Chapada Diamantina

Mais uma das belezas naturais do nosso incrível Brasil, um lugar repleto de montanhas e serras que formam a tão conhecida Chapada Diamantina. Fica localizada no Estado da Bahia, sendo um local onde pode ser encontrado diversas espécies de plantas e vegetações que fazem a composição e a harmonia desta bela reserva natural, contando com bromélias, orquídeas e várias outras espécies.

O ar puro, sem dúvida, se torna uma das coisas mais importantes no local, sendo rapidamente notado por pessoas que vem das grandes cidades do Brasil, acostumadas com um ar mais poluído, como é o caso da grande São Paulo. Se a sua busca é por paz, tranquilidade e natureza, uma visita à Chapada Diamantina poderia ser uma ótima opção.

O Que Fazer na Chapada Diamantina

A região que faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma das mais belas do Brasil e encanta por sua beleza e por contar com diversas possibilidades de ecoturismo. Composto por cachoeiras, grutas de formações raras, poços cujas águas são transparentes e diversos outros atrativos é um cenário fabuloso. Os visitantes ainda contam com a possibilidade de fazer uma viagem no tempo visitando belas cidades históricas e saborear uma gastronomia com tempero especial. Confira dicas de tudo o que você pode fazer nesse cenário maravilhoso!

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

– Banhe-se nas Cachoeiras e Poços da Chapada Diamantina

O primeiro aviso que devemos dar é o de que você sentirá um choque térmico inicial ao mergulhar nessas águas haja vista que elas são um tanto geladas, porém, valerá muito a pena por se sentir revigorado como nunca. Saiba que quanto mais difícil for chegar a uma cachoeira ou a uma porção de água mais recompensador será. A água por vezes terá uma coloração avermelhada enquanto em outros momentos terá uma cor azul impressionante.

Há dezenas de quedas d’água disponíveis na Chapada Diamantina, mas se você quiser escolher previamente recomendamos as duas cachoeiras mais populares que são a do Buracão e a da Fumaça. O nome da primeira se deve ao fato de que os visitantes mergulham por entre cânions para que possam chegar a grande queda. A cachoeira da Fumaça se destaca por ser uma das maiores quedas d’água do país.

Para os apaixonados por aventura recomendamos ainda a Cachoeira do Sossego em que é necessário passar por uma trilha de dificuldade média, mas que não tem a necessidade de pernoitar. Os turistas que não querem passar por trilhas para chegar as cachoeiras podem aproveitar opções como as de Ribeirão do Meio, Riachinho, Poço do Diabo e cachoeira do Parque de Muritiba.

– Cachoeiras para Vários Dias de Exploração

Se você deseja investir mais dias na sua passagem pela Chapada Diamantina recomendamos visite algumas das cachoeiras que dão mais ‘trabalho’ para os ecoturistas. Três excelentes opções são a Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira do Mixila e Cachoeira da Fumaça por Baixo. O Vale do Pati é também uma região bastante interessante para quem está procurando por turismo de aventura destacando a Cachoeira dos Funis e o Cachoeirão.

– Trilhas

A Chapada Diamantina conta com inúmeras trilhas que possuem graus de dificuldade variados tendo opções para pessoas com pouco preparo e também para quem aguenta um trekking um pouco mais pesado. Geralmente as trilhas terminam em belas cachoeiras ou poços. Para quem está procurando por trilhas mais leves a dica é apostar nas opções do Ribeirão do Meio, Cachoeira do Mosquito, Parque do Muritiba e Poço do Diabo.

Os turistas que tem algum preparo físico podem investir em trilhas com um pouco mais de complexidade como a da Cachoeira do Sossego, Cachoeira do Buracão e Cachoeira da Fumaça. Os perfis mais atléticos podem investir em trilhas com mais dificuldades como é o caso da trilha da Cachoeira do Mosquito e da Cachoeira da Fumaça. Recomendamos que você contrate um guia e leve muita água e lanches para ter energia para seguir por todo o percurso.

Trilhas Parque Chapada Diamantina

Trilhas Parque Chapada Diamantina

– Escalada, Rapel e Boulders

Quem se interessar por escaladas, rapel e outras atividades esportivas além das trilhas também encontra excelentes opções na Chapada Diamantina. O roteiro mais realizado é o do Parque da Muritiba que possui mais de 150 vias abertas. Geralmente as atividades de esportes de aventura são complementadas com lindos cenários e mergulho em águas límpidas.

– Fachos de Luz nos Poços da Chapada Diamantina

Uma das cenas mais surpreendentemente belas que a Chapada Diamantina pode lhe proporcionar é visitar os poços de águas transparentes encerrados dentro de grutas que ao receber a luz do dia passam a contar com belos fachos luminosos. Os poços que se tornaram mais conhecidos por esse fenômeno são o Poço Azul e o Poço Encantado. Contudo, saiba que tem períodos do ano e horários específicos para assistir a esse espetáculo. No Poço Azul será possível fazer a flutuação enquanto que no Poço Encantando o tour é apenas para observação.

Poço Azul Chapada Diamantina

Poço Azul Chapada Diamantina

– Assistir ao Pôr-do-Sol do Alto do Morro do Pai Inácio

Quem visita a maravilhosa Chapada Diamantina não pode deixar de ir ao topo do Morro do Pai Inácio ao entardecer, pois é nesse momento do dia que a vista de todo o cenário lá embaixo ganha cores e contornos especiais. Ideal para fechar um dia de passeio no parque, procure com atenção o coração de pedra encravado no morro que simboliza a paixão que os visitantes sentem por esse lugar diferente de qualquer outro.

– Visita as Grutas e Formações Geológicas

Nos arredores do Parque Nacional da Chapada Diamantina é possível encontrar e visitar uma grande variedade de grutas, cavernas e formações geológicas. As duas grutas que tem recorde de visitas na região são Gruta da Lapa Doce e Gruta da Torrinha, o acesso é fácil e ambas estão situadas na região de Iraquara. Essas são as mais visitadas por estarem nos roteiros de várias agências de turismo, mas você pode conhecer outras se desejar, opções não faltam.

Gruta da Lapa

Gruta da Lapa

Cidades da Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina conta com inúmeras cidades sendo que várias delas são excelentes opções para hospedagem e turismo. A principal base de hospedagem para os turistas é a cidade de Lençóis em que estão localizadas as principais agências de turismo, restaurantes, hotéis entre outros estabelecimentos. Porém, vale dizer que essa não é a única cidade em que é possível se hospedar tendo ainda opções como Vale do Capão, Mucugê e Igatú. Todas cidades com excelentes alternativas de turismo.

Como Chegar a Chapada Diamantina

Para quem está se deslocando a partir de Salvador, Bahia, ou de um estado da região centro-oeste de carro o melhor caminho é através da BR-242 até Lençóis. A partir de Vitória da Conquista se deve pegar a BA-262 e em seguida a BA-142. Se preferir você poderá ir de avião com o voo da Azul que parte de Salvador para Lençóis. Há ainda a opção de viagem rodoviária de Salvador para Lençóis através da Real Expresso.

Como Chegar a Chapada Diamantina

Como Chegar a Chapada Diamantina

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olha so que belesza

    maciane 9 de abril de 2011 22:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *