Barra da Lagoa em Florianópolis

A chamada Barra da Lagoa é um distrito que se situa dentro da cidade de Florianópolis, que é a capital do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Antigamente, a Barra da Lagoa fazia parte de um outro distrito, o chamado distrito da Lagoa da Conceição, sendo separa desta no ano de 1995, a partir da oficialização da Lei de número 4806/95, que foi assinada no dia 21 do mês de dezembro.

Desde sempre ela foi uma região em que moravam apenas alguns pescadores e suas respectivas famílias. No entanto, de alguns anos para cá, começaram a ser construídas muitas casas de veraneio ao longo de sua extensão, de modo a abrigar centenas de turistas que passaram a frequentar periodicamente esse lugar.

A chamada Ilha de Santa Catarina é o local em que abriga o centro da Barra da Lagoa, bem como o canal que faz a ligação do mar que banha a região, que é o Oceano Atlântico, até a Lagoa da Conceição. É ao norte da praia da Barra da Lagoa que se situa a maior praia da Ilha de Santa Catarina, que é a praia de Moçambique.

O canal que faz a ligação citada apresenta uma grandiosa ponte, que é a chamada ponte pênsil e que possibilita o transporte de pessoas até o caminho de uma pequena praia, chamada de Prainha. Logo que se sai dessa ponte pênsil, é possível se acessar uma trilha que é o caminho da Prainha e, ao se passar por essa pequena praia, chega-se a grandes costões, que chegam até uma outra praia, chamada de praia da Galheta e que é caracterizada por ser uma praia de reduto de naturistas.

De uma maneira geral, a Praia Barra da Lagoa é considerada a praia que abriga mais pescadores, se configurando como o maior núcleo de pesqueiros de toda a Ilha de Santa Catarina. Além disso, devido a esse fato, ela apresenta um enorme fluxo de embarcações, sendo a pesca, portanto, a principal atividade econômica local, muito embora o turismo esteja em processo de grande crescimento. Há, ainda, a presença de uma comunidade local bastante tradicional, que preserva suas atividades de pesca e de artesanato, como a produção de belíssimas peças rendadas à mão, como toalhas de cozinha, por exemplo, além de trançados do tipo tarrafa. Esses moradores locais costumam ser bastante cordiais e simpáticos com os turistas, sendo esse um fator considerado como um grande diferencial, de acordo com os turistas, dentre as demais praias situadas no estado de Santa Catarina.

Estando a atividade turística em crescimento, houve a construção de inúmeros restaurantes, principalmente com culinária litorânea, ao longo de toda a Barra da Lagoa, visando um atendimento melhor dos inúmeros turistas que vão a esse local todos os anos durante o verão, na chamada alta temporada. Grande parte dos turistas, inclusive, são provenientes de outros países da América do Sul, como a Argentina e o Chile, por exemplo. Há, ainda, uma boa porção de turistas que vêm até mesmo da Europa, e que costumam procurar a Barra da Lagoa por se tratar de uma região mais calma frente aos demais locais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Praias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *