Turismo em Sydney

Sidney

Sidney é uma das principais cidades da Austrália e ao contrário do que muita gente pensa, não é a capital do país, mas sim a capital do estado de Nova Gales do Sul, é um dos principais destinos turísticos, comerciais e financeiros do país e também é a porta de entrada da grande maioria dos voos internacionais.

Sidney fica na costa leste australiana, na região do oceano pacífico no continente da Oceania. Na verdade, o mar que banha a cidade é conhecido mar das Tasmânia, por causa do estado australiano de mesmo nome, que está situado em uma ilha próxima ao país. É uma cidade que está mais próxima da porção oriental do mundo do que da porção ocidental.

Sidney

Sidney

De Sidney saem voos diretos para o Japão, China, Indonésia, Filipinas, Tailândia, entre outras localidades, está próxima também da Nova Zelândia e das Ilhas Fiji no pacifico. A Austrália infelizmente está bem longe do Brasil, mas isso não é impedimento para os que realmente querem conhecer a região, uma vez que há milhares de turistas brasileiros passando por lá todos os anos, além disso há muitos compatriotas morando por lá também.

Essa é uma das cidades mais multiculturais da Austrália, pois por lá se vê pessoas de todos os cantos do mundo vivendo em uma democracia muito bem construída e equilibrada. É uma cidade grande onde moram cerca de 5 milhões de habitantes, por esse incrível número de sua população, alguns inclusive a chamam de megalópole. Em toda a Oceania, Sydney é a cidade com maior número de habitantes e também a mais populosa.

O mais interessante que foi registrado nos últimos censos é que grande parte da população que hoje habita em Sydney, veio de outros países, são cidadãos que escolheram a Austrália para viver, esse número segundo as estimativas oficiais ultrapassa o valor de um milhão e meio de pessoas, não é à toa que o título de cidade multicultural lhe cai tão bem.

Ao mesmo tempo que é uma megalópole, é também uma cidade com uma estrutura urbana muito bem organizada, ruas muito bem construídas e planejadas e uma organização social muito funcional, conta com ônibus, metros, ciclovias, vias de automóveis e tudo isso funciona na mais perfeita harmonia.

Vale lembrar que a língua oficial do país é o inglês, mas há muitas outras línguas faladas por lá. Na estrutura social, as pessoas se comunicam na língua inglesa, mas há pesquisas de que uma grande diversidade de idiomas são falados na cidade, principalmente dentro das estruturas particulares, dentro das casas e nos núcleos de outras culturas do mundo, estima-se que há mais ou menos 250 línguas diferentes em Sydney, faladas por cerca de 1 terço da população total.

Apesar da grandiosidade da cidade e seu tom cosmopolita, não se deve esquecer que ela é também uma cidade de litoral e que oferece muitas atrações turísticas a beira mar. Apesar de ser uma cidade grande nunca perde aquele seu tom leve de cidade praiana. Há partes da cidade para agradar a todos e aos mais diferentes gostos.

Língua

A língua oficial do país é o inglês, uma vez que toda a região foi colonizada pelos ingleses, na verdade, toda a região foi colônia inglesa até o início do século XX, a colonização inglesa também teve sua porção autoritária, os habitantes nativos da região até os dias atuais sofrem preconceitos por parte dos invasores colonizadores, na época houve até caças de aborígenes por pura diversão de alguns colonos, ao longo do tempo houveram medidas extremamente preconceituosas, violentas e extremas contra essas comunidades.

Esse também é mais um ponto da multiculturalidade de Sydney que mistura muitas culturas, inclusive as originais aborígenes que ainda hoje são mantidas, pelos próprios povos ou por cidadãos que buscam honrar essas tradições. Muitos dos nativos falam inglês hoje, mas muito dos seus dialetos foram incorporados à língua oficial, isso ao longo do tempo criou o inglês australiano, que por sua vez contém expressões próprias do pais.

Inglês

Inglês

História

O primeiro a chegar por lá foi uma figura clássica da história da marinha britânica, seu nome era James Cook e o ano era 1770, no entanto, somente por volta de 1782 foi que James Cook de fato desembarcou para conhecer as terras e estudar junto com os botânicos que trouxe a bordo, a diversidade da região.

No ano de 1782, foi quando aconteceram os primeiros contatos com os famosos povos aborígenes australianos, que inicialmente viviam na região onde hoje se encontra a grande cidade de Sydney. Com o tempo e o contato com os europeus, muitos dos habitantes pioneiros e nativos foram morrendo, principalmente por causa das doenças trazidas pelos europeus, doenças inclusive que os europeus espalharam por todo o mundo na época das colonizações.

Os aborígenes que conseguiram resistir às epidemias que assolam a região de Sydney, foram gradativamente sendo foçados, ou melhor, empurrados para o interior australiano, uma vez que os europeus estavam construindo seus assentamentos e derrubando a vegetação para a construção da cidade que hoje existe no local, essa desocupação dos nativos na região de Sydney teve seu fim no início da década de 30 do século XIX, quando já não haviam mais aborígenes por ali.

Muitas mortes, milhares de mortes de aborígenes australianos foram ocasionadas através do veneno arsênio, isso porque os colonos iam até as comunidades deles e então ofereciam alimentos e comidas, se propunham a festejar com eles, mas enquanto isso acontecia eles envenenavam suas comidas e bebidas e assim clãs e comunidades inteiras morriam.

Arthur Philip. No ano de 1788 ele desembarcou pela primeira vez no local onde depois chamariam de Sydney. Inicialmente a grande e bela cidade que conhecemos hoje foi fundada para ser um destino penal, isso significa que os prisioneiros britânicos, ou de alguns outros lugares do Reino Unido eram enviados para lá, para que assim vivessem em sistema de exílio, uma vez que ainda não existia uma grande estrutura urbana, cultural ou política por lá.

Quando esse sistema de exílio acabou, a cidade já prosperava em partes, uma vez que os próprios exilados começaram a construir as estruturas básicas de que precisavam, tais como mercados, prédios, espaços públicos de lazer, entre outros. Com o fim do sistema o desenvolvimento e modernização vieram ainda mais fortes nas mãos dos governadores a governar o local. A meta era transformar Sydney em uma grande cidade, admirada mundialmente e no nível das mais belas capitais europeias, bom quase três séculos depois, podemos dizer que funcionou, a se cidade realmente se tornou tudo isso e até mais.

Sydney Vista de Cima

Sydney Vista de Cima

Após o fim dos exílios começaram a chegar imigrantes de boa vontade à Austrália, o que daria início ao que hoje vemos que é uma mistura de povos e de culturas, chegaram muitos imigrantes da Inglaterra e do Reino Unido, muitos imigrantes da Europa em geral e também em menor número, mas igualmente significativos, os imigrantes asiáticos. Dessa forma a estrutura social australiana começou a se formar, indo cada vez mais para o interior com a construção das linhas de trem. Toda essa entrada de pessoas no país, fez com que no início dos anos 1900 Sydney já estivesse na casa do seu 1 milhão de moradores.

Em Sydney houve uma colonização extremamente racista, preconceituosa, inclusive aconteceu um movimento da Austrália branca, que incentivou muitos imigrantes a ir para o país, no entanto, os povos que realmente eram nativos dali não eram respeitados, nunca foram e somente hoje vem sendo mais reconhecidos pelos governos da região, todas as hostilidades que sofreram e exclusões vem sendo publicamente retratadas.

Sydney é uma mistura de muitas coisas, de belíssimos parques, de belíssimas paisagens, de belíssimas praias, de uma excelente estrutura urbana, de ótimas opções culturais, está próxima a localidades onde se pode conhecer os animais símbolos da Austrália, os famosos cangurus, ou seja, é uma cidade muito completa, é um lugar perfeito para o turismo, para morar ou passar apenas alguns dias, o fato é que ela sempre agrada aos que a conhecem.

New South Wales

New South Wales

New South Wales

Também conhecida como Nova Wales do Sul em português é o estado australiano onde está situada a cidade de Sydney. Esse estado já deteve praticamente metade do território australiano, a região onde hoje é a Nova Zelândia e também algumas ilhas, atualmente seus limites territoriais são muito reduzidos, ainda assim ainda detém o maior número de habitantes em toda a Austrália.

Esse estado é o segundo em relação à economia, perdendo apenas para a região da cidade de Melbourne. Sua economia consiste principalmente em atividades de mineração e atividades de manufatura industrial, tal como manufatura de tecidos, manufatura química, manufatura agrícola, manufatura de vidro, manufatura de automóveis, manufatura de ferro, manufatura de aço, entre outros setores.

Moeda

A moeda em vigor e utilizada na Austrália desde de o ano de 1966, consequentemente também em circulação na cidade de Sydney é o dólar australiano. O seu símbolo de mercado é a sigla AUD, AU$, A$ ou UA$. Essa moeda além de ser usada na Austrália, também é usada em seus territórios marítimos, em algumas ilhas do pacifico e na parte australiana da Antártida.

Em novembro de 2019 a cotação do dólar australiano é de 2,90 reais em média. Em relação ao dólar americano, a cada 1 dólar australiano, isso equivale à 0,70 dólares americanos. Em relação ao Euro, a cada 1 dólar australiano equivale a aproximadamente 0,60 euros.

Dólar Australiano

Dólar Australiano

Clima

O clima na cidade é considerado um clima subtropical e à essa classificação alguns ainda incluem a classificação de úmido. Sendo mais especifico sobre o clima da cidade, é certo dizer que ele tem um verão quente e um inverno frio. Normalmente nas regiões mais urbanas e nos centros da cidade de Sydney, as temperaturas mínimas ficam na casa dos 10 graus Celsius. Historicamente o mês mais quente é janeiro e o mês mais frio é julho.

No verão a temperatura registrada pelos termômetros já chegou a bater na casa dos 45 graus Celsius, no entanto a média de todos os anos é por volta de 25 graus Celsius. Durante o inverno dificilmente as temperaturas ultrapassam os 0 graus Celsius, somente nas áreas bem afastadas da cidade que já se aproximam das montanhas.

Vale lembrar que a cidade de Sydney está na latitude e longitude dos estados de temperatura mais amena do Brasil, seria equivalente a latitude das cidades mais ao sul do Rio Grande do Sul.

Divisão Política E Valores

A cidade de Sydney tem uma divisão de suas áreas muito diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Inicialmente é preciso dizer que a cidade não tem um prefeito, apenas alguns governos locais por área, esses governos por sua vez tem uma abrangência limitada, pois decidem mais questões como coleta de lixo, entre outros.

As grandes decisões políticas, econômicas e sociais são realizadas principalmente pelo governo estadual, que é quem controla toda a região metropolitana, por região metropolitana é necessário esclarecer que essa região se divide em 38 áreas ou zonas. Cada zona tem seus administradores que são eleitos pela população para resolver questões mais locais e urgentes do povo que ali vive.

A cidade de Sydney e sua área metropolitana tem um histórico de ter um alto custo de vida, maior do que as outras regiões do país, isso principalmente por ser porta de entrada do turismo e por ser sede de grande parte das multinacionais que estão inseridas no país, no entanto, o salário da população também se mostra maior na região. Para os turistas que visitam o país, isso se reflete, por exemplo, no custo de alimentação, nesses casos é indicado fazer uma pesquisa de mercado e procurar locais que não coloquem os preços nas alturas.

Turismo

Assim como é popularmente conhecido, Sydney é definitivamente uma das cidades mais populares na rota de turismo mundial, sendo assim ou até mesmo por causa disso é normal que o seu número de visitantes anual seja muito grande, as estimativas médias avaliam que esse número seja de 11 milhões de turistas anualmente, considerando tanto os turistas que vem de outros países, quanto os turistas que vem das outras regiões da Austrália.

Esse grande número fez a cidade evoluir e se preparar para receber esse grande contingente de turistas, que passam anualmente por ali, segundo valores disponibilizados nos sites da cidade, o valor que circula a mais na capital do estado, é de mais ou menos 36 milhões, isso não em bases anuais, mas em bases diárias, sim tudo isso.

Os maiores números de turistas vêm da China, da Nova Zelândia que fica ao lado da Austrália, seguidos pelos turistas que vem do Reino Unido e em quarto lugar da lista vem os Estados Unidos. Outros países também representativos são na Ásia, a Coréia do Sul, o Japão, Singapura, Índia e também o Estado de Hong Kong. Fora da Ásia um dos países mais representativos após os primeiros lugares da lista é a Alemanha.

Se o número de turistas é tão alto anualmente, deve realmente haver algum motivo para isso, existem sim e não apenas um, mas vários lindos e belíssimos motivos. Por isso a seguir iremos fazer uma lista dos lugares que são imperdíveis para quem visita o país e principalmente a cidade de Sydney.

Principais Pontos Turísticos- Sydney

Em seguida, estão listados alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Sydney, principalmente os urbanos e que são cartões postais da cidade, junto com cada um segue uma descrição e dicas das localidades.

Ópera de Sydney

Ópera de Sydney

Ópera de Sydney

Não podemos falar da cidade de Sydney sem falar da famosa ópera da cidade, um dos pontos turísticos mais famosos da região e toda a Austrália, hoje já pode-se dizer que não há como lembrar desse país da Oceania, sem se lembrar da icônica opera da cidade, sua curiosa e exuberante arquitetura, sua imponência e modernidade. Esse lugar é um ponto obrigatório para todos os turistas que passem pela cidade, afinal não tem como dizer que passou por cidade sem fazer ao menos um registro por lá.

Essa estrutura também é chamada de teatro de Sydney ou Opera house de Sydney. Essa obra impressionante de arquitetura moderna foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, apesar dele ter abandonado a obra mais ou menos no meio do projeto, o projeto foi concluído com êxito e se tornou um dos pontos turísticos mais lucrativos de todo o país, gerando milhões de dólares todos os anos, em média esse valor fica na casa dos 500 milhões anualmente.

Talvez pelas fotos, quando estiver planejando a sua viagem a estrutura possa parecer um pouco pequena, no entanto, ao chegar lá você verá o quanto é um complexo imenso, com 4 restaurantes, 5 teatros, 6 bares, 2 auditórios e muitos outras estruturas. Só para se ter uma noção, somente um dos teatros tem uma capacidade para mais de 2500 pessoas.

A sua construção foi finalizada no ano de 1973 e talvez um dos motivos que ela seja também tão significativa como símbolo de Sydney e de toda a Austrália é a localização onde ela está, a beira mar, na famosa baía de Sydney. É realmente uma visão linda de todos os ângulos, onde dos lados se vê o mar, ao fundo a cidade, os prédios e também a famosa ponte da baía de Sydney. Uma tração imperdível para os turistas, que se não puderem entrar ao menos passem por lá para conhecer.

Baia de Sydney

Baia de Sydney

Baia de Sydney

O que falar da tão famosa Baía de Sydney, um dos símbolos da chegada dos europeus à Austrália, um dos marcos do país, um dos pontos turísticos mais fotografados e mais citados de todo o mundo moderno, na baía de Sydney se tem uma das visões mais bonitas de toda a Austrália. A paisagem é formada por um belo contraste entre o mar azul escuro e a cidade atrás, essa vista fica ainda mais completa com a Opera de Sydney e a ponte da baía de Sydney ao fundo, seja durante o dia ou durante a noite a beleza é espetacular.

Neste local é onde é celebrado a mais famosa festa de ano novo de toda a Austrália, onde há a mais bela queima de fogos, afinal é o local com uma maior aglomeração urbana da cidade e é um dos símbolos da fundação do país. Uma curiosidade é que a Baía de Sydney é também conhecida como Port Jackson, isso devido ao nome que lhe foi dado nos tempos do “descobrimento do país”.

Por fim é importante dizer que um turista que se preze deve ir até a Baía e ver esse lugar com seus próprios olhos, é um lugar de perfeita harmonia entre o que foi feito pela natureza e o que foi feito pelo homem, além disso é um lugar muito indicado para se relaxar, sentar e tomar uma cerveja ou um suco, vendo o belíssimo dia passar.

Ponte da Baía de Sydney

Em inglês é conhecida como Sydney Harbour Bridge, portanto, se estiver pela cidade e quiser encontrar a ponte é esse nome que você deve procurar. Essa ponte tem um significado muito maior do que o significado estético, ela marca também a história da cidade, uma vez que ela liga a parte mais financeira e empresarial de Sydney com a parte mais residencial e também comercial da cidade. A ponte tem a função de suportar o transporte rodoviária, o transporte de pedestres e também ferroviário.

Atualmente essa divisão não é mais ao pé da letra como era antigamente, pois os dois lados da ponte já mudaram e evoluíram das suas nomenclaturas passadas, mas ainda assim a ponte é uma das principais vias de ligação da cidade, sendo cruzada por milhares de pessoas todos os dias. A cidade cresceu e hoje para desafogar o trafego na Ponte da Baia de Sydney há um túnel que passa pela região, o túnel da baia de Sydney, esse túnel é um caminho alternativo para veículos que foi concluída no ano de 1932, antes disso o transporte de um lado a outro da cidade era feito basicamente por balsas e barcos.

A ponte bate recordes mundiais que foram registrados no livro dos recordes, nos quesitos altura e maior extensão de ponte em forma de arco de todo o mundo. É uma excepcional obra de engenharia moderna.

The Rocks

Esse é um dos bairros mais históricos e culturais da cidade de Sydney, ele está ao lado da Ponte da Baía de Sydney e próximo também ao centro financeiro da cidade, conhecido como CBD, ou Central Business District. As suas construções históricas são muito bem preservadas e mostra uma arquitetura antiga e muito bonita.

Esse bairro tem uma característica única na cidade, que é de manter as suas construções originais da época em que a Austrália era ainda uma colônia. Isso aconteceu principalmente pelas iniciativas dos ocupantes dos bairros e das organizações sindicais que queriam preservar a região como elas eram, pois deu certo, hoje esse bairro é um dos maiores pontos turísticos de Sydney, está ao lado da famosa ponte da cidade, lá tem muitas opções de restaurantes, bares, museus e feirinhas, tanto de artesanato, quanto de comidas, sendo que esta última acontece aos finais de semana.

The Rocks

The Rocks

Algumas pessoas dizem que há uma certa criminalidade no bairro, no entanto não mais do que existe nas cidades grandes normalmente, no geral, Sydney é uma cidade segura e como The Rocks é uma atração turística na cidade, sempre há policiamento pela área. Para quem gosta de conhecer e se envolver com a parte cultural e artística de uma cidade, esse é o lugar certo.

Darling Harbour

Esse lugar que em português ao pé da letra significa Porto querido, é uma região portuária da cidade de Sydney que funciona desde a fundação da cidade. Ao longo do tempo já teve outros nomes, tal como Long Cove e Cokle Bay, mas devido a um importante governador da região recebeu o nome de Darling (que era o sobrenome do governador), nome esse que permanece até os dias atuais.

Não se engane pensando que por aqui você turista vai ver apenas barcos e uma porção de água, a área tem passado por constantes processos de restauração e por esse motivo hoje o local é muito mais do que um porto, é um complexo de lazer, cultura e entretenimento da população.

Hoje muitas pessoas vão ao local para caminhar, para ir ao cinema, para almoçar em um de seus inúmeros restaurantes, para sentar e observar o mar em seu belo píer. O local hoje é um central cultural dos mais cosmopolitas, lá é onde está situada a famosa franquia Hard Rock Café, o local ainda conta com um Starbucks e um cinema que tem a maior tela do mundo. Além disso, ainda há o famoso museu de cera da Madame Toussads.

Darling Harbour

Darling Harbour

Esse local é indicado em qualquer momento do dia, desde os primeiros momentos da manhã para se tomar um delicioso café, até o final do dia. Se você decidir visitar o local nos finais de semana, saiba que todo sábado, por volta as 9 e 15 da noite, há uma queima de fogos que deixa toda a beleza da paisagem ainda mais interessante.

Queen Victoria Building

Esse edifício é mais uma construção que faz parte da história, do passado e do presente de Sydney, seu nome é em homenagem à rainha da Inglaterra, a grande rainha Vitória. Ele foi inaugurado no ano de 1898 e desde essa data ele passou por diversas fases. Esse prédio demorou para ser lucrativo, por muito tempo seus escritórios permaneceram vazios, por muito tempo não havia muitas transações econômicas e comerciais por ali. Por esse motivo, em mais de uma vez foram discutidas medidas para que ele fosse demolido.

Por sorte e bom senso essa ideia não foi para a frente e ao invés de o demolirem investiram mais ainda em sua reforma, essa foi a melhor decisão que o conselho da cidade poderia ter tomado, porque hoje o prédio é uma das principais atrações turísticas da cidade, sendo que gera milhões de dólares por ano, dentro dele funcionam lojas de luxo, restaurantes e também lojas de mercado, entre as lojas que ali existem estão a famosa Ralph Lauren.

Mesmo que você não vá comprar nada e que o orçamento da sua viagem já esteja bem apertado, esse lugar vale pelo menos a sua visita, pois ele possui uma arquitetura em estilo romano e romântico como se vê em poucos lugares no mundo.

Queen Victoria Building

Queen Victoria Building

O seu exterior já chama muito a atenção e se mostra imponente, mas quando você entrar dentro do prédio, aí então é que você se apaixona e ele rouba seu coração, por dentro ele é cheio de esculturas, vitrais trabalhados e coloridos, dois grandes relógios, lustres e outros elementos que combinados formam um espetáculo para os olhos. Horário de funcionamento: Das 9:00 as 18:00 horas todos os dias.

Bondi

Bondi, esse é um dos nomes mais populares quando se fala sobre Sydney, isso porque Bondi é um nome de um bairro e também o nome de uma das mais belas praias da cidade, e olha que a cidade de Sydney tem muitas. Essa praia mais do que bela é muito importante na cultura local e tem muito a ver com o desenvolvimento da região.

É um local muito bem estruturado para receber quem passa por ali, principalmente os turistas. Mesmo ela não sendo a praia mais bonita da cidade, afinal como já dito, existem muitas, ela tem um gramado onde as pessoas se sentam para apreciar a paisagem, ela tem muitos restaurantes, bares, clubes e outros comércios.

Bondi

Bondi

O bairro de Bondi tem fácil acesso às principais regiões da cidade, sendo seu acesso feito por estradas, ônibus e até metros, pois tem uma estação ali no bairro. Houve no local muita imigração de judeus vindos da Rússia, Polônia, Israel, mas também é um local onde atualmente moram muitos estudantes brasileiros.

Sydney Tower Eye

Essa impressionante construção australiana tem por volta de 310 metros de altura e está listada como a construção de número 38 na lista de maiores prédios do mundo, ela é a maior torre da Austrália e também a maior de todo o lado sul do planeta.

Essa torre conta com dois restaurantes que tem a característica curiosa de serem giratórios, isso mesmo, um deles lá no alto. Além disso, é um observatório muito famoso da cidade uma vez, que você turista pode subir até uma altura de 250 metros para observar a região.

Dentro da própria torre há também um espaço que se chama Skywalk, ou o que em português seria caminhada no céu, essa atração consiste em subir mais alto ainda, num lugar que é uma espécie de telhado da torre e que possui piso de vidro, tem que ser bem corajoso hein? Afinal você anda ao ar livre em uma altura de mais de 260 metros acima do solo.

Sydney Tower Eye

Sydney Tower Eye

O mais legal é que dali se tem uma visão espetacular da cidade, principalmente naqueles dias de céu azul, além disso é muito válido dizer que é uma visão em um ângulo de 360 graus, ou seja, você vê a cidade de todos os lados. Os ingressos não passam de 30 dólares australianos e se há a possibilidade de ganhar um desconto, isso para os turistas que vão visitar várias atrações juntas.

ANZ Stadium

Esse estádio que também é chamado de Stadium Australia ou Estádio Olímpico de Sydney, é muito importante porque ele foi planejado para as Olimpíadas que aconteceram na cidade no ano de 2000, essas Olimpíadas foram muito famosas em todo o mundo e o planejamento e construção das obras ocorreu dentro do prazo e de maneira muito eficiente, foi um grande incentivo na economia da cidade.

Um dos legados desse período foi esse bonito e grande estádio, ele funciona até hoje e não sustenta apenas um, mas sim vários esportes. Ele é um dos grandes pontos de lazer da capital e exibe semanalmente muitos jogos, mas além disso também é palco de eventos de entretenimento como grandes shows internacionais. Ele também já recebeu jogos muito importantes além dos da Olimpíada de 2000, recebeu partidas da copa do mundo de rúgbi e das eliminatórias da copa do mundo FIFA.

ANZ Stadium

ANZ Stadium

Praias

Sydney tem muitas praias, afinal é uma cidade de litoral em praticamente toda a sua extensão sul e norte. Existem praias para surf, existem praias para famílias irem com as crianças, existem praias com ondas ou sem ondas, independente do seu estilo, Sydney tem uma praia para você. Uma coisa bem diferente das praias a que estamos acostumados aqui no Brasil é que na Austrália apenas não existem vendedores ambulantes circulando pelas suas áreas abertas e nem circulando a beira mar, nas suas areias, ao contrário do que acontece nas praias brasileiras, onde por onde vamos vemos eles trabalhando.

Cogee Beach

Cogee Beach

Cogee Beach

Vamos começar falando das praias, falando dessa linda paisagem natural. Cogee Beach é uma linda praia, cercada por restaurantes, bares, mercados e outras atrações, há um gramado em volta da praia para que os turistas e moradores possam sentar e relaxar por ali, além disso o local é muito bem estruturado com escadas, salva vidas e até parques por perto. Apesar de estar a mais ou menos 8 quilômetros do centro comercial da cidade Sydney o acesso até lá é muito facilitado.

As águas são transparentes e calmas no local, é uma boa praia para quem quer dar um mergulho tranquilo, não é boa para surf, pois suas ondas são bem calmas. Uma das maiores atrações da praia é a caminhada que tem entre ela e a praia de Bondi Beach, essa caminhada se dá na orla do mar entre as duas praias, as paisagens são espetaculares e muito, muito bonitas. É uma caminhada fácil, qualquer um pode fazer, o local possui boa estrutura e também uma boa segurança. Para os turistas que passam por Sidney, essa atração é imperdível.

Bondi Beach

Bondi Beach

Bondi Beach

Finalmente falaremos sobre a famosa Bondi Beach, essa praia é muito mais indicada para o surf do que para o mergulho tranquilo, tem muitas ondas e está localizada no bairro de mesmo nome. A praia oferece uma ótima estrutura para os turistas e conta com um fácil acesso a partir de todos os meios de transporte. Tem clubes em volta dessa praia, chuveiros e também banheiros públicos.

Uma coisa muito interessante que se vê por aqui são as famosas piscinas públicas de Bondi, que ficam a beira mar ou até mesmo em alto mar, enquanto você está na piscina ou próximo dela, você pode observar as ondas batendo, o mar azul e límpido, é realmente magnifico. Pelas suas ondas, essa praia é bem procurada por surfistas, no entanto, mesmo se for só para sentar e apreciar a sua beleza, isso já vale o passeio.

Além de tudo isso, a beira mar de Bondi tem um clima de férias o ano todo, tem um clima calmo e ao mesmo tempo movimentado, tem charmosas sorveterias e também bares, esse lugar, essas ruas no seu entorno lembram muito cidades praianas de férias. Outro ponto é que a famosa caminhada de Bondi até Cogee pode ser iniciada também nesta praia. Uma caminhada linda e deliciosa ao lado do mar.

Tamarama Beach

Tamarama Beach

Tamarama Beach

Essa praia é muito próxima a praia de Bondi beach, portanto, se for até uma não deixe de ir até a outra, essa praia fica a mais ou menos 6 quilômetros de distância do centro da cidade. Essa praia tem uma beleza muito exuberante e também única. Ela tem águas muito claras, em um tom de verde transparente. Ela em alguns momentos pode parecer calma, mas de repente quando menos se espera se formam ondas dignas de surfe, por esse motivo é uma praia perigosa e indicada apenas para quem vai praticar esse esporte.

Há salva vidas na região, mas mesmo assim é uma praia as vezes enganadora, no entanto, a sua beleza é mesmo muito única, ela é cercada por pedras de ambos os lados, isso com um gramado ao lado da praia e também com clube e até um antigo parque de diversos, mesmo se você não for se aventurar no mar, vale a visita neste local pela sua beleza.

Vale ressaltar que apesar da praia ser menos urbana do que a grande maioria das praias da cidade, ela tem sim uma pequena estrutura, que conta com o mínimo de banheiros, chuveiros e também uma lanchonete. Tudo isso com muito menos gente do que terá nas outras praias, uma vez que ela é mais escondida e menos conhecida entre os nomes populares de praias.

Manly Beach

Manly Beach

Manly Beach

Essa praia é uma das principais de Sydney e uma das mais urbanas também, assim como outras praias da cidade ela oferece uma ótima estrutura de alimentação e lazer para os que a frequentam. Diferente de muitas outras praias, ela tem uma faixa de areia bem extensa e por esse motivo as vezes ela é dividida por setor, de começo, meio e fim.

Ao redor da praia tem um calçadão para pedestres e ciclovias e há meios de transporte público para chegar até lá. No próprio local há banheiros e também chuveiros públicos. Além disso, uma das coisas mais interessantes de seu pequeno calçadão, é que tem muitos bancos e também muitas árvores que fazem um ótimo sombreamento.

Essa praia, em quase toda sua extensão, ela tem um mar que bate muito, por isso é preferida em quase todo se comprimento pela galera que surfa, mas, no entanto, em alguns lugares onde há um acumulado de rochas, forma-se uma espécie de piscina onde não se formam ondas e é possível levar as crianças para água.

Essa praia é bonita sim, mas existem outras na cidade que são muito mais, há turistas que preferem parar por aqui por causa da estrutura ao redor, mas aconselhamos que conheçam outras praias da cidade também.

Shelly

Essa praia é uma das mais lindas da Austrália, ela tem uma faixa de areia muito pequena e águas muito claras, tão claras que faz com que sua visibilidade dentro do mar seja ótima para nadar, mergulhar, fazer snorkel e observar a vida dentro da água. Centenas de espécies já foram registradas no local. Essa praia está inserida dentro da área de Reserva ambiental que se chama Cabbage Tree Bay.

O que faz de Shelly parecer uma grande piscina também é as profundidades a que chegam as suas águas, isso porque a maior parte de sua praia e área próximas varia de uma profundidade desde 2 metros até 6 metros. Isso causa um efeito de calmaria e tranquilidade que atrai muitos peixes e animais, esse é mais um dos motivos pelo qual o local é tão famoso para o mergulho.

Uma coisa interessante é que Shelly é uma praia próxima da praia citada anteriormente, Manly Beach e por isso é possível conhecer as duas em uma só viagem. A praia de Shelly é muito mais conhecida por sua beleza, mas avalie suas preferencias para escolher o que for melhor para você.

Shelly

Shelly

Shelly pode ficar bem cheia no verão, o efeito visual disso é bem grande por ser uma praia de pequena extensão de areia, mas há também um parque verde ao lado da praia, onde você pode criar excelentes memórias de confraternização e piquenique, de qualquer foram é uma ótima pedida aos turistas.

Bronte

Essa praia fica relativamente perto da praia de Bondi e também próxima a praia de Cogee, que está em sua porção Norte. É uma praia muito bonita, não é tão grande sua faixa de areia em extensão, mas assim como outras praias da região ela conta com boa estrutura para o turista se alimentar e também passar o dia, pois tem banheiros e até chuveiros, além disso, para quem não é lá tão fã de ficar nas areias da praia, pode ficar na grama que existe bem ao lado da praia, é um gramado que está sempre aparado e em boas condições.

Essa praia conta com um forte sistema de segurança e de monitoramento, uma vez que por ali passam correntes aquáticas muito perigosas e que podem puxar os banhistas em velocidades bem altas, por isso segundo informações no local, há um monitoramento diário da sua costa. É uma praia para surfistas, e mesmo para a pratica do surfe ainda não são todos os lugares que são indicados. Para os banhistas, locais ou turistas que querem águas mais calmas há outras opções de praias.

No entanto, uma grande vantagem dessa parai é que ela oferece não uma, mas algumas piscinas públicas, que por sua vez é onde está a maior piscina da cidade de Sydney, ela fica de frente para o mar e tem uma vista espetacular, essa pode ser uma opção para quem visita o local. Além disso, há algumas formações rochosas que em alguns cantos da praia formam o que chamamos aqui no Brasil de prainhas, que são lugares sem onda e de pouca profundidade que os banhistas que não gostam de ondas podem ficar.

Bronte

Bronte

Nessa praia de águas transparentes e de muita beleza há dois tipos de piscina, tanto uma natural, isso mesmo formada com a própria água do mar e uma artificial e construída, como uma piscina de clube mesmo. O endereço desta atração é bem fácil de guardar. Bronte. Rd. Bairro Bronte.

Clovelly

Essa praia está localizada em um bairro de Sydney de mesmo nome, é o que é chamado de bairro de subúrbio, mas ao contrário de como falamos no Brasil, a palavra subúrbio não tem nenhum significado pejorativo, apenas indica que é um bairro mais afastado e principalmente residencial, portanto, é válido dizer que Clovelly está a aproximadamente 8 quilômetros da região central da cidade de Sydney.

A boa notícia é que está mais próxima da Cogee Beach e da Bronte Beach, o que facilita ao turista que visita a região conhecer vários lugares em apenas 1 passeio. Essa praia é bem residencial e é muito frequentada principalmente pelas pessoas que moram ao seu redor, sua beleza não é tão exuberante quanto de outras praias da cidade, mas suas águas são igualmente transparentes e ela não deixa de ser bonita, com sua formação rochosa ao lado.

Ao seu redor há casas e até um condomínio e nesta localidade foi criado um dos primeiros clubes de salva vidas do mundo. O mar dessa praia é muito calmo, praticamente não se vê ondas por ali, por isso e pelo formato de suas rochas, muitas vezes essa praia se parece com um canal. Vale lembrar que neste lugar também existe uma piscina publica de frente para o mar.

Clovelly

Clovelly

Balmoral Beach

Essa praia é cercada por belas praias, algumas até com bastante luxo, isso acaba por dar um ar de cidade de veraneio ao local. Uma atração a parte é a cor das suas águas, que estão em tons de um verde azulado transparente e cristalinas. Essa praia é muito bonita e praticamente não tem ondas, sendo uma boa pedida para quem prefere o mar bem calminho.

Essa praia tem uma orla bem bonita e no seu entorno existe uma mureta e até uma pontezinha, também há alguns espaços gramados onde os turistas e visitantes podem relaxar curtindo a bela paisagem. A sua orla é bem completa e tem vários restaurantes e várias opções de alimentação ou de lugares para apenas se sentir e curtir o dia, tomar uma cerveja, essas coisas.

Essa é uma das praias que definitivamente vale a sua visita, em alguns períodos do ano, principalmente no verão, por ali ainda acontecem alguns festivais ou mostras de arte muito interessantes.

Balmoral Beach

Balmoral Beach

Uma outra curiosidade é que é nessa praia que fica a pequena ilhota chamada de Ilha Rock Point, que é uma formação rochosa que as pessoas têm acesso pela areia e que dá uma vista diferenciada e panorâmica da praia, além disso, essa ilhota separa a porção de areia em duas, sendo assim uma porção se chama Balmoral, enquanto a outra se chama Edwards, mas na linguagem popular as pessoas costumam falar apenas Balmoral para toda a localidade.

Chinamans Beach

Essa praia é muito próxima da praia descrita anteriormente, Balmoral Beach, ambas estão a cerca de 1 quilometro de distância uma da outra, portanto, coloque no seu roteiro uma quando colocar também a outra. Essa praia Chinamans Beach, ela é uma das mais lindas, uma vez que suas águas transparentes, cristalinas e de um azul esverdeado clarinho próximo a areia contrasta com o azul forte das águas ao fundo e nas partes menos rasas.

Essa praia não tem ondas, é raro quando se vê alguma espuminha branca ou até ondulação, isso porque ela já está dentro da grande área conhecida como o porto de Sydney, por esse motivo as águas fortes vindas do mar, quando chegam as suas areias já não tem mais força. Essa praia está de frente com um famoso ponto da cidade, conhecido como Shell Cove.

Chinamans Beach

Chinamans Beach

Vale lembrar que este é um paraíso tranquilo que está a poucos minutos do movimentado centro da cidade. Em um tempo de mais ou menos 15 minutos você sai das ruas movimentadas de uma cidade grande e chega nesse ponto de sossego, onde você pode experimentar voltar no tempo fazendo um piquenique em seu gramado observando a linda vista da cidade.

Uma informação importante é que não devemos confundir essa praia com uma outra que possui um nome idêntico, essa outra está dentro da área conhecida como Jarvis Bay, no entanto, são locais diferentes e segundo muitas avaliações de turistas, essa praia de Chinamans a qual estamos citando, ela é mais bonita e mais tranquila.

Milk Beach

Essa praia apesar de ser uma das mais bonitas da cidade e oferecer uma das mais belas vistas a distância de Sydney, ela não é tão procurada como algumas outras citadas aqui. Ela está dentro do Sydney National Park e é uma praia de águas muito calmas e tranquilas, ela é ótima para o passeio com crianças e para quem prefere o mar bem tranquilo, além disso a sua formação rochosa é muito interessante e oferece aos seus visitantes vários pontos onde podem fazer lindas e únicas fotos.

No horizonte da praia é possível ver barcos que ficam ancorados por lá, o que pode ser um charme a mais na bela paisagem. Você pode ir até lá de diversas maneiras, mas uma das mais indicadas é de ônibus, isso porque como está dentro de um parque, não há tantos lugares para estacionar, o que pode dificultar a mobilidade do seu passeio.

Milk Beach

Milk Beach

Muitas pessoas vão até Milk Beach, porque ela é uma das praias de Sydney que oferecem uma boa visibilidade para o mergulho e o snorkelling, além disso, ela tem uma vida marinha muito intensa, é cheia de peixes, mariscos e até estrelas do mar.

Obelisk Beach

Essa praia oferece um passeio muito interessante para os turistas que a visitam, isso porque ela é uma praia nudista, isso mesmo, se você procura experiências novas vá até lá. É uma praia nudista, mas ao que muitos dizem você pode sim permanecer de trajes de banho em algumas áreas da praia, mas lembre-se que assim como muitas praias nudistas, esta também tem a suas próprias regras.

Ou seja, o nudismo é restrito as áreas de areia onde indicam as placas, no gramado ou na área de arvores não é permitido ficar sem roupas, outro ponto é que animais não são permitidos e nem permanecer no local após o escurecer do dia. Há guardas municipais e florestais pelo local o tempo todo, respeite as leis do lugar.

É um passeio muito interessante, é uma experiência diferente para quem nunca viveu essa oportunidade, além disso, é conhecido como um ponto de encontro de algumas pessoas da comunidade gay, não necessariamente a parte nudista, mas toda a área da praia e entornos. O clima na praia é muito convidativo aos turistas, uma vez que é um clima de muito respeito e amigabilidade, tem sempre vigias por perto e é muito raro ter algum tipo de problema no lugar.

Obelisk Beach

Obelisk Beach

Uma regra muito importante desta praia é que todo o lixo que você leva, você mesmo deve retirar e levar com você, caso contrário você pode arrumar problemas com as autoridades do local.

Little Congwong Beach

Para falar dessa praia precisamos falar da sua semelhante, chamada de Congwong Beach, essa é uma linda, isolada e quase selvagem praia de Sydney, é muito bonita e até te faz esquecer que você está próximo a uma cidade de 5 milhões de habitantes. Ela é considerada por muitas pessoas, a praia mais linda do parque onde está localizada.

Este parque se chama Parque Nacional Kamay Botany Bay e ele está a mais ou menos 15 quilômetros do centro principal de cidade, no sentido Sul de Sydney. Esse parque foi um dos primeiros lugares onde se estabeleceram os britânicos quando chegaram até a região, ele possui uma natureza muito preservada e belos lugares para passeio.

Neles estão as praias de Congwong Beach e de Litlle Congwong Beach, esta última se chega a partir de uma pequena trilha com saída da primeira praia. Suas águas são claras, são calmas e cristalinas.

Little Congwong Beach

Little Congwong Beach

Há uma diferença entre as duas praias, enquanto Congwong é uma praia do estilo para ir com crianças e a família toda, Little Congwong é uma praia onde é permitida a nudez, por isso seu perfil é um pouco diferente, mas as duas são igualmente charmosas, tranquilas e lindas.

Gordon Bay

A primeira informação que devemos dar sobre esse lugar é que vocês turistas não devem confundi-lo com Gordon’s Bay ou ainda com Gordon Bay, pois são localidades diferentes, fique atento. Esse lugar é de fato muito desconhecido pelo turismo em geral e até mesmo pelos próprios habitantes de Sydney, por isso é um lugar muito tranquilo, o que não o impede de ser lindo, um verdadeiro oásis da natureza.

Não é exatamente uma praia, mas sim uma baía de águas muito calmas e muito, muito claras. Muitas pessoas fazem aula de natação ou de snorkel no local, pois a visibilidade é muito boa, uma coisa interessante entre os locais é fazer o que é conhecido por lá como trilha aquática, ou seja, seguir um roteiro e caminho por dentro da água para conhecer melhor a diversidade da região, essa trilha submarina é toda equipada, tem tambores em baixo da água indicando o caminho às pessoas e ainda tem placas submersas com informações da vida marinha do local. Essa trilha diferente tem uma duração média de 40 minutos, mas o dia deve ser claro.

Gordon Bay

Gordon Bay

Essa praia não tem acesso por carro, por isso até chegar lá é preciso antes pegar uma trilhazinha por terra. Esta praia está mais especificamente situada entre as praias de Clovelly e a praia de Cogee. Para chegar lá você pode fazer o famoso caminho conhecido como Bondi para Cogee. Esse é definitivamente um dos pontos mais interessantes de Sydney, para fazer a trilha submersa procure mais informações com guias locais.

Collins Flat Beach

Essa praia é praticamente uma praia deserta na cidade grande, ela tem um acesso mais difícil e por isso é muito sossegada e tranquila, suas águas calmas são boas para um verdadeiro relaxamento no mar. Por aqui é possível fazer piqueniques e ali por perto inclusive tem um alojamento para que os turistas que chegam ao local não precisem ir embora no mesmo dia. O alojamento se chama Q station. A praia é cercada de arvores e oferece uma boa sombra grande parte do dia.

Collins Flat Beach

Collins Flat Beach

Palm Beach

Essa praia fica na porção Norte da cidade de Sydney e é de uma beleza muito impressionante, que lembra as praias paradisíacas da Ásia, sua água é de um azul bem escuro, mas a vista do seu farol em um dia ensolarado é esplendida. Para chegar ao farol é preciso fazer uma trilhazinha, mas seu nível é no máximo médio.

Essa praia tem dois lados, sendo que um deles tem ondas fortes e o outro é praticamente uma piscina, você escolhe qual lado gosta mais. A trilha para o farol se chama Barrenjoey Track e ela está na porção da esquerda da praia. Há muitas placas indicando o caminho, que por sua vez é todo muito bem sinalizado.

Uma dica é que existem dois caminhos, um mais longo e menos intenso e um mais curto e mais intenso, sendo que grande parte dele é subindo degraus de escada, esse se chama Smugglers Track, enquanto que a mais longa que é a mais suava se chama Barrenjoey Track.

Para chegar até lá, pode-se ir de carro ou até mesmo de ônibus púbico, saiba que essa praia é um pouco longe do centro, por isso demora um tempo para se chegar até lá, de ônibus são aproximadamente 2 horas, mas a vantagem é que é apenas o custo de uma passagem urbana normal.

Se você tiver alugado um carro na cidade você pode facilmente ir até essa praia dirigindo, uma indicação de pessoas que estiveram por lá é aproveitar o passeio e esticar até um lugar chamado Morisset Park, que é um local onde há cangurus, mas uma informação importante é que Morisset Park já está em outro município, mas não é tão longe se você já está ali em Palm Beach.

Palm Beach

Palm Beach

Essa praia não tem tanta estrutura para turistas, uma vez que é uma praia mais afastada e por esse motivo você dele levar o que for consumir, e depois não esqueça de recolher o seu lixo e levar embora. Por outro lado, a vantagem é que essa praia apesar de ser muito linda é bem mais tranquila que as praias mais próximas ao centro de Sydney.

Redleaf Beach

Essa praia está bem mais próxima ao centro da cidade de Sydney e apesar de não ser a mais bonita das listadas aqui é uma ótima opção para passar um tempo, comer alguma coisa nos arredores, observar o mar e as muitas embarcações que ficam à sua volta. É um local muito gostoso pelo seu conjunto da obra.

Redleaf Beach

Redleaf Beach

Avalon Beach

Esse é como se fosse um distrito de Sydney, o distrito de Avalon, ele fica a mais ou menos 37 quilômetros da cidade, essa praia é muito linda e é principalmente para quem gosta de surfe, inclusive muitos surfistas campeões mundiais já passaram por suas areias e muitos inclusive moram por ali. Uma coisa muito interessante é que apesar da praia ser muito agitada, há uma piscina para as pessoas que não surfam apreciarem o local.

Avalon Beach

Avalon Beach

Camp Cove

Essa praia está localizada dentro dos limites do Parque nacional do porto de Sydney, é um lugar cercado por grandes casas e um mar de águas muito calmas, onde é um lugar muito tranquilo para crianças e adultos, é possível fazer piquenique nas areias tranquilas dessa praia. Há uma boa estrutura para os turistas no lugar, com bares e lanchonetes nos entornos.

Essa praia que fica por perto de Watson’s Bay, possui uma linda vista dos prédios da cidade lá atrás do mar azul, é mais vazia do que as principais praias da cidade e é uma alternativa muito indicada para quem quer sair do obvio da cidade.

Camp Cove

Camp Cove

Freshwater Beach

Essa praia é umas das praias do Norte da cidade, ela conta assim como outras praias urbanas de cidade, com uma grande piscina publica, localizada em um ponto muito bonito para nadar. Essa linda praia é ótima para o surf e está localizada logo depois, da famosa praia de Manly. A praia é constantemente monitorada por uma rede de salva vidas.

Freshwater Beach

Freshwater Beach

Cronulla Beach

Essa praia é uma das mais urbanas e acessíveis da cidade, ela tem toda a estrutura que um turista pode querer para um dia na praia, no local há banheiros, restaurantes, arvores, áreas de gramado, há piscinas de pedra públicas e também itens de acessibilidade para pessoas com deficiência, tal como cadeiras de rodas disponibilizadas pela prefeitura. É uma praia bem bonita, com muitas arvores em volta o que a deixam ainda mais interessante. Há sempre salva vidas de plantão local. Além disso, há muitas opções de acomodação boas em volta dessa praia. Uma coisa que facilita também o acesso a esse local é que você pode chegar até lá por diversos transportes públicos, inclusive o transporte de trem.

Cronulla Beach

Cronulla Beach

Fora da Cidade

Há ainda algumas atrações muito interessantes que são obrigatórias para quem vai até a cidade de Sydney, mesmo elas sendo fora da cidade, em localidades muito próximas, nas zonas menos urbanas e nos estornos da grande Sydney, elas são atrações reconhecidamente importantes e interessantes, portanto, vale a esticada, já que elas também são atração obrigatória no roteiro de Sydney.

Blue Mountains

Essas montanhas recebem esse nome por causa dos tons de azul que são refletidos pelas suas montanhas dependendo da incidência do sol e do horário do dia, mas porque isso acontece muitas pessoas poderiam perguntar, acontece principalmente por causa da incidência da luz sobre os eucaliptos plantados por lá, que são muitos e que ao longo do dia vão soltando gotículas de óleo e água, esse conjunto da obra por fim produz a ilusória luz azul que vemos.

Blue Mountains

Blue Mountains

Essas famosas montanhas deram o nome do imponente parque onde elas estão situadas, que se chama Blue Mountains Nacional Park, ele é um parque muito grande que tem dentro de seus limites mais de 250 hectares de terra, tudo isso protegido, muito bem preservado e a cerca de 2 horas da cidade de Sydney, isso quando se vai de trem e sim tem acesso até lá por via ferroviária, o trem que você precisa pegar deve ter destino à cidade de Bathurst, mas você desce antes, desce na cidade de Katoomba, pois é a partir de lá que você chega até as famosas Blue mountais.

Esse lugar é considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO e não é para menos, afinal tem uma beleza extremamente exuberante, onde o verde é de se perder de vistas, é formada por muitos cânions e formações rochosas e para quem quer conhecer mais, inclusive existem tours para se andar no meio da floresta onde se vê mais de perto a vegetação e as características únicas do lugar, inclusive muitas cachoeiras.

O mais indicado para quem vai até lá é ficar hospedado na cidade e somente no outro dia ir embora, pois um bate e volta pode ser bem cansativo, principalmente se você estiver com um carro alugado, inclusive no caso de você ir de carro, se informe sobre as estradas e também sobre os pedágios que podem ter pelo caminho. Além disso, é interessante conhecer outros lugares incríveis no mesmo passeio, apenas dividido em dias diferentes.

Apesar da maior atração da região serem de fato as Blue Mountais, há outras grandes e interessantes atrações de mesmo nível de beleza e grandiosidade. Alguns exemplos dessas outras atrações são as montanhas Três Irmãs, elas são formadas por rochas e seu ponto mais alto está a aproximadamente 900 metros do solo, para ver esse monumento natural você deve ir até um lugar chamado de Echo Point.

Uma maneira interessante de conhecer o lugar e suas vistas impressionantes é a partir dos bondinhos que existem por lá, há três tipos de passeios diferentes com os bondinhos e todos eles têm vistas espetaculares, alguns andam por pontos mais altos e outros mais baixos, mas vale muito a pena o passeio. Para maiores informações e preços atualizados para a época da sua viagem, acesse o site oficial da atração: https://www.scenicworld.com.au/.

Hunter Valley

Hunter Valley

Hunter Valley

Esse lugar é fora de Sydney, mas é mais uma atração obrigatória para os turistas, uma vez que é um dos principais pontos de refúgio de final de semana dos moradores da cidade. Esse vale consiste em ser a localidade de algumas vinícolas, por volta de 100, entre elas estão as melhores vinícolas australianas, que são incrementadas com paisagens incríveis aos olhos de quem passa por lá.

Parques

Na região de Sydney há muitos parques, dos mais diversos tipos, tanto parques culturais, quanto parques mais voltados para o enfoque artístico, há parques de recreação, parques de reservas ambientais com muito verde e mata conservada, há parques com belíssimas montanhas e também parques de vida selvagem repletos de muitos animais típicos da região. Os parques são muito comuns na vida e na rotina de um cidadão de Sydney, portanto, para os turistas que chegam até lá, ao menos um ou vários devem entrar no seu roteiro de viagem.

Hyde Park

Hyde Park

Hyde Park

Esse parque fica localizado bem no centro da cidade de Sydney, mais especificamente na região conhecida como CBD (central business district), ele é público, portanto, seu acesso é ilimitado dentro de seus horários de funcionamento. Esse gigantesco parque no meio da cidade, tem mais de 16 hectares e é muito frequentado pela população local, principalmente para relaxar nos intervalos do trabalho e de aulas. Muitas pessoas pegam seus lanches e suas refeições e comem lá por dentro. Vale a visita, principalmente por ser uma atração gratuita. É um parque urbano que mantém o verde e a natureza em meio ao coração da cidade.

Royal Botanic Garden

Esse é mais um exuberante parque bem no coração da cidade de Sydney, ele vale muito a sua visita, principalmente para que você possa observar uma das melhores vistas da Ponte da Baía de Sydney, bem ao meio do jardim real, todo preservado, com muitas flores e detalhes únicos. Ao longo dos seus quase 30 hectares ele é aberto a todo público, sua entrada é gratuita e ele é mantido pelo governo da região. É um lugar muito bonito, mesmo que se for apenas para uma caminhada rápida, está perto de algumas das mais urbanas atrações da cidade.

Royal Botanic Garden

Royal Botanic Garden

Dentro do parque há vários jardins diferentes, em estilo romano, em estilo oriental e muitos outros, além disso há uma grande variedade de plantas e cores e também há alguns lagos. Tem loais para descansar, banquinhos, gramados, então aproveite sua passagem por lá da maneira mais gostosa e relaxante possível.

Featherdale Wildlife Park

Esse lugar é um verdadeiro santuário da vida animal, é uma das atrações mais procuradas e famosas da Austrália e conta com muitos animais, de todos os tipos e classificações possíveis. Esse parque de vida natural é particular e muito bem administrado. É visitado por milhares de pessoas todos os anos e inclusive, por pessoas famosas no ramo do entretenimento, como o Leonardo Di Caprio e o Will Smith.

O parque funciona desde o ano de 1972 e está localizado em uma área mais longe de Sydney, já é uma área mais fora da cidade, a mais ou menos umas 2 horas do seu centro comercial. Essa atração fica próxima às Blue mountains sendo que muitas pessoas que fazem um passeio, aproveitam para já fazer o outro.

O mais interessante deste lugar é que ele funciona com a maioria dos animais vivendo soltos pela natureza, ou mesmo que não completamente soltos, vivem em locais bem diferentes dos comuns zoológicos. São reconstruídos locais que se assemelham muito com seus verdadeiros habitats. Para aqueles que querem ver os animais símbolos da Austrália, por aqui é possível conhecer os marsupiais cangurus, os coalas e também os tão falados demônios da tasmânia.

Taronga Zoo Sydney

Taronga Zoo Sydney

Taronga Zoo Sydney

Esse parque de vida selvagem fica na cidade de Sydney, mas para chegar até ele a partir do CBD é preciso pegar um barco, balsa, ou transporte marítimo para chegar até a sua margem e de lá seguir em um bondinho até o alto onde está a entrada para a atração, dentro desse zoo estão mais de 4 mil espécies, não somente australianas, mas de animais típicos de todo mundo, inclusive animais da savana africana.

Para os animais australianos há a oportunidade de interagir com eles, pois eles são muito acostumados e treinados para conviver bem com os turistas, eles estão em uma área diferenciada que contribui para a realização dessa experiência única.

The Gap Park

The Gap Park

The Gap Park

Esse local é um dos pontos mais bonitos dos arredores de Sydney, no entanto, é um ponto onde se comete muito suicídio, pois se trata de um alto penhasco de vista para o mar. A vista é belíssima, uma pena essa sua história triste. As autoridades australianas já tomaram várias medidas de prevenção para que isso não mais acontecesse, incluindo projetos de aconselhamento no local.

Chinese Garden

Esse jardim foi inaugurado no final do século passado, no ano de 1988 e simboliza a amizade entre a Austrália e a China, ele foi projetado com inspiração em uma cidade chinesa, considerada como cidade irmã de Sydney, ela se chama Guangzou.

Esse parque vale a visita pela sua exuberante beleza, ele conta com cachoeiras, com muitas flores e esculturas, tudo na mais perfeita tradição chinesa, é um lugar muito bonito e um mundo à parte dentro da cidade de Sydney.

Chinese Garden

Chinese Garden

Observatory Hill Park

Esse parque é famoso principalmente por causa do prédio que dá nome a ele, o prédio do Observatório de Sydney, que fica dentro de suas dependências. A sua vista é a paisagem do porto de Sydney, com a mais famosa ponte da cidade vista em seu outro lado, o lado menos comum. É um belo parque, com muito espaço verde, existem lugares onde são realizados casamentos e há alguns prédios históricos dentro de suas dependências.

Observatory Hill Park

Observatory Hill Park

Prince Alfred Park

Esse parque é principalmente dedicado ao lazer esportivo, dentro dele há muitas quadras de vários esportes, principalmente para os praticantes de tênis, além de quadras há também piscinas olímpicas, é em geral um local de treinamento e também de diversão, além disso, é todo cheio de arvores e belos espaços verdes.

Prince Alfred Park

Prince Alfred Park

Paddington Reservoir Gardens

Esse parque está na porção mais ao leste da grande Sydney, ele é um parque público e muito bonito. Ele é muitas vezes comparado ao parque das ruínas que está presente na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, no entanto, esse parque australiano por muito tempo foi como uma estação para a distribuição de água da sua cidade. Após muitos anos fechado ele foi aberto ao público e atualmente proporciona uma construção bem diferente do que vemos em outros parques locais.

Paddington Reservoir Gardens

Paddington Reservoir Gardens

Centennial Parklands

Esse é na verdade um conjunto de três parques, são eles o Centennial, o Moore e o Queen’s, esses três juntos formam um complexo de mais de 300 hectares que fica na parte leste da cidade, assim como o parque citado acima.

Dentro desses parques há uma imensa área verde, hpa muitas construções históricas e memoriais, há também jardins, labirintos e belíssimos lagos, entre outras atrações, os parques de Sydney são muito bonitos e se houver tempo em sua viagem, cada um deles merece uma visita, mesmo que seja rápida.

Centennial Parklands

Centennial Parklands

Sydney Harbour National Parck

Esse parque compreende muitas praias maravilhosas, dentro dos seus mais de 300 hectares, as praias são algumas das atrações mais visitadas nesse local. Esse parque engloba muitas áreas da região conhecida como Port Jackson e é seguro dizer que algumas das praias mais belas da cidade, mais escondidas e tranquilas estão dentro desta atração. Esse parque é imperdível para os turistas e deve estar lá entre os primeiros itens da sua lista.

Sydney Harbour National Parck

Sydney Harbour National Parck

Cultura

Sydney é uma cidade de muita cultura e todos os anos recebe muitas exposições e também festivais, assim como outras expressões artísticas, como teatro, canto, circo, entre outros. Alguns dos mais importantes locais que fazem parte da cultura da cidade, ou são expressões da cultura, estão listados abaixo.

Museum of comtemporary art

Esse museu como diz o seu nome é dedicado principalmente à arte contemporânea e recebe peças vindas de todo o mundo, principalmente da própria Austrália, tem peças muito interessantes dentro de seu grande espaço e para os amantes das novas artes, das expressões atuais esse é o lugar ideal. Tem todos os tipos de esculturas, pinturas peças, inclusive de artes das comunidades aborígenes.

Art Gallery of New South Wales

Só o prédio onde está essa galeria já é uma obra de arte, no entanto, ela é muito mais que isso, ao longo dos seus mais de 100 anos de história, uma vez que funciona desde o final dos anos 1800.

Essa é provavelmente a mais importante galeria de todo o país e uma das mais importantes do mundo, por aqui já passaram obras de grandes nomes da arte mundial. Há uma galeria exclusiva de arte oriental. Essa galeria definitivamente é parte da história da cidade.

St. Mary Cathedral

Essa catedral é muito antiga e remonta à época da colonização britânica, ela impressiona pela sua beleza e sua arquitetura imponente, mesmo sendo um templo religioso, ele vale a visita de todos os turistas, pela paisagem do local e para apreciar sua beleza única.

Onde Ficar

Há muitas opções de hospedagem na cidade de Sydney, há opções para os mais diversos tipos de turista e dependendo dos seus planos de viagem, eles podem casar mais com um bairro do que com outro. A seguir listaremos algumas indicações por região.

CBD ou Central Business District: Local mais empresarial da cidade, indicado principalmente para quem vai fazer negócios, a vantagem é que fica perto de muitos pontos turísticos e das saídas dos transportes públicos.

Central Business District

Central Business District

The rocks: É uma área muito turística e onde ficam muitos navios que chegam a cidade, está perto das atrações turísticas e oferece muitos hotéis.

Darling Harbour: Tem a vantagem de ser o lugar de onde saem a maior parte das embarcações e das atrações, além disso tem uma cara bem americana, com várias opções de lanchonetes.

Bondi: Essa região é mais para os surfistas, pois está cerca de pelo menos meia hora afastada das principais atrações, mas muito perto de uma das melhores praias para surf.

Surry Hills e Darlinghurs: principal ponto da comunidade LGBT e um dos bairros mais descolados da cidade, tem uma noite mais agitada e lembra o moderno e despretensioso Soho nova iorquino.

Newton: É o lugar para os mais descolados de todos, é um bairro bem moderno e diferente, não é tão central, mas tem trem para todos os cantos desejados.

Alimentação

Neste tópico uma dica, um dos grandes clássicos australianos é o frango com fritas, ou frutos do mar com fritas, é servido em quase todos os restaurantes, não deixe de experimentar, pelo menos as fritas se por acaso você for vegetariano.

Locomoção na Cidade

A cidade conta com um bom sistema de transporte público, seja para os moradores, ou seja, para os turistas. Se você turista decidir por alugar um carro para se locomover saiba que a maior parte da circulação de veículos por lá se dá nas estradas e bem menos pelas vias urbanas.

No centro da cidade um dos principais meios de locomoção são os trens urbanos, que funcionam diariamente, eles cobrem cerca de 110 quilômetros ao longo da área metropolitana da cidade. Há também o transporte por ônibus, que cobrem toda a cidade, até os pontos mais distantes, há os táxis, os ubers e também o transporte marítimo, principalmente as balsas, que levam os moradores e turistas para vários pontos da cidade.

Além dos trens tem também o metro de Sydney, que é um dos mais modernos do mundo, ele transporta milhares de pessoas todos os dias, levando-as nos mais diversos pontos da cidade, até mesmo para as áreas mais afastadas do centro. São mais de 950 quilômetros de trilhos por onde passam os trens, isso é distribuído em cerca de 180 estações da capital.

Há também alguns trens menores que circulam em áreas limitadas e também alguns trens aéreos, eles funcionam principalmente nas regiões mais movimentadas e com maior fluxo de pessoas no local.

O aeroporto internacional da cidade, não é muito grande, mas têm aguentado bem o fluxo de pessoas que chega até lá. Ele fica em um distrito de Sydney, ou melhor, em um bairro mais afastado chamado de Mascot, que fica por volta de 8 quilômetros do centro comercial da cidade, seu nome oficial é Aeroporto Internacional Kigsford Smith.

Existe uma discussão sobre o seu tamanho e isto é motivo de constantes debates na cidade, no entanto, a sua expansão causaria muitos efeitos negativos sobre a população local. A partir do aeroporto há vários meios de transporte para chegar até o centro da cidade ou até as principais regiões, inclusive trens, mas como eles não funcionam só no aeroporto, algumas vezes podem estar lotados quando passam por lá. Você pode ainda combinar com o hotel algum translado, há hotéis que já oferecem esse serviço normalmente.

Como Chegar

A Austrália está bem distante do Brasil, por esse motivo os voos nunca vão direto até lá, devido às muitas horas de viagem que são necessárias, normalmente podem ocorrer paradas na África do Sul, ou em alguma outra cidade do continente africano, ou ainda uma parada muito comum é na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A escala aérea pode ser de apenas algumas horas ou ainda de mais de um dia dependendo do voo, escolha o que for melhor para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Oceania

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *