Planejando visitar a Holanda, mas não conhece muito sobre esse país? Não se preocupe, acompanhe agora tudo sobre a Holanda: um pouco de sua história, algumas características importantes sobre o país, e detalhes sobre o turismo no local, desde como chegar até os pontos turísticos mais conhecidos.
A Holanda com certeza é um país lindo, quem o escolher visitar será agraciado com um clima ameno, belas paisagens planas, muitos campos de tulipas, rotas de ciclismo e inúmeros moinhos de ventos. O país possui cerca 412,1 habitantes por quilômetro quadrado (estimativa de 2018), totalizando 17,18 milhões de pessoas em um território total de 41.543 quilômetros quadrados.
Onde Fica a Holanda?
O país também é chamado de Países Baixos, e está localizado na Europa Ocidental. A Holanda faz fronteira com a Alemanha e a Bélgica. O país tem baixa atitude, sendo a maioria dos seus moradores vive em áreas abaixo do nível do mar.
Pela baixa atitude, os moradores do país aprendem desde crianças a lidar com a água e a fazer construções relacionadas a elas, como diques para otimizar os recursos naturais.
Breve História da Holanda
Para se conhecer um país é necessário saber um pouco da sua história, para conseguir compreender melhor os aspectos relacionados à sua cultura local.
Durante o século I a.C. o território atual da Holanda era habitado pelos germânicos, que permaneceram no local até por volta do século IV, quando grande parte dos territórios começou a ser conquistado pelos francos, tal conquista se estendeu até o século VIII. O território também foi habitado pela Casa de Borgonha e pelos Habsburgos austríacos.
O território era dividido em sete províncias, que se uniram no ano de 1579, se tornando a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos. No século XVII o país entra na sua “época de ouro”, é quando ele se torna uma grande potência, tanto colonial, com assentamentos espalhados elo mundo, como marítima.
É de grande destaque da “época de ouro” da Holanda o surgimento de grandes artistas, como Rembrandt e Vermeer, reconhecidos mundialmente como “Velhos Mestres”, e que possuem obras exibidas no mundo todo. O país também é terra de Vincent Van Gogh, um das figuras mais importantes da arte ocidental.
Nos séculos XVII e XVIII o país tem o declínio da sua “era de ouro”, isso ocorre pela perda de tecnologia em relação aos países vizinhos, além das guerras travadas com outros países europeus, como a Espanha, Inglaterra e a França. No século XVII o país é dominado pela França, e passa a ser chamado de República Batava, depois, Reino da Holanda, sendo anexada a França.
Após a separação da França conquistada em batalha, no ano de 1815, onde Napoleão foi derrotado, a Holanda se une a Bélgica para formar o “Reino Unido dos Países Baixos”, que existe até o ano de 1830, quando a Bélgica se retira da União para formar um reino sozinho.
Durante a Segunda Guerra Mundial o país foi invadido e ocupado pelos nazistas.
No século XX a maioria das colônias holandesas conquistou independência. O Reino da Holanda é formado pelos países: Holanda, Aruba, Curaçao e St. Maarten.
A capital da Holanda é a cidade de Amsterdã, que possui cerca de 825 mil habitantes (estimativa de 2019). A cidade fica na província da Holanda do Norte, no lado oeste da Holanda. E apesar de ser a capital, a sede do governo fica na cidade de Haia.
Apesar da sua população total não ser tão expressiva, por ser um país de território pequeno, ele é um dos mais populosos da Europa.
Língua e Cultura da Holanda
A língua oficial do país é o holandês, mas grande parte da população fala de maneira fluente também o inglês, por isso, os turistas que compreendem o inglês não passam nenhum aperto visitando o país.
O país conta com uma cultura muito rica, abrigando e misturando diferentes tradições e também religiões. Por muitos anos a Holanda acolheu pessoas de várias nacionalidades, por isso, tanto as tradições são diversas, como o seu povo se mostra muito acolhedor.
Possui cidades grandes agitadas, além de cidades pequenas acolhedoras e inúmeras belezas naturais. É um país muito seguro, com o índice de criminalidade muito baixo. Muito conhecido pelas suas tulipas, moinhos de vento, deliciosos queijos, muitas bicicletas e os tradicionais tamancos coloridos de madeira.
É um país exemplo quando se trata de liberdade e tolerância em vários aspectos. Na Holanda são legalizados: a maconha, o aborto e a prostituição, além de respeito pelas diferentes sexualidades. No país existe uma liberdade muito grande, as pessoas podem andar como quiserem, se portarem e se vestirem da maneira que lhes agradar.
