O Estado de Israel, é um país no sudoeste da Ásia. É um estado predominantemente judaico e uma das poucas nações não-árabes no Oriente Médio. Israel foi criado em 1948 na Palestina, um território britânico antes disso. Sua criação, sancionada pelas Nações Unidas, foi a realização de um sonho de longa data por uma pátria judaica na Terra Santa, uma pátria aberta para todos os judeus do mundo. Com o surgimento de Israel veio um amargo conflito árabe-israelense, em que os árabes protestam contra a perda de terras por eles ocupadas. Quatro guerras entre árabes e israelenses, desde então foram travadas, a última delas ocorreu em 1973.
Geografia
As fronteiras de Israel são com o Egito, a Jordânia, a Síria e o Líbano. As linhas de armistício acordado no final da luta, em 1949, serviram como limites até a guerra de seis dias, ocorrida em 1967. A área dentro destes limites é 8.130 milhas quadradas (21.056 km2). A Guerra dos Seis Dias terminou com Israel ocupando a Faixa de Gaza e a Península do Sinai no Egito, Jerusalém Oriental e todo o oeste do território jordaniano (Cisjordânia), e as Colinas de Golã, na Síria. O Sinai, a maior das áreas, foi devolvida ao Egito em partes, durante os anos de 1974 até 1982. Em 1994, na sequência de um acordo de paz com a Organização de Libertação da Palestina, a ocupação israelense da Faixa de Gaza e de Jericó (na Cisjordânia) terminou. Mais acordos de paz foram selados ainda em 1995, o que levou à retirada israelense da maior parte das áreas palestinas da Cisjordânia.
Comércio Exterior
Um dos principais problemas de Israel é uma grande defasagem entre o seu balanço anual de pagamentos. Essa defasagem é causada principalmente por despesas com a defesa no estrangeiro e a importação de grandes quantidades de matérias-primas, bens industriais e máquinas. Seu alto custo total é apenas parcialmente compensado pelas exportações de Israel, contribuições e empréstimos estrangeiros, e os pagamentos de reparação. As exportações incluem diamantes lapidados, frutas cítricas, alimentos processados, têxteis, vestuário, produtos eletrônicos e produtos químicos. Os Estados Unidos é o principal parceiro comercial de Israel e o mais importante, tanto para importações como para exportações. O maior volume do comércio exterior do país, no entanto, é com os países da União Européia.
Governo
Israel não tem constituição escrita, mas tem uma série de leis fundamentais que passaram desde que o estado foi formado em 1948, e é uma democracia parlamentar. A autoridade suprema pertence ao Knesset (Assembleia), uma legislatura eleita por quatro anos em representação proporcional. Todos os cidadãos israelenses de 18 anos podem votar. O Knesset elege o Presidente da República para um mandato de cinco anos. Seus poderes são essencialmente cerimonial. O poder executivo é exercido pelo primeiro-ministro e gabinete, responsável perante o Knesset. O primeiro-ministro é escolhido pelo Knesset através de um sistema parlamentar.