Cicloturismo no Brasil

No Brasil o cicloturismo vem crescendo e cada dia conta com mais adeptos, como o turismo de aventura, no entanto na Europa esta é uma modalidade de turismo muito difundida e popular. O conceito de bicicleta sempre esteve associado a liberdade, portanto é natural o desejo das pessoas de sair por ai pedalando e conhecendo novos lugares, sempre em contato com a natureza. Este é portanto o princípio básico do cicloturismo, e o roteiro da viagem pode ser desde um reconhecimento do seu bairro ou cidade até uma viagem pelo mundo, o que muda é apenas a logística necessária para a aventura. O cicloturismo é definido como uma forma de turismo doméstico em que o turista utiliza a bicicleta como meio de transporte, sendo uma forma saudável, ecológica e econômica de fazer turismo e conhecer lugares incríveis.

Evolução

Evolução

A escolha da bicicleta

A bicicleta é um dos meios de transporte mais antigos inventados pelo homem, o primeiro desenho de uma bicicleta conhecido foi feito por Leonardo da Vinci em 1490, mas foi o barão Karl Von Drais que é considerado de fato o inventor da bicicleta em 1817. desde então as bicicletas evoluíram muito e hoje as mais avançadas tecnologias são utilizadas para desenvolver bicicletas seguras e leves. A escolha de uma bicicleta de boa qualidade e adequada é o primeiro e mais importante passo para quem deseja se tornar um cicloturista. Uma bicicleta incluida no planejamento de sua viagem deve ter características especificas, e além de ser confortável, precisa ser do tamanho adequado, estar em bom estado, ser forte, ser capaz de percorrer pisos diversos como terra e asfalto. E uma regra fundamental antes de se decidir por qual bicicleta escolher, é essencial testar diversos modelos e tamanhos de bicicletas, e definir qual a mais confortável para você.

Origem

Origem

Benefícios do cicloturismo

Cada dia mais pessoas optam pelo cicloturismo, como uma forma saudável e pode-se dizer “romântica” de fazer turismo receptivo, pois os benefícios desta modalidade são inúmeros, entre eles os cicloturistas de plantão destacam a liberdade total que a bicicleta permite ao seu piloto, que pode interagir com o meio por onde passa; o custo reduzido, o contato direto com a natureza e as culturas locais, associe-se a isto a sensação de aventura e liberdade vivenciadas. Além disso, o cicloturismo é muito simples, e se o turista cansou pode dobrar a bicicleta, pegar uma carona e voltar para casa, se a bicicleta estragou você mesmo conserta e em qualquer cidade existem oficinas e peças para o seu veículo, e se no hotel, pousada ou pensão onde você resolveu passar a noite não tiver garagem, coloque seu veículo no quarto com você. Enfim, até os problemas do cicloturista são simples e fáceis de resolver.

Cicloturismo no Brasil

Cicloturismo no Brasil

Formas de cicloturismo

Existem os cicloturistas nômades que são aqueles que resolvem conhecer o mundo pedalando e não tem tempo certo para voltar, os cicloturistas de férias que organizam e escolhem roteiros de viagens para lugares definidos, cicloturistas de final de semana, aqueles que fazem pequenas trilhas nas redondezas da sua cidade, mas não se aventuram longe, e os cicloturistas que gostam de fazer trilhas com grupos de ciclistas.

O prazer do cicloturismo

Segundo as agências de turismo o cicloturismo é uma das formas mais simples, naturais, saudáveis e prazerosas de fazer turismo. A bordo de uma bicicleta você pode conhecer lugares maravilhosos, interagindo com o meio por onde passa, as únicas regras validas para o cicloturista é que não existe pressa, é vital respeitar as leis de trânsito e o meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aventura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Thank you for other sorts of wonderful write-up. The location altogether different could anyone obtain that form of info in these the perfect manner of producing? I’ve got a speech next week, and I am for the seek out such information.

    Click For Source 10 de dezembro de 2013 17:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *