Carnaval em São Luiz do Paraitinga

A cidade de São Luiz do Paraitinga fica no estado de São Paulo e se tornou bastante conhecido em todo o Brasil devido ao seu carnaval de marchinhas. Além de ter reavivado esse tipo de carnaval também se trata de um dos destinos turísticos da região do Vale do Paraíba que merece especial atenção pelo seu Centro Histórico que foi tombado como Patrimônio Cultural Nacional.

Preserva diversas tradições caipiras dentre as quais estão a Folia do Divino e o já mencionado Carnaval de Marchinhas. Um tipo de festa de carnaval como quase não se vê mais no país já que tem como principal destaque as marchinhas e as pessoas com fantasias irreverentes em que o mais interessante não é estar bem caracterizado e sim com uma produção divertida.

A Estância Turística de São Luiz do Paraitinga

A cidade é bastante procurada o ano todo pelos turistas pelo fato de ser um dos 29 municípios do estado de São Paulo a ser considerado como estância turística de acordo com os pré-requisitos que constam na lei estadual. O status além de dar destaque turístico também determina que o município receba uma verba maior do estado para que possa fazer a promoção do turismo na região.

Além disso, os municípios que são agraciados com esse título podem usá-lo juntamente com o seu nome sendo assim a Estância Turística de São Luiz do Paraitinga. Dentre os principais atrativos que essa cidade tem estão o seu conjunto arquitetônico na sua área urbana que possui mais de 450 imóveis declarados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cidade também possui turismo de aventura e ecológico no qual se destacam as trilhas como a do Poço do Pito, a da Pirapitinga do Corcovado assim como a do Rio Grande. Os turistas também gostam de aproveitar as áreas destinadas a prática de rafting no Núcleo Santa Virgínia que dura cerca de 6 horas no Rio Paraíbuna.

Carnaval de Marchinhas

O carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga é tido como o melhor do gênero do país e com essa fama atrai milhares de turistas nessa época que desfilam pelas ruas e ladeiras ao som de marchinhas. Essas marchinhas são criadas pelas pessoas que moram no município. Dentre os vários blocos que existem na cidade está o Juca Teles que sai percorrendo as ruas no sábado de carnaval em geral a partir de 12h. O carnaval também conta com bonecos enormes que ajudam a dar passagem para os blocos.

Festival

As marchinhas, como já dissemos, são compostas pelos próprios moradores da cidade. Para selecionar aquelas que são as melhores e irão fazer parte efetivamente da festa é realizado um festival com as composições. Os participantes devem se inscrever no festival para que possam ter as suas marchinhas avaliadas antes do período de carnaval.

Outro Tipo de Festa

O carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga tem conquistado cada vez mais adeptos que vem de todos os cantos do Brasil em busca de uma fuga do circuito do axé. Trata-se de uma opção interessante para quem deseja viver um pouco daquela aura mais antiga do carnaval em que as músicas curtinhas que abusam do duplo sentido dão o tom da festa.

O Lugar da Folia

A folia em São Luiz do Paraitinga acontece no seu belo centro histórico assim como em outros pontos da cidade. Quem vai para aproveitar essa festa encontra alegria e folia em todas as partes da cidade. Basta caminhar um pouco pelas ruas do município para encontrar algum ponto com o festejo.

Fantasias

Um dos principais atrativos nessa festa de carnaval é a facilidade com que os foliões podem festar. Não é necessário ter nenhuma fantasia elaborada, basta ser criativo e estar pronto para se divertir. Nas ruas é possível encontrar vários homens com fantasias de mulher e também pessoas que se fantasiam de noivos, personagens ou mesmo saem as ruas com roupas coloridas.

A roupa do folião não tem regras, basta que seja criativo e claro confortável para cair na folia. Realmente se trata de um carnaval nos moldes mais antigos em que o que ganha destaque é a alegria. Grande parte do público dessa festa é composto por jovens que desejam apenas se divertir. Pode ser um bom destino para quem deseja variar um pouco na forma de brincar durante o carnaval e também para quem deseja ter outras opções de turismo.

O Que Fazer em São Luiz do Paraitinga

Além do carnaval o município é uma estância turística e dessa forma tem ótimas opções de passeios para quem gosta de estar em contato com a natureza e com o ecoturismo. O Parque Estadual da Serra do Mar é uma dessas opções, mas atenção que é importante ter um guia para que o passeio seja seguro.

Núcleo Santa Virgínia – Base Administrativa

Os turistas têm duas bases e diversas trilhas no Núcleo Santa Virgínia. A base administrativa é aquela que conta com as caminhadas mais longas e com mais atrativos naturais. Uma das principais caminhadas é a da Pirapitinga que tem 5,5 km de extensão com 4 horas de circuito. O formato de ferradura leva os turistas para as cachoeiras de Salto Grande, das Andorinhas e Saltinho.

Outra opção de caminhada é a do Poço do Pito que tem 8 km de extensão e que para fazer ida e volta leva cinco horas. A caminhada mais longa é a da trilha do Ipiranga que tem 14 km e dura seis horas na ida e na volta. Essa trilha acompanha o rio e chega na Cachoeira do Ipiranga.

Núcleo Santa Virgínia – Base Vargem Grande

Essa base faz parte do município de Natividade da Serra que possui outras três opções de trilha. Uma delas é a Trilha do Garcez que tem 6 km e leva cinco horas para fazer ida e volta. Também tem a trilha do Rio Grande com seus 13 km e tem seis horas de ida e volta. Por fim tem a trilha do Corcovado com 17 km e com dez horas de duração de ida e volta. Ao fazer essa trilha o turista pode observar o belo litoral de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião do alto de um mirante que tem 1 168 m.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *