Vinícolas da Califórnia

A Califórnia com certeza é um local dos Estados Unidos que todo brasileiro já pensou em visitar, e não é por menos! O estado conta com paisagens incríveis, variando de praias paradisíacas até desertos de se perder de vista, possui atrações turísticas para todos os gostos, regiões mais badaladas e agitadas com cidades grandes e movimentadas, e também regiões mais tranquilas e calmas que proporciona contato com a natureza e ar puro.

Das inúmeras atrações da Califórnia, uma indispensável, e que chama muito atenção dos turistas são as suas famosas vinícolas, perfeitas para quem gosta de uma boa viagem gastronômica! Vamos conhecer um pouco mais sobre elas:

As Vinícolas da Califórnia

Algumas pessoas podem até não saber, mas os Estados Unidos estão entre os maiores produtores de vinho do mundo todo (encontrando-se em quarto lugar). E 90% dessa produção vêm diretamente da Califórnia, mais precisamente nas regiões de Sonoma e Napa Valley, dentre algumas outras cidades. Alguns produtores da região costumam se gabar, dizendo que é preciso viajar a França inteira para conhecer a variedade de uvas que são encontradas dentro do estado da Califórnia.

O Estado da Califórnia possui mais de 2700 vinícolas que podem ser visitadas pelos turistas, a região de Napa e Sonoma conta com cerca de 600 delas. A maioria delas possui uma estrutura bem preparada para os visitantes: contando com visitas guiadas que levam ao preparo da bebida, harmonização de vinhos, cursos gastronômicos e também muitas degustações.

Vinícolas da Califórnia

Vinícolas da Califórnia

Por isso, e também pela grande variedade de uvas produzidas no estado (cada tipo de uva tem um aroma e sabor próprio e irá resultar em um estilo de vinho) somando mais de cem no total, sendo as mais comuns: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Zinfandel e Sauvingnon Blanc, o estado recebe mais de 20 milhões de turistas anualmente para conhecer as suas vinícolas.

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua viagem as Vinícolas da Califórnia:

Saiba a Melhor Maneira De Visitar as Vinícolas

Existem várias maneiras de visitar as vinícolas e você precisa encontrar aquela que combina melhor com você.

Se você não se interessa muito por vinhos, e quer fazer a visita as vinícolas somente em um dia rápido, a maneira mais barata e fácil é por meio dos tuors de ônibus oferecidos pelas empresas de turismo (existem várias em São Francisco). Com esse estilo de visita o ônibus irá te levar em três vinícolas, normalmente em Napa e Sonoma, onde você irá acompanhar um pouco da produção e terá degustação de alguns vinhos do local.

Mas se você é do tipo apaixonado por vinhos e quer realmente conhecer mais sobre a produção da bebida, não faça o tipo de visita citada acima. As tours guiadas levam os turistas a vinícolas que nem sempre são as melhores, e que também nem sempre servem os seus melhores vinhos. Além disso, a visita guiada em um ônibus vai contar com muita gente junto de você, o que com certeza irá piorar a sua experiência.

Por isso, existem opções de passeio em van, limusines e balões, que com certeza sairão mais caros. Se você quer ser mais econômico, uma boa ideia é alugar uma bicicleta, curtir a paisagem e visitar tudo da forma que desejar. Para quem estiver com mais tempo ainda, o melhor é se hospedar na região, alugar um carro, ou a bicicleta, e visitar as vinícolas que deseja (lembre-se de agendar horário com antecedência).

Cuidado Com as Estradas

A região das vinícolas é extremamente calma, por isso, você não irá se preocupar com assaltos, podendo transitar tranquilamente em qualquer horário. Mas, cuidado com as rodovias, pois em algumas cidades como Napa, Sonoma, Santa Cruz, Mendocino, Santa Barbara e Monterey as estradas são ruins, com muitas curvas e iluminação defasada.

Além disso, você estará em uma região com mais de 2700 vinícolas, então as chances de ter alguém alcoolizado ao volante são altas, mesmo que seja proibido e haja diversos avisos nas estradas.

Fique Atento Às Leis

Em todo o Estado da Califórnia é proibido ingerir bebidas alcoólicas tanto nas ruas como no carro, podendo passar por prisão de quatro dias a seis meses, multa de 390,00 a 1000,00 dólares, e suspensão da carteira de motorista.

As garrafas de bebidas podem ser transportadas dentro dos carros se estiverem lacradas, e os turistas que forem pegos bêbados podem perder o direito de retornar aos Estados Unidos.

Em Caso De Dúvidas: Procure Os Centros De Atendimento Ao Turista

Todas as cidades de vinícolas do Estado da Califórnia contam com centros de atendimentos ao turista, nesses centros é possível obter várias informações sobre a região, como hotéis para se hospedar, informações sobre tours, mapas, atrações da cidade e horários de transporte público.

É uma ideia passar em um desses centros antes de começar a sua tour pelas vinícolas da Califórnia.

Califórnia

Califórnia

Troque O Seu Dinheiro Antes De Chegar À Região

A maioria das cidades vinícolas da Califórnia não possuem casas de câmbio, por isso é importante trocar o real pelo dólar antes de chegar a elas. Nos aeroportos internacionais há várias casas de câmbio que não irão cobrar taxas abusivas para que você troque seu dinheiro. Se prepare antes e não dependa de “travelers cheque” ou de cartão de débito/crédito que irão cobrar juros exorbitantes.

Dê Gorjetas!

Em nenhum lugar dos Estados Unidos é obrigatório se dar gorjetas, mas é um costume comum da região e com certeza você será visto com maus olhos caso não ofereça a gorjeta.

No geral as gorjetas dadas ficam entre 15% a 20% sobre os valores gastos, na Califórnia precisamente, os clientes costumam dar 16% de gorjeta. Os serviços que recebem gorjetas são corridas de táxi, restaurantes, bares, limousines, hotéis, etc.

Preocupado Com as Ligações E a Internet?

Cuidado para não gastar mais que o necessário, pois as ligações feitas dos hotéis geralmente são muito caras, por isso, a melhor opção é usar um cartão telefônico internacional ou os telefones públicos. Normalmente as moedas de 0,25 cents dão direito a um minuto de ligação internacional, e dois minutos dentro dos Estados Unidos.

Mas em dias atuais a maior preocupação com certeza não são as ligações, e sim a internet. A maioria das cidades da California possuem “lan houses” ou “cyber cafés” onde você poderá acessar a internet, mas a melhor opção é escolher um hotel que possua esse serviço incluso, facilitando assim o seu acesso.

Praia da California

Praia da California

Não Sabe Quando Ir?

A maioria das vinícolas da Califórnia fazem colheita entre o final do mês de agosto até o final do mês de setembro. Esse é o melhor período para conhecer a região, além de ter um clima gostoso, quente durante o dia e fresco durante a noite, é possível ver o trabalho dos empregados colhendo as uvas manualmente. O melhor é que setembro é considerado baixa estação, por isso os preços de hotéis e passagens estão mais baixos.

O Que Fazer?

Visitar as vinícolas não se resume somente em ver a paisagem e fazer degustação (apesar dessa ser uma das partes mais esperadas).

Começando pela degustação, elas normalmente custam entre 10 e 20 dólares, e você irá provar em média cinco tipos de vinho diferente. É importante ressaltar que esse é um programa bem de casal ou de grupos de amigos adultos, e apesar das crianças serem permitidas na área de degustação, não é um programa que elas curtem muito. As vinícolas normalmente abrem das 10 horas até às 17 horas.

Passou o dia degustando vinhos e quer… Beber mais vinho? É possível continuar bebendo em restaurantes e bares até por volta da meia noite, quando a maioria dos locais fecha, havendo algumas casas que servem drinques e petiscos até duas horas da manhã.

Apesar de ser um ponto turístico muito interessante a região das vinícolas não é muito balada e não agrada aqueles que curtem virar a noite em baladas, sendo mais interessante para quem busca uma viagem tranquila.

Além das atividades relacionadas à vinicultura, em Sonoma existe a opção de fazer balonismo, que é uma atividade bem interessante, e na cidade de Napa é possível fazer ciclismo e camping. Essa região também conta com fontes de águas termais e spas para quem quer relaxar. Nas cidades Monterey, Mendoncino e Santa Barbara há muitos campos de golfe.

Mas Onde Ir Exatamente?

A Califórnia conta com várias cidades que se dedicam quase que inteiramente ao cultivo de uvas e produção de vinhos, sendo as principais: Santa Barbara, Napa, Sonoma, Mendocino, Lake, Amador, Monterey, San Luis Obispo e Santa Cruz. Além das principais, as cidades de Marin, San Joaquin, Sacramento, Alameda, San Diego, San Bernardino e Riverside também contam com algumas boas vinícolas, se tornando até meio difícil decidir para onde ir, principalmente se você pretende passar poucos dias na região.

San Diego

San Diego

A maioria dos turistas escolhe começar a sua viagem por Napa, que fica na região norte do Estado, ou por Santa Barbara. Ambas as cidades são próximas dos grandes centros, e também oferecem ótimos passeios e vinhos.

Vamos conhecer abaixo as regiões vinícolas da Califórnia, cada uma delas abrange diversas cidades e possui suas peculiaridades. Com certeza você irá encontrar uma que combina mais com você:

Gold Country

A região se encontra no nordeste do estado e conta com vinícolas que datam da era da Corrida do Ouro, ou seja, nos anos de 1850. O local é chamado assim, pois a exploração do ouro durante a segunda metade do ano de 1800 era intensa no local.

Em Gold Country é possível encontrar excursões guiadas, muitas vinícolas, além de ótimos restaurantes e locais para degustação.

Mendocino

Mendoncino é a cidade para quem deseja combinar o passeio nas vinícolas com uma atração turística amada pelos brasileiros: a praia. Podendo ser um local legal para passar o dia com a família, fazer um piquenique e passar tardes tranquilas.

A região é bem fresca devido à brisa que vem do oceano, com paisagens belíssimas que misturam o mar e diversas colinas verdes transformam a cidade inteira em um ponto turístico interessante. Além disso, as vinícolas oferecem tours bem interessantes, e a possibilidade de degustar os ótimos vinhos da região.

Sonoma

Sonoma

Sonoma

Sonoma é um dos principais pontos visitados pelos amantes de vinho. A cidade possui um clima intimista, que agrada aqueles que almejam uma viagem tranquila e cheia de cultura. Possui construções antigas proporcionando aos visitantes, por exemplo, a visita em vinícolas localizadas dentro de castelos.

O local é tão conhecido por suas vinícolas que já recebeu reconhecimento e prêmios internacionais devido à qualidade das mesmas.

Napa Valley

O Napa Valley é formado por várias cidades de vinícolas, sendo a região mais famosa em relação à produção de vinhos do estado. O local perfeito para quem quer degustar vinhos em locais elegantes e mais modernizados, já que possui amplas propriedades e acomodações que visam sempre o conforto dos turistas.

As cidades mais conhecidas do Napa Valley são: Napa, Santa Helena, Yountville, Calistoga e Saratoga.

Costa Central

Na costa central estão localizadas as cidades de Monterey e Santa Barbara, dentre diversas outras. Na região é possível encontrar um litoral belíssimo, ranchos históricos, várias vias rurais e cidades bem acolhedoras, perfeito para quem quer combinar um passeio tranquilo com paisagens impressionantes.

Algumas das vinícolas da região são as mais antigas do estado, alguns vinhedos foram plantados no ano de 1700 por monges.

