Turismo Gastronômico na Itália

Localizada no centro-sul da Europa, a Itália, é um dos países desse continente que mais se destaca no que diz respeito a turismo. Um país com uma excelente localização, ao norte faz fronteira com a Suíça, França, Eslovênia e Áustria e ao sul está a península Itálica, Sicília, Sardenha e diversas ilhas no Mar Mediterrâneo.

Quem visita a Itália pode ainda conferir os estados independentes de San Marino e Vaticano que são enclaves no interior do país. A capital do país, Roma, também é um prato cheio para o turismo já que durante muitos séculos foi o centro político e religioso da civilização ocidental uma vez que era a capital do Império Romano.

Entretanto, muitos turistas preferem fazer um turismo gastronômico pelas terras italianas. A Itália é tida como a terra em que foi criada a pizza e o macarrão como conhecemos hoje. Com uma história invejável na gastronomia e todas as delícias culinárias que tem a oferecer é o destino certo de quem quer comer bem.

Turismo Gastronômico na Itália – Dicas

Turim (ou Torino) – Turismo Gastronômico Para Aprender

A capital do Piemonte, Turim, é uma cidade bastante rica e repleta de belos monumentos históricos. Devido ao fato de ser uma antiga colônia romana essa cidade preserva uma arquitetura que remonta ao passado. Além disso, Turim, também é a sede da Fiat, uma das principais indústrias automobilísticas do mundo.

Com todos esses atrativos que descrevemos Turim já entraria na lista de muitos turistas, porém, ainda tem mais, a cidade é perfeita para quem adora um turismo gastronômico. A cerca de 20 km do centro de Turim fica a sede de uma das escolas de gastronomia mais renomadas do mundo Italian Food Style Education – IFSE.

A Comune di Piobesi Torinese (como a sede se chama) fica num belo castelo medieval. Quem deseja fazer essa magnífica viagem de sabores pode procurar o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia que tem sua sede em Curitiba, no Paraná, e é o representante oficial da escola no sul do Brasil. A sede brasileira organiza diversas viagens para Turim durante o ano todo.

Pacote Para Profissionais da Gastronomia

Uma viagem gastronômica pela Itália é uma grande oportunidade para quem deseja se qualificar para atuar nesse segmento. Os pacotes ofertados pela IFSE podem ser ótimas oportunidades para cozinheiros, profissionais de restaurantes, chefs, estudantes e gourmets que amam uma boa gastronomia. A viagem pode ser usada para se especializar na culinária italiana na escola.

O mais interessante é que os estudantes/viajantes podem além de assistir a aulas na IFSE visitar a vinícola Fontanafredda além da cafeteria Lavazza. Também podem aproveitar passeios incríveis para conhecer a região e fazer refeições em restaurantes tipicamente italianos, afinal mesmo quem deseja aprender também quer ter um tempo só para saborear.

O Pacote

Os pacotes oferecidos pela IFSE são exclusivos para brasileiros e não exigem que se tenha experiência anterior com gastronomia, ou seja, você pode ser somente um entusiasta de boa comida. Também é oferecida tradução simultânea em português para facilitar o entendimento. O diretor do Espaço Gourmet, o Chef Márcio Silva, acompanha os viajantes.

Nesse pacote está incluso o transfer do aeroporto de Turim para o hotel e vice-versa. Ao todo o pacote tem 06 noites num hotel de 2 estrelas que fica a 50 metros da escola. O pacote ainda oferece transfer para as visitas as empresas, uniforme da escola, almoços na escola e ainda um almoço num restaurante da região. Para saber mais sobre esse pacote você pode ligar o Espaço Gourmet em  (41) 3019-0437.

Turismo Gastronômico – Para Comer

Uma das melhores experiências que se pode ter numa viagem é se deliciar com os melhores pratos da região. Quando se trata de uma viagem pela Itália nada pode ser mais interessante do que visitar restaurantes e conhecer mais dessa culinária. Uma opção para quem deseja conhecer a fundo o melhor da gastronomia italiana é fazer a Rota Gastronômica pela Itália com o Chef Alex Caputo.

Um dos diferenciais dessa viagem é valorizar a gastronomia de qualidade e que utiliza produtos que ajudam a enaltecer os paladares mais diferenciados. Trata-se de apreciar e comer sentindo muito mais o sabor dos alimentos. Além dos pratos incríveis os turistas também podem aproveitar a enogastronomia Europeia (turismo de vinhos).

O objetivo desse roteiro é apresentar aos viajantes o que há de melhor e mais diferente na gastronomia da Itália além de propiciar experiências incríveis como oferecer aos turistas a possibilidade de vivenciar caças de Trufas Brancas nas colinas e saber como se faz o verdadeiro queijo Parmigiano e ainda experimentar as delícias que o chef Alex Caputo prepara e anotar as suas dicas.

O Roteiro

O começo da viagem é Milão em que os primeiros pratos a serem apresentados são “Risotto Milanese” e “Polenta com Ossobuco”. Também são realizadas visitas a um verdadeiro “Mercato” da cidade para ensinar aos turistas como é feita a escolha de verduras, frutas, embutidos italianos entre outros produtos.

O roteiro ainda inclui visitas a uma completa e muito elegante rotisserie de Milão sem contar uma autêntica “Gelateria Italiana” para provar um dos melhores sorvetes do mundo. Os turistas também fazem uma visita a uma loja que tem como especialidade vender “Funghi” e o chef Alex Caputo dá dicas em relação a compra e utilização da iguaria em variados pratos italianos.

Cidade Medieval e Vinhos Espumantes

Depois de passar por Milão o grupo é levado para a cidade medieval de Bergamo em que pode aproveitar para visitar o seu incrível centro histórico além de provar pratos típicos como “Polenta Taragna” e o “Casoncelli Bergamasco”. Ao longo da viagem ainda se faz uma parada mais do que estratégica numa vinícola que fica na região da Franciacorta para fazer a degustação de vinhos espumantes.

Na sequência se chega a Veneto em que se tem como principal objetivo conhecer a região do Valpolicella. A viagem ainda segue para Parma em que é possível descobrir todos os segredos do presunto e vários salames. O roteiro ainda inclui muitas outras paradas incríveis para conhecer a gastronomia da Itália.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de mais informações sobre uma viagem curta ( 7 ou 8 dias), de turismo gastronomico para a Italia – Piemonte ou alguma outra região, ( para aprender um pouco mais da culinária iteliana ).

    Preciso de informações sobre as opções de datas, roteiros, custos … etc. para 2 pessoas ( eu e minha esposa ).
    Para nós o ideal seria viajar em dezembro / 14

    Fico aguardando as informações solicitadas e antecipo meus agradecimentos pela atenção.

    Lauriberto
    (16) 33.68.1824
    São Carlos SP

    Lauriberto Mucholin 13 de outubro de 2014 12:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *