Turismo em Bocaina do Sul: Características Gerais

Município situado em Santa Catarina com área de 496,25 quilômetros localizada na região do Planalto Serrado Catarinense, repleto de paisagens naturais paradisíacas. Está a 160 quilômetros de Florianópolis. Urupema, Rio Rufino, Painel e Lages são cidades limítrofes. Em termos econômicos a cidade se resume em atividades como piscicultura, apicultura, pecuária e extrativismo vegetal através dos reflorestamentos destinados à indústria regional da celulose. Produção de erva doce, milho, fumo e feijão. Pequenas indústrias se concentram na fabricação de produtos coloniais.

Turismo em Bocaina do Sul: Características Gerais

Turismo em Bocaina do Sul: Características Gerais

Características do Turismo em Bocaina

Existem atrações turísticas que despertam a curiosidade dos turistas em níveis consideráveis, caso da Cachoeira de Pinheiro Machado, Lagoa do Foge com ligação ao Aquífero do Guarani e fábrica de papel que mesmo particular está aberta para a visitação turística. Na Feria Anual da Mostra do Campo o artesanato e comida típica de região são apresentados. Turistas podem contar fazer a visita na primeira semana da Páscoa, quando acontece o evento. No mês de fevereiro acontece a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem. O turismo rural representa modalidade turística crescente dentro da região serrada, considerada atividade econômica para as pessoas que trabalham de modo direto ou indireto no setor. Grande parte das hospedagens está estabelecida nas pousadas rurais. No campo da alimentação os turistas podem contar com alimentação típica na região, como arroz com pinhão por exemplo. Passeios a cavalo em fazendo e belas propriedades rurais também são atividades que fazem parte das atividades turísticas.

Antiga Fábrica de Papel

Representa empreendimento industrial abandonado há décadas em consequência da falência da Companhia Fábrica de Papel Itajaí. O local é considerado propriedade privada que está aberta ao público. Não se surpreenda ao encontrar a construção em ruínas com apenas alguns pedaços nas paredes e partes dos equipamentos jogados ao chão. Para se chegar ao local se faz necessário seguir em estrada composta de terra com sete quilômetros de extensão que liga ao Pinheiro Machado. Não se pode ignorar o fato que ao redor que a visão paradisíaca existente ao redor da fábrica representa a grande motivação para fazer viagem a pé. Existe bela cacheira com mais de 140 metros na queda. Na região está sendo construído loteamento considerado de alto padrão com visita permitida, necessário apenas solicitar a autorização. Quem tiver dificuldade para fazer o acesso deve entrar em contato com o dono do bar situado na entrada do lote. Quem deseja chegar à parte de cima da cachoeira precisa seguir na estrada situada ao lado do bar. Do alto é possível observar a fábrica abandonada e ao mesmo tempo conhecer o açude que foi concluído para abastecer quantidade de água necessária, no ano de 1953.

Esportes: Interessante notar que na cidade existem cachas de aço, considerado esporte praticado por parte dos moradores. Visitantes também podem visitar a exibição do peão laçador.

Religião: Quem aprecia turismo religioso também pode encontrar locais sagrados, caso da Gruta Nossa Senhora Aparecida, situada na região de Pessegueiros, e Gruta Nossa Senhora de Lourdes, situada em Pinheiro Machado. A festa da padroeira é realizada em fevereiro.

Antiga Fábrica de Papel

Antiga Fábrica de Papel

Características Naturais

Visitantes que buscam natureza apreciam a estada em Bocaina do Sul. O município está cerco por verde exuberante, furnas, montanhas, riachos com cachoeiras e rios. Existem paisagens belas no interior que se complementam com a cultura amistosa e receptiva da cultura popular que cultuam festejos mistos nas festas. Além da natureza singular não se pode ignorar o fato de que a cidade oferece aos visitantes opções interessantes para toda a família. Na Festa de Mostra do Campo está concentrada a produção artesanal local, região na qual estão estabelecidos comércios que oferecem alimentos típicos da região montanhosa.

Mini Pantanal Catarinense

O local é chamado de mino pantanal catarinense também em virtude da variedade de peixes que podem ser encontrados nos quarenta hectares de lagoas situadas ao lado do onipresente rio Canoas. Na Lagoa do Foge existem várias grutas junto com lago natural apelidado de Aquífero do Guarani. O sítio turístico foi batizado de “Lago de Foge” porque os moradores acreditam não ser nascente ou escoamento. Vale ressaltar que a viagem não é considerada custosa. Os alimentos são baratos, assim como artigos de artesanato. A pesca pode ser feita em qualquer momento sem dispor de valores financeiros. Chuveiros e banheiros estão disponíveis nos chalés com piscinas, campos de futebol, churrasqueiras, quadra de borracha e restaurante.

Mini Pantanal Catarinense

Mini Pantanal Catarinense

Cachoeiras e Grutas em Bocaina do Sul

  • Cachoeira Canaã: Situada em Campinas.
  • Cachoeira de Pinheiro Marcado: Estabelecida em Pinheiro Marcado, a queda tem mais do que 140 metros.
  • Cachoeira da Serra dos Macedo: Situada nas Piúrras.

Quem deseja fazer pesca de forma reservada pode ir à localidade de Capitão-Mor e procurar pelo Pesque e Pague Recanto da Amizade.

Cultura em Bocaina do Sul

Vale ressaltar que turistas em busca de cultura também conseguem satisfazer desejo na região. É possível admirar a cultura tradicional da população estabelecida na região. O Museu José Maria Coelho está estabelecido na região Central de Bocaina do Sul, na Rua João Assink. Dentro da construção cultural é possível achar o acervo que conta a história da cidade com amostras permanentes de objetos históricos que pertenceram aos colonizadores. Existe ainda a Casa de Cultura, situada junto com a biblioteca municipal com milhares de obras para consulta e ao Museu Maria Coelho. Dentro dela estão oficinas feitas com participação de residentes da cidade. Acesse a Rua João Assink, número 38. Localizado na Avenida Valdevino Farias do Amarante está o Parque Municipal Isac Miranda, local no qual ocorrem os rodeios crioulos e Mostra do Campo com provas campeiras municipais.

Como Chegar a Bocaina do Sul?

Existem diversas maneiras de chegar ao mini pantanal catarinense. Quem chega de Florianópolis deve trafegar duzentos quilômetros. Da região de Lages a distância se equivale a quarenta quilômetros. O acesso rodoviário está na BR-282.

Como Chegar a Bocaina do Sul?

Como Chegar a Bocaina do Sul?

Informações Turísticas Adicionais: A Prefeitura de Bocaina do Sul está localizada na Rua João Assink, número 322, região Central. CEP (88538-000). Fax e telefone: (49) 3228-0047. Para saber maiores informações acesso o site da Prefeitura de Bocaina e faz o contato via internet.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Fonte: Bocaina.sc.gov.br

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *