Catedral de Notre Dame

A famosa Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas representantes do estilo gótico cuja construção começou no ano de 1163. Seu nome em francês é Cathédrale Notre-Dame e foi projetada como uma catedral em homenagem a Maria, mãe de Jesus Cristo, vem daí o seu nome uma vez que Notre Dame quer dizer Nossa Senhora.

Localizada na Praça Parvis em Paris se encontra cercada pelas águas do Rio Sena. Essa catedral representa o gótico em seu ápice. Um dos principais diferenciais entre as igrejas góticas e as românicas é que enquanto as últimas contavam com grossas paredes as primeiras tinham colunas e arcos que faziam a sustentação do peso dos telhados.

Dessa forma podemos observar que os edifícios góticos tem um visual mais leve com janelas que tem maior amplidão. Essas janelas ganharam ornamentação de vitrais coloridos pelo qual se infiltra a luz natural e assim oferecem a criação de um visual místico no seu interior.

A História do Local

Quem pensa que a região em que a catedral está se tornou um ponto histórico religioso somente depois da construção deve saber que já se tinha um histórico nesse sentido. Reza a lenda que os celtas realizavam as suas cerimônias de cunho religioso nesse local assim como os romanos passaram mais tarde a fazer cultos de devoção ao deus Júpiter.

Além disso, o local foi a sede da primeira igreja cristã de Paris, a Basílica de Saint-Etienne que foi projetada por Childeberto I em torno do ano de 528 d.C. Essa igreja foi substituída por uma igreja em estilo românico que perdurou até o ano de 1163 que foi quando houve o impulso de construir a Catedral de Notre Dame.

A Construção

No ano de 1160 o bispo Maurice de Sully resolve que a igreja em estilo românico não é digna de representar os valores do cristianismo e manda que ela seja demolida. Para substituí-la é escolhida uma obra em estilo gótico, pois ele representa as inovações técnicas necessárias para representar essa nova igreja cristã. O projeto contou com a aprovação de todas as classes sociais que tinham interesse real na criação de um símbolo forte de poder.

O Projeto

Como se tratava de um projeto de grande tamanho e que contava com a aprovação de grande parte da população cuidou-se para que não acontecessem interrupções. Nessa época era comum que grandes obras fossem interrompidas por falta de meios econômicos. O início da construção se deu no ano de 1163 e usou alguns traços inspirados na Catedral de Saint Denis.

O Trabalho de Construção da Catedral

A construção da catedral foi realizada até metade do século XIV, o projeto contou com inúmeros arquitetos ao longo do tempo, algo que pode explicar os diferentes estilos encontrados no edifício. No começo do século XIII tiveram início as obras das duas torres que prosseguiram até metade desse século. Nesse período também se trabalhou na fachada na construção.

No período entre 1250 a 1267 foram erguidos os braços do transepto com a supervisão de Pierre de Montreuil e Jean de Chelles. Ao mesmo tempo foram construídas outras catedrais no entorno com um estilo gótico mais acentuado, são elas a Catedral de Amiens, a Catedral de Chartres e a Catedral de Reims.

Mudanças no Projeto

Grandes mudanças foram realizadas na área sudeste da catedral nos finais do século XVII durante o reinado de Luís XIV. A principal mudança foi a troca de túmulos e vitrais por elementos com características do Barroco, o estilo predominante da época. O ano de 1793, em meio a Revolução Francesa, marcou a destruição e o roubo de muitos tesouros. O espaço da catedral foi usado para armazenar alimentos.

A época romântica trouxe novas luzes para o projeto da catedral que passou então a ter um olhar voltado para o passado e uma estética mais etérea. No ano de 1844 começou então um projeto de restauro da catedral sob o comando dos arquitetos Eugene Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste-Antoine Lassus. Esse programa durou nada menos que 23 anos.

Outros Momentos Históricos da Catedral de Notre Dame

O ano de 1871 foi o ano de ascensão da Comuna de Paris e assim a catedral passou a estar novamente no olho do furacão de turbulências sociais. Acredita-se que a catedral quase foi incendiada nessa fase. Outro momento significativo da história dessa catedral foi 1965 em que foram realizadas escavações com o objetivo de construir um parque subterrâneo na praça da mesma e então foram descobertas catacumbas que mostraram ruínas romanas de uma catedral merovíngia que data do século VI bem como casas em estilo medieval.

A Catedral de Notre Dame na Literatura

A catedral ganhou especial projeção com o romance “Notre-Dame de Paris” do autor Victor Hugo de 1831. A trama gira em torno de Quasimodo que é deformado e se apaixona por uma bela cigana de nome Esmeralda. A história se passa durante a Idade Média e reacende o desejo das pessoas de conhecer mais dessa arquitetura do passado.

Momentos de Destaque da Catedral de Notre Dame

Inquisição dos Templários – No ano de 1314 a fachada ocidental da catedral assistiu a inquisição do último grão mestre templário, Jacques de Molay.

Coroação de Henrique VI – No ano de 1431 aconteceu a coroação de Henrique VI, nesse período estava acontecendo a Guerra dos Cem Anos.

Coroação de Napoleão Bonaparte – A coroação aconteceu no ano de 1804, nesse dia Napoleão se tornou imperador da França e sua esposa Josefina de Beauharnais foi transformada em imperatriz. Esteve presente o Papa Pio VII.

Beatificação de Joana d’Arc – No ano de 1909 Joana d’Arc foi beatificada.

A Dualidade

A Catedral de Notre Dame tem uma dualidade interessante de estilos, de um lado tem algo que sobrou do estilo românico da Normandia e por outro possui as características fortes e sombrias do estilo gótico.

Devemos lembrar que o gótico proporcionou evoluções arquitetônicas bem interessantes que conseguem imprimir leveza e peso ao mesmo tempo. A planta dessa catedral conta uma forma de cruz romana que está orientada para o ocidente.

Considerada como uma das mais belas, antigas e tradicionais catedrais situadas na cidade de Paris, na França, a catedral de Notre Dame é atualmente um dos destinos turísticos mais procurados por turistas vindos de todas as partes do mundo que visitam a cidade, em busca de seus principais pontos históricos e culturais.Um pouco de história sobre a Catedral Notre Dame.A catedral Notre Dame teve sua construção iniciada no ano de 1163 e ficou famosa por sua arquitetura em estilo gótico.

Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame

Juntamente com a Catedral de Reims, localizada também na França, é considerada por muitos, como as catedrais mais famosas no estilo gótico do país e do mundo, verdadeiras obras de artes. A catedral de Notre Dame foi construída por François-Henri Clicquot, um famoso construtor do século XVIII. Por isso, as pessoas que desejam visitar Paris, não podem deixar de ir até a catedral de Notre Dame e desfrutar de toda sua beleza, de seu passado histórico, e por representar uma verdadeira obra de arte.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *