Parque Nacional de Sete Cidades

Pontos Turísticos da Cidade do Piauí- CE

A cidade do Piauí atrai diversos turistas o ano todo devido as paisagens belas e locais para a diversão em falia ou apenas um passeio para relaxar. A capital do Piauí, Teresina, conta com o Parque Potycabana, onde permite aos visitantes o contato direto com a natureza, já que o parque tem uma área extensa de lazer ao livre, e também tem pistas de corrida onde as pessoas podem fazer exercícios ou caminhar. Esse parque é próximo a ponte Juscelino Kubitscheck onde os turistas costumam visitar e o parque é aberto vinte e quatro horas por dia, de segunda feira a domingo.

Sítio Arqueológico de Pedra Furada

Sítio Arqueológico de Pedra Furada

Há também um cenário que é considerado um dos mais bonito do mundo, o Delta do Paraíba atrai muitos turistas o ano todo do mundo inteiro. No delta do paraíba é possível encontra um arquipélago com cerca de setenta ilhas, e tem a aparecia de “uma mão aberta”. As praias, as dunas e a paisagem no geral é apaixonante e encanta os olhos dos turistas que o visita. É aberto todos os dias, das oito horas da manhã até as nove horas da noite. E também é possível encontrar o parque nacional serra da capivara, que é uma conservação da natureza. Pela sua beleza imensurável é um dos inúmeros pontos turísticos do Piauí mais exuberante.

Praia de Barra Grande, no Piauí

Praia de Barra Grande, no Piauí

É conservado também por causa da sua história arqueologia, onde nos sítios é possível notar alguns vestígios de ancestrais que ocupavam aquela localidade. O parque nacional da serra tem seu horário de funcionamento das oito da manhã até o meio dia e das duas horas da tarde até as quatro horas da tarde. Durante esse horário é possível os turistas conhecer os sítios e ver toda a beleza natural de perto. Como a cerâmica é tradição no estado desde os anos de mil novecentos e sessenta, o bairro Poty velho por ser tradicional tem cerca de trezentas famílias trabalhando nas cerâmicas e o que atrai bastante os turistas é o preço dos vasos, onde se pode levar três vasos de cerâmica por cerca de cinquenta reais. Atualmente o bairro conta com cerca de cinquenta oficinas funcionando diariamente. Há também outros parques e praias que são turisticamente movimentados, a seguir mostraremos um pouco sobre um dos parques mais procurados no estado do Piauí, o Parque Nacional das Sete Cidades.

A Cidade de Piripiri

A Cidade de Piripiri

Parque Nacional de Sete Cidades

Sendo uma unidade conservatória da natureza do Brasil, o Parque das sete Cidades conta com uma área extensa enorme abrangendo duas cidades, a cidade de piracururuca e brasileira. É possível acessar o parque pela BR-343, indo por Teresina em direção a Fortaleza. O parque foi criado em cinco de julho de mil novecentos e sessenta e um e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O que atrai mais os turistas e os formatos das pedras que se formaram por causa da chuva, do vento e vento com formatos interessantes. O parque se situa a região da caatinga e do cerrado, onde a fauna e a flora também ganham destaque nas paisagens. As formas das rochas distribuídas pelo parque muitas delas fazem lembrar animais, alguns símbolos e até mesmo figuras humanas e castelos. São sete conjuntos de rochas que são apelidadas de “cidades”.

Ainda existe no local diversas inscrições nas pedras que são de origem ainda desconhecida pelos historiadores e pesquisadores que frequentam e estudam o local. As sete cidades do Parque Nacional que fica localizado ao Norte do Estado do Piauí são: Piscina dos Milagres, Arco do Triunfo, Cabeça de Dom Pedro I, Gruta do Catirina, Pedra do Camelo, Pedra da Tartaruga e a última Reserva Ecológica.

Os turistas que se interessarem a visitar o local devem reservar um dia para poder conhecer o parque bem, no centro de visitantes do parque os guias irão planejar os percursos para os turistas e acompanha-los durante todo o trajeto. São cerca de cinco horas para poder ver perto todas as rochas que contém as pinturas rupestres, o mirante e também a cachoeira do riachão e o olho d’água para o banho dos turistas. O local é liberado para as pessoas, mas há também locais reservados para os pesquisadores e arqueólogos, os turistas podem utilizar os meios de transportes próprios como carros, bicicletas e até mesmo a pé e os turistas ficam aguardando na entrada do parque para combinar os passeios e eles cobram por cada passeio e tipo de locomoção. A dica aos turistas é que eles optem para ir visitar os parques nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro ou dezembro, que é quando o clima está ameno e as cachoeiras e as piscinas naturais têm o volume de agua perfeito para banhos e apreciação e é quando a vegetação do parque está mais bonita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *