Serpentário de Mendoza

A cidade de Mendoza se localiza em Cuyo, na Argentina. É uma cidade conhecida principalmente pelas suas belas vinícolas, havendo roteiros turísticos onde se visita diversas vinícolas, degustando vinhos e apreciando a paisagem.

A cidade possui uma arquitetura muito bonita, com um estilo de construção moderno e art déco, e diversas praças, entre elas a Praça da Independência, ponto importante da cidade, e onde se encontra, em seu subterrâneo, o Museu Municipal de Arte Moderna.

Além das atrações mais conhecidas, Mendonza possui ainda uma atração que é pouco menos visitada, mas que atrai aqueles turistas mais aventureiros ou ainda os que estão viajando em família, pois oferece a possibilidade de ver diversos repteis bem de perto, essa atração é o Serpentário de Mendonza.

Sobre o Serpentário de Mendonza

O Serpentário Anaconda Mendonza Center está localizado na Rua Ituzaingo, número 1420, em frente ao Aquário Municipal da cidade de Mendonza, sendo uma boa opção fazer logo uma visita nas duas atrações que a cidade oferece. O serpentário representa o maior centro de estudos sobre essas espécies na Argentina.

O horário de funcionamento ocorre entre as 9 horas da manhã até às 19 horas da noite, durante todos os dias da semana, e os ingressos possuem um preço bem baixo, sendo de 15 pesos para crianças e 25 pesos para os adultos (na conversão para o real o preço para crianças é de cerca de 1,35 reais e para adultos 2,20 reais), sendo que alguns dias a visitação pode ocorrer de forma gratuita.

Cidade de Mendoza

Cidade de Mendoza

Dentro do serpentário é possível encontrar mais de 40 espécies de animais, principalmente cobras que podem ser venenosas ou não, mas há também lagartos, monstro de gila, sapos, aranhas e até mesmo peixes. Dentre as espécies de cobras estão jiboias, víboras, falsa coral, sucuris, e diversas outras, vindas do mundo inteiro. A maior atração do serpentário é uma grande anaconda.

A visitação ocorre em um túnel, onde todas as espécies estão dentro de armários de vidro ao longo dele, sendo possível observar os animais bem de perto. Em frente a cada jaula dos animais, há fichas de informações onde é possível conhecer mais sobre a espécie, sobre o seu veneno e como o extrair, fotos de lesões causados pela picada de um desses animais e também o que fazer caso for atacado por um deles.

A maior parte dos visitantes é de estudantes do país, que visitam o lugar como parte do turismo escolar, mas para os turistas essa é uma ótima opção, principalmente para as crianças, que irão conhecer mais os animais, se surpreender com suas cores e tamanhos, e aprender sobre eles em um ambiente seguro e controlado.

História do Serpentário

O veterinário José Gassull é quem deu início ao projeto de construir um serpentário no país, na década de 1960. Ele teve como ideia inicial reunir as serpentes para estudos, conseguindo espécies vindas da África, Ásia, e também espécies nativas da Argentina. Logo o serpentário evoluiu e se tornou um local de visitação e de grande interesse do público, onde além de conhecer sobre os animais é possível saber como se prevenir caso encontrar um desses ao longo da vida, aprendendo tanto pela aproximação com os animais, como por meio de palestras que são oferecidas no local.

Protestos Contra o Serpentário

Serpentário de Mendoza

Serpentário de Mendoza

No ano de 2016 foi iniciada uma campanha pelo ECO lógico Unidos, que é um grupo de ambientalistas da cidade de Medonza, em que eles pediam o encerramento das atividades tanto do serpentário de Mendonza como do Aquário Municipal.

O grupo iniciou a campanha por meio das redes sociais, onde foram postadas várias imagens dos animais e pedindo para que os animais exóticos deixassem de ser atração turística. Além da campanha por meio das redes sociais, o grupo também deu início a uma petição por meio do site change.org, onde apontava o serpentário como um centro de prisão perpétua dos animais.

Para eles o problema dessas atrações era que os animais viviam em pequenos aquários ou jaulas, em que mal podem se mover, e tem pouco contato com a vida real que eles deveriam possuir na natureza.

Apesar dos protestos, o serpentário continua em pleno funcionamento ainda no ano de 2019.

Comentários de Visitantes

Reunimos a opinião de alguns visitantes do local, para que você possa decidir se essa é uma boa ideia de visitação ou não, confira abaixo:

“Preço acessível e ambiente interessante, ótima maneira de chegar bem próximo das serpentes, que estão protegidos por vidro. Recomendo, vale realmente a pena!”.

“Lugar interessante, mesmo sendo um ambiente pequeno é bem organizado, há cerca de quarenta espécies entre as cobras, aranhas e lagartos. Muito legal poder ver os animais bem de perto, sendo uma ótima atração na cidade para crianças”.

“Nada demais, o local precisa de mais espécies para ser mais atraente, e também um remodelamento em como elas são apresentadas”.

“Uma daquelas opções em que as crianças vão amar, apesar da coleção de cobras não ser tão grande, é bem legal já que conta com espécies venenosas e bem grandes. Já que fica do outro lado do aquário, é uma boa opção dar uma passada nos dois locais”.

Visitantes no Serpentário de Mendoza

Visitantes no Serpentário de Mendoza

“Nada demais, e também não recomendo para quem tem medo de cobras”. 

Resumindo, o serpentário pode não ser uma das grandes atrações de Mendonza, e provavelmente, se você for passar poucos dias na cidade, talvez prefira conhecer outros locais ao invés de visitar as cobras, mas, principalmente para quem está viajando em família, deve considerar o local, que é realmente incrível, com espécies diferentes e ainda proporciona uma pequena aula aos pequenos. Já que as principais atrações de Mendonza são as suas vinícolas, o serpentário foge um pouco do óbvio, sendo uma atração bem diferente e divertida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *