Serra do Mar

O relevo brasileiro conta com uma grande variedade de belezas naturais e entre elas uma que merece destaque é o conjunto de montanhas que recebe o nome de Serra do Mar. As montanhas de estendem do estado do Rio de Janeiro até o estado de Santa Catarina. Essa é uma parte do relevo do nosso país com grande valor arqueológico assim como tem grande valor em termos de fauna e flora.

Para se ter uma ideia a respeito da riqueza dessa cadeia montanhosa parte dela que está localizada no estado de São Paulo foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) em 1985. O fato dessas montanhas estarem próximas ao mar cria cenários deslumbrantes que merecem ser visitados.

Passeio de Trem pela Serra do Mar

Com certeza uma das principais atrações turísticas quando se fala na Serra do Mar é o passeio de trem que parte da cidade de Curitiba (capital do Paraná) até a cidade histórica de Morretes. O trajeto realizado pelo trem é de 70 km ligando uma cidade a outra, sendo que através desse passeio é possível avistar pelas janelas do trem paisagens de tirar o fôlego incluindo a Mata Atlântica preservada.

A ferrovia também merece destaque uma vez que foi um item importante na história do Paraná. Cumprindo seu caminho o trem passa por 13 túneis dando mais emoção para esse passeio. Para quem tem o sonho de saber como é viajar num trem de luxo a Serra Verde Express, empresa que oferece o passeio, tem a modalidade Great Brazil Express que consiste numa viagem de luxo. A única opção de viagem de luxo de trem do país.

Se você não tem tanto orçamento para esse passeio pode ficar tranquilo que a empresa oferece outras modalidades mais em conta. O trem tem saída diária e o passeio pode ser feito em qualquer época do ano. O trajeto de Curitiba a Morretes de trem dura 4 horas sendo que normalmente os pacotes são fechados para o dia todo. Os turistas saem com o trem da manhã, podem almoçar em Morretes (prove o tradicional barreado) e por fim retornam com o trem da tarde.

Curiosidade – Como se Formou a Serra do Mar?

De maneira geral essa serra é constituída de granito e gnaisses, a forma que as montanhas apresentam atualmente é resultado de alguns fatores como as diferentes resistências entre as rochas, mudanças drásticas do clima e falhas no relevo. Alguns trechos dessa serra são formados pelo que se chama de escarpa. Possui ainda alguns trechos de serras marginais que tem elevação entre 500 e mil metros acima do planalto. Em outros pontos a serra conta com picos bastante altos como a Pedra do Sino de Teresópolis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *