Um número cada vez maior de pessoas gostariam de passar suas férias com seus cães. Mas viajar com um animal de estimação, ainda não é muito simples. Em vários lugares, os hotéis não aceitam hospedá-los. No entanto existe uma cidade em que o turista não terá problemas em sua viagem.
Localização e História
Situada às margens do rio Sena, distante cerca de 150 quilômetros de Paris, França, está a charmosa e interessante cidade de Troyes, que foi fundada pelos romanos, e possuía várias estradas, inclusive as que se estendiam de Reims até Milão.
Após a partida dos romanos, continuou como um centro comercial bastante importante, tanto que no século IX foi considerada a capital do Champanhe.
Essa cidade de estilo medieval, com uma população de quase 62 mil habitantes, além de vários atrativos, tem um em especial: A pessoa pode visitar o local em companhia de seu animal de estimação, pois ela apresenta toda a infraestrutura necessária para esse tipo de turismo.
Turismo Canino
Ao chegar à cidade de Troyes, o turista tem um posto de informação determinado, onde recebe um kit que contem uma tigela de comida para cães, saco higiênico, lista de telefones e endereços de pet shops, e um mapa sinalizando quais lugares os animais podem frequentar. Até mesmo nos museus locais, é possível levá-los, pois há cuidadores especializados em entretenimento para cães.
Atrações Locais
As praças de Troyes possuem uma espécie de banheiros para os cães, ou seja, áreas cercadas com areia e um pequeno poste que são sinalizados. Na hora da alimentação enquanto o visitante aprecia nos restaurantes locais, pratos típicos da região, seu animal de estimação pode permanecer tranquilamente ao lado da pessoa, e até ganhar algum petisco dependendo do lugar.
Quanto a hospedagem, também não há problema algum, pois lá existem os chamados Dog-Friendly, que são hotéis onde o animal pode ficar junto ao dono no seu quarto, sem nenhum problema.
Expansão do Projeto
Essa idéia lançada pela cidade de Troyes, foi pioneira e aumentou bastante o turismo local, virando exemplos para outras partes do mundo. Segundo o Diretor deTurismo da região, alguns australianos estiveram no local para conhecerem toda infraestrutura, e implantar esse projeto no seu país.
Ao contrário do que muitos podem pensar, receber os cães diminuiu a sujeira na cidade,talvez por uma mudança de pensamento em relação aos animais, onde a idéia de cuidado com eles passou a ser muito importante.
Esse projeto deve ser espalhada por vários locais do mundo, para que as pessoas que convivem com seus animais de estimação, possam viajar com eles e se divertirem sem preocupações.
Alguns Cuidados
Se pessoa decidir viajar para Troyes ou outra cidade que aceite cães, a bagagem do animal deve conter itens básicos como: Guia e coleira, ração em quantidade suficiente para os dias de férias, documentos do cão (se ele tiver), e é importante também, consultar o veterinário para verificar se as vacinas e vermífugos estão em dia.
Salete Dias