Barra Grande e Maraú: Guia Turístico

A Península de Maraú está localizada na região norte da Bahia, entre Baía de Camamu e Oceano Atlântico. Reúne amplo conjunto de variedades naturais nas paisagens com belezas paradisíacas. Mangues, águas claras, piscinas naturais, lagoas, rios, coqueirais e praias desérticas ideais para quem deseja gozar de turismo sem aglomerações ao lado da família ou do seu grande amor. Opção para casais que estão em viajem de lua de mel.

Características Gerais do Turismo em Barra Grande e Maraú

  • A. BARRA GRANDE: Possui traços culturais e de construções em centro histórico singular. Dentro da vila de Barra Grande há cenário natural belo capaz de deixar visitantes encantados, mesmo entre estilos e personalidades distintas. Em termos gerais a dificuldade no acesso permitiu com que a natureza fosse preservada, aumentando assim as perspectivas de quem aprecia vida selvagem.
  • B. HOSPEDAGEM: Escolhas simples ou sofisticas que variam conforme a disponibilidade financeira dos turistas. Dica interessante para não pagar alto na época de alta temporada está em solicitar reserva com meses de antecedência. Quase todas as pousadas e hotéis oferecem descontos consideráveis para quem antecipa a compra. Leitos disponíveis na vila ou na natureza, nas zonas hoteleiras estabelecidas à Península Maraú. Casas, albergues e campings estão disponíveis ao aluguel. A região de Barra Grande tem o maior número de pousadas concentradas. Há ampla diversidade nas casas de veraneio, que podem ser alugadas durante a temporada.
  • C. PRAIAS: Na região existe cerca de cinquenta quilômetros de praias de diversos tipos. Zonas arenosas voltadas ao oceano são extensas. Conta com alta procura por parte de surfistas amadores e profissionais. Recifes e areias claras formam conjuntos de piscinas naturais de se perder de vista. Turistas encontram águas calmas ao lado de Camamu.
  • D. BAÍA DE CAMAMU: Considerada como a terceira maior do Brasil no que tange ao volume de água, atrás das baías de Todos os Santos e da Guanabara. Repleta de variedades de ilhas e praias de tamanhos diferentes. Presença de florestas e manguezais preservados. Parte da pouca porcentagem que restou em zona vegetal na Mata Atlântica é encontrada de maneira onipresente.
  • E. MARAÚ: Vila de pescadores com população acolhedora. Casas e ruas são consideradas históricas no núcleo fundado em 1705, na época do Brasil Colônia. Possível encontrar variedade de artesanatos compostos com tradicional estilo de arte da região.
  • F. TAIPUS DE FORA: Há mais do que oito quilômetros de extensão entre águas claras e coqueiros gigantes. Em época de maré baixa imensas piscinas se formam entre os recifes de corais. Indicados para visitantes que desejam explorar aventuras de mergulho à observação marítima.

Turismo: Barra Grande e Maraú

Poucas regiões do Brasil possuem regiões nas quais não existem zonas naturais exploradas pelas mãos dos homens. Em época na qual o mundo sofre por causa dos desmatamentos ambientais ainda existem locais com natureza preservada, caso de Barra Grande, por exemplo, que possui trechos exuberantes de Mata Atlântica misturados com singulares traços arenosos. As casas dos pescadores possuem charme, construções implantadas ao começo do século XVIII. Trajetos com chão de areia fazem o cruzamento em árvores frutíferas e flores. Poucos veículos motorizados estão presentes no ambiente prejudicando os habitats da vida selvagem que compartilha da ecologia de Barra Grande. Acorde com o som do mar e dos cantos de sabiás, bem-te-vis e sanhaços. Há certo espírito que contagia a atmosfera festeira. Por este motivo que boa parte dos moradores antes era de turista, acabaram se apaixonando e por consequência estabelecendo residência no local. Neste sentido se pode perceber que foram criadas comunidades com diferentes origens étnicas que retratam a própria cultura nacional. Nativos e moradores entram em convivência harmônica com o respeito à natureza acima de qualquer outra preocupação social. A diversidade cultural da população fica refletida na variedade de restaurantes e bares estabelecidos na região.

Turismo: Barra Grande e Maraú

Turismo: Barra Grande e Maraú

Como Chegar a Barra Grande e Marau?

Não se pode ignorar o fato de que grande parte dos turistas acessa a região via barco, na estrada de Camamu. Motoristas de carro devem estar com disposição em percorrer cinquenta quilômetros sem pavimentação, esburacada por completo e impraticável aos veículos comuns.

Como Chegar a Barra Grande e Marau?

Como Chegar a Barra Grande e Marau?

Principais Praias

  • A. PRAIA DAS MANGUEIRAS: Composta águas calmas, com poucas ondas, ideais para o conforto familiar. Existem cabanas que servem tira-gostos e bebidas geladas. Ao passar à tarde na praia é possível admirar a diferença nas variações de luzes no céu no decorrer das horas. Por este motivo boa parte dos turistas aprecia ficar até o fim para admirar o espetáculo multicolorido.
  • B. TRÊS COQUEIROS – BOMBAÇA: Ao contrário das características marítimas de Mangueiras existem ondas fortes com areia grossa. As fileiras de coqueirais representam destaques consideráveis. Alta frequência de surfistas e turistas por causa da presença de casas de veraneio, pousadas e hotéis. A zona arenosa extensa está marcada por presença de recifes na água em momentos nos quais a maré se demonstra baixa e ao mesmo tempo formas extensas piscinas naturais. Representa o início para encontrar conjuntos de praias interligadas de Pontual à Itacaré, correspondendo a cinquenta quilômetros para a parte Sul.
  • C. TAIPUS DE FORA: Ondas fortes, recifes e coqueiros são características que marcam a essência da praia que está entre as mais belas no litoral brasileiro. Piscinas naturais se formam na maré como grande atração do local. Quando os níveis marítimos estão baixos turistas possuem a oportunidade de mergulhar e ficar em contato com ampla diversidade de fauna marina. Pratos regionais, casas de veraneio, cabanas de praia e pousadas estão presentes para o conforto turístico.
  • D. CASSANGE: Existem ondas fracas e ampla presença de coqueiros. Tem o conjunto de areia mais fofa entre todas da região. No local existe a lagoa Cassange que está separada ao oceano por faixa de trezentos metros na largura. Quem está de jipe pode explorar o Morro do Celular que oferta visão panorâmica que vale a pena pelo menos retirar fotos para recordação.
  • E. SAQUAÍRA: Faixa de areia que segue em linha reta. Características de ondas fracas.
  • F. ALGODÕES: Ampla presença de coqueiros a areias finas.
  • G. PIRACANGA: Considerada a última praia da região de Maraú, com divisa direta ao município de Itacaré.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Fonte: Barragrande.net

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *