Fotos de Trekking

A atividade física conhecida como trekking é uma das mais antigas praticadas pela humanidade, pois consiste em caminhar por trilhas naturais com o objetivo de estar mais perto da natureza. Essa é uma atividade aeróbica que oferece relaxamento e a possibilidade de fazer caminhadas em grupo. O trekking pode ser uma atividade meramente de lazer ou então de competição que então recebe o nome de trekking de regularidade.

O trekking é uma atividade muito democrática que pode ser realizada por pessoas que tem experiência em esportes e também por pessoas de histórico sedentário. No segundo caso é interessante que o indivíduo comece fazendo caminhadas mais curtas e em locais que exijam menos do corpo como parques e praias. A recomendação é sempre fazer uma avaliação médica antes de começar a prática de atividade física.

Atenção a Trilha

Um dos pontos mais relevantes para quem deseja praticar trekking é ter atenção a segurança das trilhas. Antes de começar a prática da atividade por si mesmo é necessário buscar guias que já tenham feito a trilha previamente e pessoas com experiência nesse tipo de atividade. Existem grupos que realizam excursões para fazer trekking que podem ser bem interessantes para quem está começando. Observe como os guias resolvem as questões que podem surgir no caminho para estar mais preparado para enfrentar esses problemas sozinho.

Investimento

Quem é apaixonado por trekking sabe que morar no Brasil é um privilégio, pois nosso país conta com grande variedade de opções de locais para a prática dessas caminhadas. O investimento em equipamento é bem baixo, pois o esporte tem como foco a caminhada em si. Nosso país conta com uma grande variedade de trilhas e diferentes opções de cenários como praias, montanhas, chapadas entre outros.

Equipamentos Indicados Para a Prática de Trekking

Como citamos acima o trekking é um esporte de aventura que exige investimento baixo, contudo, é importante fazer investimento com foco em qualidade dos itens e não necessariamente visando os menores preços.

Mochila para Trekking

A escolha da mochila deve levar em consideração o tempo de duração da caminhada, pense que a sua mochila deve ter espaço suficiente para carregar todos os itens. Evite levar itens presos fora da mochila, pois eles podem ficar presos em galhos e com isso atrapalhar a caminhada. Na sua mochila deverá estar o seu cantil, o seu kit de primeiros socorros, acessórios necessários e lanterna. Se for uma caminhada curta é possível optar por uma pochete.

Calçado para Trekking

A base do trekking é a caminhada e dessa forma a escolha do calçado correto é essencial para garantir um bom desempenho. Os calçados que cobrem o tornozelo, botas e tênis, podem ser ótimas opções para lugares que ofereçam riscos de ataques de animais. Os tênis específicos para caminhadas são excelentes opções. Na hora de escolher as meias evite as meias de algodão que costumam ficar muito molhadas de suor. A dica especial é usar duas meias, uma mais fina e outra mais grossa por cima caso o lugar da caminhada seja muito frio.

Roupas para Trekking

A calça-bermuda (aquela que permite retirar um pedaço se transformando em bermuda) é o tipo mais comum para esse tipo de atividade física. Isso porque é uma roupa versátil que permite suportar bem as caminhadas em dias de muito calor e remediar se esfriar um pouco. Para trekking em lugares muito quentes a dica é levar roupas claras e que sejam de tecidos que secam rapidamente. Tenha sempre uma capa de chuva na sua mochila.

Cantil para Trekking

Ter um cantil é fundamental para quem deseja praticar trekking, pois é essencial se manter hidratado durante toda a caminhada. O cantil escolhido deve ser de pelo menos 1 litro para durar a caminhada toda. Tem cantis que podem ser conectados a mochila, uma opção bem interessante.

Chapéus para Trekking

Trekking consiste em caminhada embaixo do sol forte então é fundamental estar equipado com chapéus e outros acessórios para evitar queimaduras. Também é essencial manter o protetor solar com alto fator de proteção sempre na sua mochila durante a caminhada.

Equipamentos para Prática de Trekking de Competição

Quem escolhe praticar trekking em competição deve ter alguns equipamentos especiais como bússolas e calculadoras. Relógios que ajudem na tarefa de cuidar do tempo e a se guiar durante a trilha também são muito bem vindos.

Diferentes Tipos de Trekking

As diferentes modalidades de trekking foram definidas observando questões como tempo de duração, se são por lazer ou competição, regularidade entre outras questões. Confira abaixo algumas dessas modalidades de trekking mais conhecidas.

Trekking de Um Dia

Esse tipo de caminhada tem em média 10 km e acontece em locais próximos aos centros urbanos. Uma modalidade que tem como foco o lazer e geralmente consiste numa caminhada de um ponto a outro.

Trekking de Regularidade

Modalidade competitiva de trekking é realizada num local desconhecidos dos participantes e o objetivo não é chegar mais rápido e sim se manter no percurso correto no tempo estimado pelos organizadores. Para isso são usadas planilhas com tempo médio de duração. Normalmente as competições são realizadas com equipes de 3 a 6 integrantes.

Trekking de Longa Distância

Atividade de lazer que tem como objetivo percorrer uma trilha longa de um ponto a outro. Não tem caráter de competição e em geral os participantes levam barracas para acampar pelo caminho. Se tiver uma equipe grande de pessoas para carregar equipamentos ou cozinhar passa a ser chamado de expedição.

Trekking de Velocidade ou Corrida de Aventura

Nesse tipo de competição os participantes tem que chegar a pontos pré-determinados no menor espaço de tempo possível. Não importa que sigam caminhos alternativos desde que façam o percurso em menos tempo. É essencial apenas que participantes cheguem aos postos de controle da competição na ordem correta dos mesmos.

Origem da Palavra Trekking

Essa palavra se originou da língua africâner e vem do verbo trekken que tem um significado ligado a uma ideia de sofrimento físico, um tipo de esforço que exigia muita resistência do corpo. A palavra era usada num tempo em que as caminhadas eram a única forma de se deslocar. Os britânicos que chegaram a região acabaram inserindo essa palavra em seu vocabulário para se referir as longas caminhadas que realizavam nesse continente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aventura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • 09/04/2014 Divulgo seu produto,serviço ou site,através do FACEBOOK(PERFIS DO BRASIL E DO MUNDO),24 horas por dia,via SMS para 100.000.000(CEM MILHÕES) de celulares e por EMAIL com um cadastro atualizado de mais de 100.000.000(CEM MILHÕES))de pessoas.Valor mensal de cada serviço R$ 60,00(sessenta reais) apenas!

    CNPJ: 19.261.970/0001-79

    11:35:52

    EDSANDRO DA SILVA BERTULEZA 9 de Abril de 2014 12:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *