Fotos de Goiânia

A cidade de Goiânia faz parte dos municípios brasileiros, sendo a capital  de Goiás. Ela está inserida na Microrregião de Goiânia e na Mesorregião do Centro Goiano, distante de Brasília a 209 km, assim sendo, é a capital que está mais perto de nossa capital federal.

Ela conta com uma área de mais ou menos 739 km², e tem uma contínua geografia, com poucas baixadas e morros, tendo na maior parte de sua extensão apenas terras planas, destacando o rio Meia Ponte.

A Grande Goiânia

Esta capital é nacionalmente conhecida como sendo um dos lugares melhores de se viver em todo o Brasil. Com uma privilegiada urbanização, ruas bem estruturadas e limpas, qualidade em sua pavimentação asfáltica, abundancia de áreas verdes e riqueza nos serviços, são uns dos itens que fizeram com que a cidade atingisse melhores condições de vida.

Goiânia está localizada bem no meio de seu estado, tendo sido feita a partir de planejamento e construção próprios para se tornar a capital administrativa e política de Goiás, com influência da Marcha para o Oeste; uma política feita a partir do governo de Getulio Vargas com a finalidade de promover o aceleramento e desenvolvimento da ocupação da região Centro-Oeste do Brasil.

Esta região passou um crescimento populacional acelerado a partir dos anos 60, chegando a um milhão de habitantes apenas na década de 90. Desde a construção, a cidade sofreu a influência da Art Déco, responsável por definir a arquitetura das primeiras estruturas erguidas na cidade.

Do centro-oeste, Goiânia é a segunda cidade mais populosa, perdendo apenas para Brasília. Por sua posição, ela se torna importante para a economia, considerada um estratégico centro para áreas como medicina, indústria, agricultura e  moda. Ela ganha destaque por ter, dentre as inúmeras capitais do Brasil, a maior quantidade de área verde por habitante, sendo ultrapassada somente por Edmonton.

Conforme uma estimativa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2014, a população era de aproximadamente 1.412.364 habitantes, por isso, ela se tornou a 6ª maior cidade do país em tamanho, contando com 256,8 km2 de área urbana, e o 12º município brasileiro mais populoso. A Goiânia metrópole tem 2 206 134 habitantes, tornando-a a 10ª região mais populosa do Brasil.

A História

Antes de os europeus chegarem ao continente americano, a região central de nosso país era toda ocupada por índios que pertenciam ao tronco linguístico macro-jê, como os  xacriabás, os acroás, os xavantes, os javaés, os caiapós dentre outros.

A colonização europeia foi feita a partir de 1735, com as propostas primeiras de mudança da capitania de Goiás. O governante da época, Marcos José de Noronha e Brito, tinha a ambição de mudar a sede da capitania administrativa. Já em 1830, Miguel Lino de Morais, outro governante de Goiás no decorrer do Império, teve a ideia de transferir a capital para a localidade onde atualmente está o Tocantins, perto de Niquelândia. De acordo com ele, a mudança deveria ser feita de forma urgente, em razão da economia ruim que atravessavam.

A Constituição primeira do Estado de Goiás, que teve sua promulgação feita em 01/06/1891, previa que a sede do governo fosse transferida em seu 5º artigo. O mesmo fora mantido nas demais constituições de 1898 e 1918.

Antes da inauguração da cidade de Goiânia ela tinha sua referência nos papeis oficiais como a “nova capital”, “futura capital”, ou apenas “nova cidade”, significando que a cidade ficou, legalmente, sem nome durante 02 anos. Em 02/08/1935, em razão do artigo 1° do decreto 327, o nome de Goiânia fora dado para a nova capital do Estado.

Acidente com o Césio

No mês de setembro do ano de 1987, a cidade de Goiânia fora lugar do acidente radiológico mais já acontecido em toda a América e ainda o maior de todo o planeta numa região urbana. Há época, em torno de 240 pessoas ficaram expostas aos níveis radioativos prejudiciais, quando 02 catadores de lixo resolveram desmontar um aparelho usado no tratamento de radioterapia, retirando do mesmo as partículas radioativas do Césio-137.

Pontos Turísticos de Goiânia

Parque Mutirama: Ele é um Parque popular de diversões, localizado numa imensa área verde, e, sem interior pode ser encontrado o planetário.

Bosque dos Buritis: Este é o mais central parque da cidade, repletos de animais pequenos, admite o passeio entre suas alamedas rodeadas de árvores.

Monumento à Paz: O monumento tem a aparência de uma grande ampulheta com cinco metros de altura, e pesando 500 toneladas, abrigando terras dos mais variados países.

Horto Florestal: Nele pode-se encontrar o Jardim Zoológico e o Lago das Rosas, tudo espalhado numa área verde grande, que serve como ponto de lazer para colegas e famílias aos fins de semana.

Museu da Praça Universitária: Este é um museu sem portas, a céu aberto, no qual é disponibilizado inúmeras obras de arte de diversos escultores.

Museu de Arte Contemporânea: Ele estimula e exibe a arte contemporânea. Sua inauguração se deu 1988, e conta com 500 obras em exposição, além de fazer a promoção de eventos locais e mostras temporárias de outros artistas.

Monumento às Três Raças: É aquele que simboliza a cidade. Ao construí-lo, Neusa Moraes, a artista plástica, procurou deixar simbolizado nele a união das três raças: índio, negro e branco.

Painéis da Via Sacra: Este importante ponto turístico é formado por catorze painéis de quatro metros de altura por dez de comprimento, sendo, portanto, a maior galeria de arte a céu aberto de todo o mundo. Ela traz em suas pinturas os momentos principais da paixão e morte de Jesus Cristo. Simboliza a divisa entre Trindade e Goiânia, e conta com 16 km de extensão.

Parque Areião: Este outro ponto turístico de Goiânia é feito a partir da junção de áreas de lagos e áreas de reflorestamento, sendo erguido como forma de motivar a prática de esportes e ainda ser um local de passeio para todas as pessoas, especialmente as famílias e para uma reunião de amigos.

Como podemos observar, o que não falta em Goiânia é opção de lazer, cultura e diversão, com inúmeras opções de parques e museus.  Se você ainda não conhece Goiânia, quem sabe esta  é a oportunidade de conhecê-la, a partir de seus pontos turísticos.

A cidade de Goiânia fica localizada no Estado de Goiás, sendo a capital deste, e cercada pelos municípios de Abadia de Goiás, Aragoiânia, Aparecida de Goiânia, Goianápolis, Goianira, Hidrolândia, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Trindade. A economia da região é uma das principais do Estado, se destacando em diversos setores, dentre eles: o comércio, a indústria, a agricultura e outros serviços.

Quem resolver passar uns tempos na cidade de Goiânia encontrará muito lazer e cultura, podendo visitar museus, bibliotecas, arenas desportivas, centros culturais e alguns de seus principais pontos turísticos que são: Bosque dos Buritis, Horto Florestal, Monumento à Paz, Museu da Arte Contemporânea, Museu Goiano, Feira da Lua e muitos outros. Veja algumas fotos da cidade de Goiânia:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Centro-Oeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ooi oi oi oi oi oi

    ricardo 27 de Abril de 2011 18:38
  • goiana é uma terra linda muito linda mesmo

    ricardo 27 de Abril de 2011 18:39
  • goiania e mesmo uma cidade muito bonita ja estive la varias vezes na minha opiniao a cidade mais bonita do brasil e tambem a melhor comida mulheres lindas cidade de primeiro mundo

    cleber 26 de junho de 2011 13:55
  • goiania é uma cidade muito linda msm

    mytsael 20 de julho de 2011 17:36
  • amo goiania la e muito bom,bonito,interessante,especial e etc…

    talissa 21 de julho de 2011 18:56
  • “Eu vou para Goiânia, para a casa de mamãe.”

    Danilo 3 de novembro de 2011 18:44
  • quero da aula em goina de injeção eletronica de veiculos e REFRIGERAÇÃO EM GERAL

    ELIAS 11 de dezembro de 2011 22:51
  • PRECISO DE AMIGOS EM GOIÂNIA POIS PRETENDO MORAR LA

    ELIAS 11 de dezembro de 2011 22:54
  • ADORO GOIÂNIA AFINAL DE CONTAS E MINHA CAPITAL, LINDA GOSTOSA…

    HÉLIO 23 de dezembro de 2011 7:50
  • tenho orgulho de mora nessa cidade maravilhosa

    leandro 25 de dezembro de 2011 15:24
  • Goiânia é mesmo maravilhosa, amo de paixão, para mim é sem igual.

    Elizabete Rodrigues Medeiros 27 de dezembro de 2011 9:30
  • sempre quis conhecer goiânia…quando fui pela primeira vez…não sei o que me deu…foi amor a primeira vista…as pessoas podem falar mal de goiânia,mas ela me lembrou de muito coisa boa…posso dizer que amo goiânia…acho que muito mais que minha cidade natal que é brasília

    rafael 1 de Janeiro de 2012 5:57
  • O que mais quero e poder volta um dia novamente em goiania pois e muito linda, chamo todos os dias meu marido pra ir embora pra goiania mais sei que uma hora ele vai.

    jailma da silva rodrigues 12 de Maio de 2012 21:04
  • quero vouta a morar em goiani ,euma maravilhosa capitau estou chegando goias.

    Nomeravani 24 de agosto de 2012 18:00
  • Sou de BH e um admirador de Goiânia, cidade limpa, pessoas bonitas e educadas, cidade festeira e principalmente uma qualidade de vida muito boa. Espero um dia morar nesta cidade que gostei muito das vezes que fui!

    Renato Cassimrio 6 de setembro de 2012 17:11
  • Cidade linda de Goiania,maravilhosa,acho que é uma das poucas cidade linda que estou conhecendo ,pretendo morar lá.Que Deus me encaminhe até lá em nome de Jesus.

    Eliene nery lemosNome 22 de julho de 2013 21:36
  • ”Cidade maravilhosa que gostei de passear,pessoas educadas e bonitas. Espero voltar em Goiânia para visitar aquelas feiras lindas..

    erotildes 10 de outubro de 2013 1:25
  • Gosto muito de Goiânia apesar de ter nascido lá ‘ agora eu estou em Campos Belos Go’ mas em Julho eu to de volta Hehe minha cidade natal ‘

    Igor Oliver 10 de Março de 2014 21:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *