método de aprendizagem, com vivências que agreguem valor a vida, por intermédio da prestação de serviços que sejam acessíveis a um número cada vez maior de pessoas, pois viajar faz bem a todos. Com isso todos crescem, ganham e o país se desenvolve em termos de cultura e economia. É interessante e viável que esta iniciativa tenha sua cidade como berço, pois muitas vezes não conhecemos sequer a cultura, os costumes e riquezas de nossa terra natal. Conhecer o mundo é a melhor coisa do mundo.