Machu Picchu

Conhecida como Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu, certamente é um dos locais onde estão guardados os mais interessantes resquícios de história da América do Sul. A arquitetura é grande atrativo para os turistas, com construções que seguem quase que um padrão retangular. Muitos pesquisadores e historiadores gostam de visitar o local para mergulhar na história desses povos.

Localização de Machu Picchu

Machu Picchu é um sítio Inca do século 15 localizado a 2.430 metros acima do nível do mar. Está no cume de uma montanha acima do vale de Urubamba, no Peru, que está a 80 km a noroeste de Cusco e através do qual o rio Urubamba passa.

Construção Para o Imperador Pachacuti

A maioria dos arqueólogos acredita que Machu Picchu foi construída como uma propriedade para o imperador inca Pachacuti. Muitas vezes referida como “A Cidade Perdida dos Incas”, é talvez o ícone mais conhecido desse povo. Os incas começaram a construir a fazenda por volta do ano 1.400, mas o abandonaram um século depois devido a conquista espanhola.

Embora conhecido localmente, era desconhecida para o mundo exterior antes de ser trazido à atenção internacional em 1911, pelo historiador americano Hiram Bingham. Desde então, Machu Picchu tem se tornado uma importante atração turística.

Turismo em Machu Picchu

Para quem se interessou em visitar esse curioso destino encastelado encravado numa montanha vamos dar dicas para fazer o turismo por lá da melhor forma possível. É possível chegar em Machu Picchu por trens que chegam de Cusco ou por uma trilha Inca clássica.

Como Chegar a Machu Picchu

Avião

Os brasileiros encontram opções de voos diretos do Brasil para Lima, no Peru. Tem saídas do Rio de Janeiro (Avianca), Foz do Iguaçu (Latam) e Porto Alegre (Avianca). Desembarcando em Lima se mostra necessário enfrentar mais uma hora de voo até Cusco por quatro diferentes companhias aéreas: Peruvian Airlines, Taca Peru, LCPeru e Viva Air.

É importante fazer o adendo de que agora é obrigatório portar o passaporte com validade de pelo menos 6 meses, embora o recomendado seja 8 meses. Outro ponto relevante é que o aeroporto de Cusco é constantemente fechado devido ao mau tempo e condições do seu ambiente montanhoso de forma que pode ter voos cancelados e atrasados, cuidado para não perder a sua conexão.

Pegando o Trem

Para prosseguir em a viagem para Machu Picchu será necessário embarcar um trem que vai de Cusco até Águas Calientes que é conhecido também como Machu Picchu Pueblo. Os trens são operados por duas companhias sendo a Peru Rail (que é a responsável pelo trem de luxo Hiram Birgham) e o Inca Rail. O período de duração da viagem é de duas a três horas, os preços variam. Tem opções de viagens para diferentes padrões de bolsos.

Quando chegam a Águas Calientes os turistas podem escolher entre fazer uma caminhada longa para chegar a Machu Picchu ou então pegar um ônibus. Para conseguir aproveitar tudo que o local oferece a recomendação é chegar cedo.

E a Trilha Inca?

Se você deseja fazer a viagem clássica é interessante considerar seguir pela trilha clássica que possui diferentes rotas para alcançar o topo da montanha. O mais tradicional é o caminho que leva quatro dias e que passa por montanhas como Runkuraqay e Warmiwañusqa que estão a 3.860 e 4.200 metros acima do nível do mar.

O início dessa viagem é em Piskacucho que é um povoado que está situado a cerca de 82 km da ferrovia de Cusco-Machu Picchu, que é onde acontece o desembarque dos trens. Tenha cuidado com os calçados, eles precisam ser propícios para caminhar em terreno acidentado.

Conheça as Novas Regras de Visitação de Machu Picchu

Novas regras de visitação para Machu Picchu foram estabelecidas no ano de 2019 sendo uma das principais a divisão feita pelos ingressos em 09 horários de entradas diferentes que acontecem das 6h às 14h, um grupo entra a cada hora. O período de visitação é de no máximo 4 horas. Quando for realizar a compra do seu ingresso você deverá decidir se vai apenas à cidadela ou se deseja adicionar também a visita a uma das montanhas, Machu Picchu ou Huayna Picchu.

É possível realizar a compra online, fique atento que para incluir uma montanha é preciso escolher um horário pela manhã. Agora é obrigatório contratar um guia turístico para a realização da visitação. Aqueles que desejarem voltar ao sítio histórico pela segunda vez durante a sua viagem não precisarão contratar novamente um guia, mas tem que ser na mesma viagem.

Na segunda visita é necessário adquirir ingresso também. Ao terminar o circuito o visitante deve deixar o parque e saiba que objetos como drones, pau de selfie, bebidas alcóolicas, drones, guarda-chuvas e carrinhos de bebê passaram a ser proibidos.

Quando ir a Machu Picchu?

O melhor momento do ano para visitar Machu Picchu se dá entre os meses de abril e novembro. Os meses de julho e agosto são os de alta temporada e no período entre março e novembro é possível se deparar com um pouco de chuva dificultando o passeio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *