Cachoeiras de Ibitipoca: Beleza Natural em Minas Gerais

Bem perto de Juiz de Fora, em Minas Gerais, você tem uma ótima opção de lazer ecológico e para férias: o Parque Estadual do Ibitipoca com suas belas cachoeiras. O complexo de águas é um dos locais de maior visitação do Brasil para quem curte aventura com corredeiras ou uma linda paisagem para admirar. Localizado na Serra da Mantiqueira mineira, o espaço tem uma ampla área verde que já foi usada para pastagem de animais. Para se tornar uma reserva, houve uma grande briga entre Estado e Igreja primeiro, pois a Igreja Católica é que tinha os direitos do local deste os tempos de colônica e bem antes até do começo da exploração de ouro na região.

Cachoeiras de Ibitipoca: Beleza Natural em Minas Gerais

Cachoeiras de Ibitipoca: Beleza Natural em Minas Gerais

História e Beleza Juntos

O Parque Estadual do Ibitipoca é histórico e tem uma grande importância nos livros para o passado brasileiro. Esta região foi de grande exploração de minérios, na fase brasileira conhecida como o ciclo do ouro. Nos tempos de Brasil colônia, a área foi amplamente explorada em busca de petitas de ouro. Hoje ainda se encontra perdas perdidas, mas a maior parte foi retirada com uma ampla exploração de senhores que usavam mão de obra nativa e escrava para a busca das pedrinhas douradas. Hoje as minas foram abandonadas, mas a formação rochosa já dá seu show por si só. Diversas montanhas circundam um paraíso verde que merece ser apreciado. Uma boa parte dele dá vasão a uma mata enorme, com direito a onças e animais nativos como aves não encontradas em outras partes do Brasil. Mas não se preocupe: onças mal são vistas. A atração mesmo fica por conta do show que as águas promovem no espaço.

Como Surgiu a Reserva

A reserva foi criada apenas em 1973, com a compra de uma fazendo de engenho local. O espaço então se tornou terreno para visitação, preservação e sua fauna e flora não podem ser nem exploradas e nem derrubadas. Também é um local proibido vir sem acompanhamento e sem anuncio, e assim garantir a beleza do lugar. O espaço conta com uma área de mais de 3 mil hectares e em terras das cidades de Lima Duarte, Bias Fontes e Santa Rita do Ibitipoca. O parque Estadual é um dos maiores do Brasil e também um dos mais bem cuidados e preservados, com placas indicando a proibição de colocar lixo, boas trilhas bem mantidas e um serviço de visitação que funciona muito bem. O local foi aberto apenas em 2009 para o turismo, com as finalidades de não deixar o espaço morrer sem ser conhecido e também geração de empregos. Mais de duas novas funções foram criadas e diversos locais atuam na nova área desde então.

Como Surgiu a Reserva

Como Surgiu a Reserva

As Belas Águas das Cachoeiras de Ibitipoca

A grande atração do parque fica por conta de suas diversas cachoeiras. As quedas de água vem de rios, passam por grutas e ficam em pequenos lagos e são simplesmente maravilhosas. O mais interessante é a troca de cores. Dependendo da luz e do ângulo de visão, você pode ver um banho de coca cola ou um tom âmbar nas corredeiras. Pela reserva, podem ser encontradas as seguintes cachoeiras: do Sossego, do gritador, 7 quedas, Concha Dourada, Lage, Piscinas, Lago Negro e Andorinhas. Todas são amplamente conhecidas e visitadas por suas belezas naturais.  O Lago Negro é um ponto a parte, pois é ideal para banho e uma ótima pedida para quem deseja apenas curtir águas flutuantes. Já a cacheira de concha dourada é uma das mais pedidas para observar e fotografar as quedas águas. Rochas altas permitem uma melhor visualização da queda, que está no meio de um circuito de trilha bem conhecido pelos visitantes e parada obrigatória.

O Circuito das Águas

Uma das opções para os caçadores de aventuras é o circuito das águas. Com certa de 7 km de extensão, trajeto aquático é leve mas nem por isso intenso e bem emocionante. A visita começa pelo Lago das Miragens e vai pela Ponte de Pedra, parando em diversos mirantes para apreciação da vista e sem seguida seguindo por terra ladeada por água. No caminho você deve avistar animais exóticos, plantas diferentes e até se sentir um menino lobo. É preciso bastante preparo físico, pois a caminhada é longa e há diversos locais onde a parada é considerada perigosa por não haver ponto de apoio. Mas é um local lindo e renderá belas imagens de seu passeio de fim de semana.

Como Funciona a Visitação

A visitação acontece todos os fins de semana e feriado em grupos. Os interessados devem se inscrever por meio de agências locais, que formam grupo para andar pelas trilhas. Você pode unir amigos e fazer uma trilha pelas matas, mas precisa de autorização até mesmo para a segurança do grupo.

Eventos Anuais que Merecem uma Visitação

Para quem quer algo a mais que as cachoeiras, são uma boa pedida uma visita à área em algumas épocas do ano, como a  Festa Vargem de Santo Antônio, que acontece sempre no dia 13 de junho. Dias antes e dias depois há festa na região, com pratos típicos, shows e direto a uma super fogueira para brincar de roda nos moldes antigos. Há ainda no 1 domingo de agosto a Festa do terço do Mogol.

Eventos Anuais que Merecem uma Visitação

Eventos Anuais que Merecem uma Visitação

No evento religioso há sempre uma boa feijoada e romaria para comemorar, junto com o Arraial que sempre acontece depois dos preceitos religiosos.  No dia 14 de setembro acontece todos os anos a Festa do Mogol, também um evento religioso com uma missa e uma grande festa em cidade. Locais e pessoas de outras cidades se unem em uma das celebrações mais lindas do ano na região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *