Minas Gerais

O estado de Minas Gerais, localizado na região Sudeste do Brasil, é muito rico culturalmente e contribuiu de maneira significativa para a construção da história de nosso país. Terra dos inconfidentes, estado rico na criação de gado, cenário de importantes decisões políticas – e porque não – terra do saboroso pão de queijo. Se você está pensando em fazer uma viagem pelo Brasil não pode deixar de considerar esse estado como seu destino. Vamos conhecer melhor Minas Gerais?

Conhecendo Pontos Turísticos de Minas Gerais

O ponto forte desse estado no que diz respeito a turismo é o turismo histórico. O mais interessante é que alguns pontos turísticos são tão interessantes em Minas que agradam até aqueles que torcem o nariz para história. Além desses pontos turísticos com foco na história e na arte, Minas, guarda excelentes opções ligadas a natureza. Confira a seguir alguns dos principais pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer no estado.

Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei

Essa igreja por dentro brinda os olhos dos turistas com grande riqueza de elementos barrocos e rococós. Uma curiosidade a respeito dessa igreja é o fato de que atribuem a Aleijadinho o projeto da portada da pedra-sabão, contudo, teriam sido feitas modificações por outro artista importante da época chamado Francisco de Lima Cerqueira. Aproveite que na entrada da igreja tem guias credenciados.

Passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei

As duas cidades vizinhas são ligadas por uma estrada de ferro que foi construída no século XIX e que ainda hoje está em pleno funcionamento. Uma viagem de Maria Fumaça de uma cidade a outra leva em média 40 minutos e a dica é ficar do lado esquerdo do trem para curtir o melhor da paisagem.

Museu da Liturgia em Tiradentes

Um museu dedicado a itens da liturgia católica do período entre os séculos XVII e XX. Para se ter uma ideia tem mais de 400 peças no acervo. Para quem está pensando em visitar esse museu em Minas Gerais a dica é ficar atento a todos os pequenos detalhes como, por exemplo, o fato de que cada banco do pátio externo emite uma mensagem sonora diferente que pode incluir música sacra. No hall de entrada tem um mosaico que lembra os típicos tapetes usados em celebrações.

Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes

Uma igreja que é impressionante por seu projeto arquitetônico e por sua riqueza contando inclusive com lustres de prata e muito ouro decorando o altar. Dê uma olhada com atenção para as esculturas da entrada cuja autoria é atribuída a Aleijadinho e tem datação de 1810. Para tornar essa visita mais emocionante é interessante que você faça a visita noturna que tem a narração da história da igreja (16 minutos na voz do ator Paulo Goulart) e ainda um incrível jogo de luzes.

Igreja Nossa Senhora do Ó em Sabará

Uma igreja imponente e bastante ornamentada que irá encantar os seus olhos durante essa visita. O mais curioso é que por fora a igreja parece ser bastante simples tendo apenas uma torre frontal. Na parte interna dessa igreja é possível perceber bastante forte a influência do estilo barroco. Uma curiosidade é que os personagens bíblicos que estão representados nas pinturas dessa igreja tem visual oriental, com olhos puxados, devido a influência de Macau – colônia portuguesa na China.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto

Ao visitar essa igreja você poderá ver de perto elementos que remetem as três fases do barroco. Ao todo essa igreja concentra mais de 400 kg de ouro em sua ornamentação, é muita riqueza para encher os seus olhos. Uma dica especial para os turistas é ficar atento a figura do Cordeiro de Deus representado no teto, pois conforme você caminha um dos braços parece que muda de lado. Aproveite para conhecer também o Museu de Arte Sacra que fica localizado no subsolo da sacristia.

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Uma dica para quem deseja ver de perto uma obra projetada por Aleijadinho. Inclusive fique atento ao medalhão da entrada que foi desenhado pelo artista também assim como o lavabo da sacristia. Um dos pontos mais interessantes e bonitos sobre essa igreja diz respeito ao seu teto cuja pintura imita um céu que se projeta para o infinito. Olhe com carinho para o altar-mor que possui quadros e painéis simplesmente incríveis por seu detalhamento. Um trabalho primoroso de Aleijadinho.

Instituto Inhotim em Brumadinho

Nem só de igrejas em estilo barroco vive o turismo em Minas Gerais, uma prova disso é Instituto Inhotim que é a sede de um dos acervos de arte contemporânea mais relevantes do país. É visto como o maior centro de arte contemporânea da América Latina atualmente. Aproveite o passeio por um lugar agradável e arborizado.

Parque Estadual de Ibitipoca

Consiste num parque florestal que está situado na cidade de Lima Duarte, tenha um bom planejamento antes de ir, pois o ingresso nesse parque é pago e existe a limitação de no máximo 800 pessoas por dia no lugar. Há a possibilidade de praticar camping dentro do parque, mas esse também é limitado a somente 24 pessoas.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Esse é um dos parques nacionais do Brasil mais importantes e pode ser uma ótima opção para quem quer estar em contato com a natureza visitando o estado de Minas Gerais. A paisagem desse parque é um dos pontos altos, ele foi criado no ano de 1972. O parque tem como horário de funcionamento das 08h às 18h todos os dias.

Pico da Bandeira

Ao saber que esse é o ponto mais alto da região Sudeste já dá vontade de fazer uma visita, não é mesmo? Esse é o terceiro maior ponto do Brasil e pode render um passeio bem interessante para quem está pensando em ir para Minas Gerais. A localização do pico é no Parque Nacional do Caparaó que fica na Serra do Caparaó.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Turismo Receptivo - Agências e Cursos | Turismo

  • 07/04/2014 Divulgo seu produto,serviço ou site,através do FACEBOOK(PERFIS DO BRASIL E DO MUNDO),24 horas por dia,via SMS para 100.000.000(CEM MILHÕES) de celulares e por EMAIL com um cadastro atualizado de mais de 100.000.000(CEM MILHÕES))de pessoas.Valor mensal de cada serviço R$ 60,00(sessenta reais) apenas!

    CNPJ: 19.261.970/0001-79

    15:08:31

    EDSANDRO DA SILVA BERTULEZA 7 de Abril de 2014 16:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *