Um Estado Brasileiro
O Rio Grande do Norte é um estado brasileiro que está localizado na região nordeste do país. Com uma população estimada em mais de 3 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte faz limite com os estados da Paraíba e Ceará, 73% da população vive nas áreas urbanas do estado. Por estar localizado em uma “ponta” do mapa, é chamado também de “esquina do continente americano”, e em se tratando de área total chega a ser maior do que a Costa Rica, com uma área de mais de 50 milhões de quilômetros quadrados.
Suas cidades mais importantes são: Mossoró, Natal, Caicó, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, João Câmara, Ceará-Mirim, Assu e Parnamirim. A capital Natal, têm uma população estimada em mais de 1 milhão de habitantes, e por isso é considerada a quarta maior região metropolitana da região nordeste e a décima quinta maior do Brasil.
A Economia do Rio Grande do Norte
Segundo dados apresentados pela CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, o estado do Rio Grande do Norte paga aos seus professores da rede estadual o melhor salário da região nordeste. Além disso, o estado apresenta os melhores índices de empregos formais da região.
Em se tratando de agropecuária, desde 2002 o estado vem crescendo de forma significativa, o motivo é o crescimento da fruticultura irrigada, cana-de-açúcar, milho, mandioca, melão e coco. Mas a maior parte da agricultura é baseada na cana-de-açúcar, com um crescimento de mais de 20% desde o ano de 2009. Já as produções de frutas como acerola, manga, melão, melancia e caju são quase que inteiramente exportadas para a Europa. A vantagem da produção de frutas irrigadas é que elas não sofrem durante a estiagem.
Na indústria, o estado conta com quase 3 mil, e muitas se destacam por gerarem muitos empregos e riquezas. As indústrias do Rio Grande do Norte representam 25% do PIB do setor, e em sua maioria produzem: petróleo, gás natural, sal marinho, tecidos, roupas, alimentos, entre outros.
A Educação no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte conta com uma universidade federal localizada na capital, que é a principal do estado em se tratando de pesquisa científica e cursos de graduação, é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que conta ainda com o EAJ, Escola Agrícola de Jundiaí, que está localizada no município de Macaíba e oferece diversos cursos técnicos de agropecuária, zootecnia e agroindústria, o que beneficia e muito os agricultores e pecuaristas da região que podem adquirir conhecimentos e técnicas para melhorarem sua produção.
Além disso, o estado conta também com mais duas grandes universidades, a EFERSA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a UERN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Por Heloisa Prado