Central Valley

No Vale Central estão localizadas as cidades de Sacramento, San Joaquin Valley, entre outras. O local é conhecido por produzir excelentes vinhos tintos, além disso, o local é líder em sustentabilidade, possuindo mais de 10 hectares de vinhedos sustentáveis.

Santa Ynez

Santa Ynez

Santa Ynez

Localizado ao lado de Santa Barbara, o local é conhecido por cultivar várias espécies de uva. É uma região ensolarada e quente, porém, com noites refrescadas pela brisa que bem do mar.

Temecula

Para quem gosta de um clima rural e familiar, essa é a região perfeita, onde a maioria das vinícolas segue tal estilo. Além disso, possui paisagens tranquilas e agradáveis, com muito verde ao redor.

Agora que você já conheceu um pouco das regiões da Califórnia, vamos conferir algumas das melhores vinícolas do Estado:

  • Ancient Peaks Winery

Localizada em Santa Margarita, possui mais de 5 mil hectares de terreno com várias atrações, como tirolesa sobre os vinhedos, tours para conhecer a vida selvagem do local, passeios a cavalo no campo, dentre outras atividades.

É perfeito para os amantes da natureza, que podem combinar a visita à vinícola com aventuras diversas. Ideal também para quem está viajando em família, ou grupos de amigos que desejam se divertir juntos.

  • Francis Ford Coppola Winery

Pertencente ao grande produtor Francis Coppola (que produziu “O Poderoso Chefão”), possui vários souvenirs de sua carreira, alguns bem relevantes como as suas estatuetas do Oscar, e a mesa que Don Corleone usava no filme. Conta com uma piscina onde os visitantes podem passar o dia, relaxando e bebendo.

  • Clairborne & Churchill Winery

Localizada em San Luis Obispo, é uma vinícola ecologicamente correta, e que produz tudo focado em regras rígidas de sustentabilidade. A vinícola faz uso de técnicas europeias para produzir o vinho. O local não é preocupado com a sustentabilidade somente na produção do vinho, mas sim em tudo que a envolve, por exemplo: existem paredes de 40 cm de palha de arroz que mantém o isolamento da adega dos vinhos, sem necessidade de resfriamento elétrico.

  • Chateu Montelena Winery

    Chateu Montelena Winery

    Chateu Montelena Winery

Os vinhos Chardonnay da Chateu Montelena, localizada na vila Calistoga, são considerados um dos melhores produzidos no estado. Além da qualidade, está instalada em um castelo de pedra, que deixa a visita ainda mais interessante.

  • Halter Ranch Winery

Localizado em Paso Robles, o tour nessa vinícola já foi considerado o melhor pela revista Sunset. A visita no local dura em média duas horas, e inclui passeios a cavalo, passeio em um Land Rover 1984 restaurado, vista para a lagoa do local e a paisagem selvagem, além de poder admirar os 113 hectares de vinhedos. Durante o passeio são feitas algumas paradas, onde acontece a degustação.

  • Avanguardia Wines

Localizado na cidade de Nevada, é perfeita para quem deseja conhecer vinhos diferentes. A região é conhecida por produzir vinhos poucos comuns, pois as uvas da região são menos usuais, que resultam em vinhos com maior acidez, menos álcool e tratamento mínimo de carvalho.

  • Oak Farm Vineyards

Encontra-se na região de Lodi, possui uma das vistas mais bonitas e impressionantes da cidade. A propriedade da vinícola conta com carvalhos de mais de cem anos, um pátio para degustar os seus vinhos, e decoração típica de cada época do ano, que deixa a experiência ainda mais incrível.

  • Cantiga Wineworks

Localizada em El Dorado, é uma vinícola tradicional, que produz os vinhos com técnicas antigas, que produzem vinho preservando o carácter natural da fruta, com sua acidez, variedade e equilibrado em sua maneira. A construção da vinícola é no estilo gótico, e está localizada em uma colina, que proporciona aos visitantes uma vista de tirar o fôlego.

  • Briar Rose Winery

Localizada em Temecula, foi fundada por um ex-funcionário da Disney, que a fez se inspirando no chalé do conto de fadas “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Em frente a sua construção, possui uma das maiores e mais antigas oliveiras da cidade.

  • Quixote Winery

Essa vinícola, localizada na cidade de Napa, foi projetada pelo arquiteto e pintor austríaco Friedensreich Hundertwasser, sendo a sua única construção na América. É um local bonito e bem diferente das demais vinícolas, sendo bem colorido e impecável.

  • Castello di Amorosa

É uma das vinícolas mais famosas do Napa Valley, encontra-se em uma colina, na cidade de Calistoga, dentro de um castelo datado do século XIII. É um passeio totalmente diferente das outras vinícolas, pois combina a experiência da vinicultura, com atrações históricas, como obras de arte, pontes levadiças, gárgulas, uma masmorra e até mesmo uma câmara de tortura totalmente equipada.

  • Beringer Vineyards

Localizada em Santa Helena, é uma vinícola histórica datada de 1875, perfeita para quem quer ter contato com um local mais antigo, oferece um tour por túneis históricos que se encontam na propriedade.

  • Sattui Winery

Localizada em Santa Helena, é uma vinícola para quem gosta de variedade, possuindo mais de 80 possibilidades entre vinhos, vinho do porto e champanhe. Além disso, possui uma área bem ampla, onde é possível fazer piqueniques, até mesmo com alimentos frescos e queijos vendidos no próprio local.

  • Inglenook Winery

Localizada em Rutherford é uma das primeiras vinícolas da região, fundada em 1879. Ela também pertence ao cineasta Francis Ford Copppola, que a restaurou para se parecer com a sua forma original. É conhecida por possuir vinhos extremamente saborosos.  

  • Luna Vineyards

Localizada em Napa, é a maior produtora do vinho Piot Grigio da região. Possui um pátio amplo e ensolarado, cadeiras confortáveis para degustar seus produtos tranquilamente.

  • Opus One Winery

Perfeito para quem deseja uma experiência de luxo, localizada em Oakville, só aceita tours com hora marcada, sendo as reservas feitas com bastante antecedência. A vinícola foi criada em um acordo entre duas outras vinícolas, para ser especializada em uvas Bordeaux e Cabernet Sauvignon.

  • Peju Province Winery

Outra vinícola sustentável, essa localizada em Rutherford, produz mais de trinta tipos de vinho. Possuem ainda outras atrações, como uma galeria de arte, eventos culinários com degustação e belos jardins. É possível fazer uma aula de culinária no local focada em harmonização de vinho e comida.

  • Spottswoode Winery

É uma vinícola familiar, onde são produzidos três tipos de vinho. Os tours no local são feitos somente com grupos de menos de dez pessoas, e é uma vinícola bem popular, por isso, a reserva deve ser feita com antecedência. Além de produzir deliciosos vinhos, está localizada em uma belíssima casa vitoriana.

  • Stag’s Leap Wine Cellars

    Stag’s Leap Wine Cellars

    Stag’s Leap Wine Cellars

É uma vinícola muito conhecida de Napa Valley, sendo fundada em 1970 e apenas três anos depois, ganhou o prêmio “Julgamento de Paris”, tornando o sue vinho reconhecido internacionalmente. Uma garrafa da safra vencedora encontra-se exposta no Museu Nacional Smithsonian, já que a conquista do prêmio impactou muito o mercado de vinho de todo o país. Planeje-se para visitar o local e faça uma reserva antecipada.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as Vinícolas da famosa Califórnia, e alguns locais onde você irá viver uma experiência incrível, você com certeza terá mais firmeza em planejar sua viagem para as vinícolas da Califórnia!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *