A Ilha de Marajó fica localizada no estado do Pará, no nordeste brasileiro, no Arquipélago de marajó. Fica distante três horas da capital do estado, que é Belém. Possui uma área equivalente a quarenta mil e cem quilômetros quadrados e tem uma população de mais de quinhentos e trinta e três mil habitantes, de acordo com dados de 2015 do IBGE.
É uma ilha costeira considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo. Mas o que é uma ilha fluviomarinha? Significa que ela é banhada por rios de um lado e por mar do outro. De um lado ela possui o oceano atlântico e do outro os rios Amazonas e Tocantins. Ela é dividida em doze municípios ricos em paisagem variada, com matas, rios, campos, mangues, igarapés, etc. É um cenário perfeito para quem ama o litoral, o clima quente e a paisagem amazônica preservada.
A capital da ilha, onde recebe os turistas é Soure. Lá chegam barcos, catamarãs e balsas que vêm da capital do estado. Neste local é que os turistas encontram os hotéis mais famosos e as melhores praias, além de restaurantes e também boa parte dos habitantes.
Quando ir?
O clina na ilha é bem chuvoso e assim como na maioria das regiões de floresta amazônica, a ilha fica alagada em boa parte durante a estação chuvosa. Por isso a melhor época para fazer a visita é durante o inverno, nos meses entre junho e janeiro, onde não chove tanto. E o bom é que o clima quente continua, menos quente, mas continua.
Atividades Turísticas
Passeio de Búfalo
A principal atividade que marca a ida a Marajó é o passeio e búfalo. O animal pode ser facilmente vistos em manadas na cidade e um passeio que todo turista costuma fazer é montar no lombo de um búfalo e fazer um passeio. Em algumas festas temáticas os búfalos puxam carroças com caixas de som, como trios elétricos.
Ruínas e Praia de Joanes
As ruínas da Igreja construída pelos jesuítas no século dezessete são incríveis e atraem milhares de turistas. Próximo a ela está a praia de Joanes, que é muito famosa por ter uma paisagem incrível, com vegetação rasteira indicando a preservação do local e uma areia limpa e águas cristalinas. Além disso há muitos bares na praia para os turistas curtirem a viagem petiscando e bebendo drinks refrescantes.
Fazenda São Jerônimo
Em Soure, na capital, um passeio marcante é a ida a esta fazenda. Lá há várias atividades, incluindo trilhas, incluindo uma incrível ponte de madeira sobre o manguezal, uma experiência única na vida. Também o passeio de canoa pelo igarapé que leva os turistas até a praia do Goiabal. O passeio custa cerca de 200 reais por pessoa e inclui a volta montada no búfalo.
Praia do Pesqueiro
É a praia mais famosa e movimentada da ilha. Há muitas pousadas próximas e os turistas costumam visitar este local pois possui os melhores restaurantes. Há muitos bares, restaurantes e a paisagem é incrível. Entretanto é mais cheia de turistas. Fica a 11Km de Soure e conta com uma ótima infraestrutura para os visitantes.
Praia da Barra Velha
É a principal praia de Soure. A paisagem é deslumbrante, com arvores de mangue no meio da areia da praia, algo nada comum para nós, não é?
E também na areia e uma vegetação rasteira totalmente limpa e preservada.