Aprenda a Fazer Turismo Gastando Pouco
Muitos são os países em que a área turismo é muito mais dinâmica e concorrida e além do movimento de muito dinheiro ainda há uma grande diferença em termos de turistas, serviços e profissionais do setor. Existem lugares em que viajar é item integrante do orçamento familiar de grande parte de trabalhadores normais e isso faz com que a família planeje sua viajem. Se tomarmos como exemplo a Austrália verá que lá muitas são as pessoas que tem seus empregos normais para fazer frente às despesas usuais.
Além desses existem aqueles que são considerados como empregos casuais, que são realizados por ocasião das viagens que geralmente são feitas nos finais de semana. Lá se diz que os australianos costumam passar dois meses do ano viajando e diferente do que se possa pensar de que seria em período de férias, isso acontece não de uma vez só, mas no somatório de finais de semana que eles viajam.
No Brasil
Bem diferente é o que acontece no Brasil em que turismo é considerado aquele pacote convencional que se faz sempre em períodos de férias seja escolar ou de trabalho e seguem sempre para os mesmos destinos e assim se forma o conceito de alta temporada e é quando os valores dos pacotes se tornem muitas vezes impraticáveis para grande parte dos brasileiros. Eu diria que isso é normal de acontecer, pois todos querem viajar para os mesmos lugares convencionais, numa mesma época do ano.
No verão, em geral é para as praias e no inverno para a serra ver a neve ou então para as termas, fazendo assim com que os preços vão às alturas. É preciso que o brasileiro aprenda a fazer turismo gastando pouco e para chegar a isto tem de mudar a maneira de pensar em férias, e se reorganizar com a família de modo que possa planejar para viajar nos finais de semana e não mais na alta temporada como faz a maioria. Esse sistema é bom para quem tem conta bancária alta.
Mudança de Conceito
Essa mudança de conceito já vem surtindo alguns efeitos no turismo brasileiro onde alguns empresários mais corajosos estão investindo em pacotes de turismo de finais de semana. Exemplo disso são os pacotes ecológicos, cujos destinos de maneira geral são locais não convencionais, porém onde a beleza rara da natureza é um dos grandes atrativos, cachoeiras e trilhas são algumas das opções de diversão.
A duração do pacote, a época e hospedagem em pousadas garantem o preço baixo uma vez que vai contra a maré das viagens tradicionais o que permite que um número maior de pessoas possa fazer turismo. Existem pacotes em torno de R$ 150 e R$ 300 e inclui transporte rodoviário de ida e volta, guia de viagem e local, serviço de bordo, seguro, hospedagem com café da manhã, translados, ingressos em parque e atividades locais. Vale à pena investir nesse tipo de turismo que é emocionante e muito mais barato.