Localizado nos Estados de Wyoming, Montana e Idaho, inaugurado em 1° de março de 1872, o Parque Nacional de Yellowntone é o parque nacional mais antigo do mundo. Abrange uma área de 9.980 km², sua maior parte fica localizada no noroeste de Wyoming.
Billings, Montana é a cidade mais próxima da região. O parque é mundialmente conhecido por ter atrações como gêiseres, fontes hidrotermais, florestas e, ainda, por haver vida selvagem. O gêiser Old Faithful é o mais famoso do mundo e se localiza no parque.
É possível encontrar ursos, alces, veados, lobos, e outros diversos tipos de animais. O clima temperado predomina em Yellowstone, é um dos maiores ecossistemas ainda restante no planeta.
A “lenda” do parque
A história do parque afirma que a presença do homem remonta 11.000 anos, local que os nativos americanos iam ao parque para caçar e pescar. Uma quantidade significativa de obsidiana utilizada para produção de armas e utensílios de corte foi encontrada.
É possível achar pontas de setas fabricadas da obsidiana no vale do rio Missippi, este fato indica que ocorriam negócios entre os nativos americanos e outras tribos do lado leste.
Acredita-se que o primeiro não nativo a visitar a região e ter contado com a realidade dos nativos americanos da região foi John Colter, que em 1806 abandonou a expedição de Lewis e Clark e passou a fazer pertencer a um grupo de caçadores de peles. John sobreviveu a ferimentos sofridos na batalha com a tribo Crow e Blackfoot, o não nativo relatou a existência de um local ao qual nomeou fogo e enxofre, mais tarde conhecido como Colter’s Hell (Inferno de Colter).
Em 1857 o explorador Jim Bridger após retornar de uma expedição ao parque, relatou histórias da existência de fontes em ebulição, montanhas e rochas amarelas. Após dois anos, o geólogo Ferdinand Vandeveer Hayden, W.F.Reynols e novamente Jim Bridger, foram para Yellowstone, porém foram forçados a retroceder devido à nevões intensos que sentiram. Logo após começou a Guerra civil americana, que impediu qualquer tentativa de uma exploração mais apurada.
A região
Só em 1869, Folsom conseguiu fazer uma expedição detalhada do parque. No ano seguinte outra expedição foi realizada, desta vez por um grupo de residentes em Montana, comanda por Henry Washburn. Nathaniel P.
Langford fazia parte deste grupo, a expedição demorou um mês a explorar a região, porém foram nomeados os sítios de interesse. Neste período que foi Cornelius Hedges, advogado de Montana levantou a idéia de que Yellowstone se tornaria um parque Nacional.
Logo em 1871 foi que Hayden conseguiu explorar a região com todos os custos patrocinados pelo governo. William Henry Jackson e Thomas Moran ajudaram com fotografias e pinturas para elaboração de um relatório inédito sobre o local.
O Congresso dos Estados Unidos da América ficou convencido em retirar a região da hipótese de leilão público a partir da leitura deste relatório, e decidiu destinar um salário para o intendente do parque, assim como fundos para resolver questões ligadas a Yellowstone, como, por exemplo, 30 novas estradas.
Atrativos do Yellowstone
Desde 26 de outubro de 1976 o parque foi designado como reserva da biosfera. Dois anos mais tarde, em 8 de setembro foi designado Patrimônio Mundial, pela UNESCO.
Dentre as características já comentadas do parque Yellowstone, o local proporciona diversas atividades para os turistas. Montanhismo, campismo, pedestrianismo, caíque, pesca e apreciação da maravilhosa visão da natureza, são atividades maravilhosas que o parque proporciona para qualquer visitante.
Por Luiziane Acunha