Dados Culturais E Sociais Relevantes:
- Sua população é formada em 96% de neerlandeses, e os outros 4% por guianeses, indonésios e outros grupos étnicos.
- A religião com maior número de praticantes no país é o cristianismo, com 54%, desses: 33% são católicos, 14% são da Igreja Reformista Holandesa e 7% são calvinistas. Além disso, 4,1% da população pratica o islamismo, 0,5% pratica o hinduísmo, 2,4% da população é praticante de outras religiões, e 39% da população não pratica nenhuma religião.
- A taxa de analfabetismo do país é de somente 0,85%. (dados de 2017).
- O país tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano, de 0,931.
- A expectativa de vida ao nascer na Holanda é de 82 anos de idade.
A Economia da Holanda
A moeda oficial da Holanda é o euro desde o ano de 2002, e a renda per capita é de USD 55 mil.
O país tem uma das maiores economias da zona do euro, possuindo relações industriais estáveis, desemprego e inflação com baixos índices. No setor agrícola destacam-se as produções de batata, beterraba, legumes, cereais e fruta. No setor pecuário destacam-se as criações bovinas, aves e suínas. No setor de mineração destaca-se a produção de petróleo e gás natural. No setor industrial há destaque para as áreas de alimentos, petroquímica, química e máquinas.
Divisão Administrativa Do País
O país é dividido em doze províncias. Confira todas as províncias abaixo e suas respectivas capitais abaixo:
- Noord-Holland (capital Haarlem);
- Zuid-Holland (capital Den Haag);
- Noord-Brabant (capital Den Bosch);
- Limburg (capital Maastricht);
- Flevoland (capital Lelystad);
- Gelderland (capital Arnhem);
- Utrecht (capital Utrecht);
- Groningen (capital Groningen);
- Friesland (capital Leeuwarden);
- Zeeland (capital Middelburg);
- Drenthe (capital Assen);
- Overijssel (capital Zwolle).
As Maiores Cidades Da Holanda:
- Amsterdam;
- Rotterdam;
- Haia;
- Utrecht;
- Eindhoven.
Como É a Holanda Geograficamente?
O país tem um relevo quase que completamente plano, com quase um quarto do território abaixo do nível do mar. Desde a Idade Média os povos do território constroem diques e canalizam a água, dessa forma conseguiram uma porção de terra que poderia atualmente estar em baixo da água. 15% da área do país é área de mar de foi drenado, essa drenagem é feita a partir dos moinhos de vento de forma constante.
No sul do país a área possui mais de 100 metros de altitude, sendo o seu ponto mais alto o Monte Vaalserberg, com 332 acima do nível do mar.
Os principais rios do país são o Reno, que nasce nos Alpes suíços e entra no território holandês pelo oeste, o Waal, um difluente do Reno formado próxima a fronteira com a Alemanha e o Mosa, que nasce em território francês e entra no país pelo oeste.
O clima do país será comentado mais abaixo.
Agora que você já sabe um pouco de tudo sobre a Holanda, vamos falar mais sobre o turismo nesse país, que é bem pouco explorado pelos brasileiros.
Turismo na Holanda
Conhecer a Holanda pode te impressionar em duas formas diferentes. Uma parte do país, a capital Amsterdã, apresenta um pensamento progressista, tolerante, encontrando um mundo bem diferente do Brasil, com liberdades e meio de vida bem diferente. Mas também é possível visitar o país pelas suas belezas naturais, essas, intocáveis, agradam qualquer estilo de turista, além disso, conta com atrações culturais que impressionam qualquer apreciador de arte.
Como Chegar Até a Holanda?
Partindo das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Recife, há voos diretos para a Europa. O desembarque dos voos é feito no aeroporto Schiphol, que se encontra a 20 quilômetros da capital do país.
Se você vai visitar a Holanda a partir de outros países europeus, algo bem comum entre os brasileiros que visitam o continente encontrará voos saindo de todos os países diretos para a Amsterdã, desde as linhas mais caras até as de baixo custo. Além disso, é possível ir para o país de trem, algo bem comum entre os turistas também, uma maneira de fazer uma viagem tranquila e apreciar a paisagem.
Como Circular Na Holanda?
A maneira mais fácil de circular no país é de trem, para ir de uma cidade a outra, isso por que as ferroviárias são bem localizadas e tem uma boa estrutura, partindo para as cidades mais visitadas do país. É possível também viajar dentro do país de ônibus.
Agora, para se locomover dentro das cidades, o mais recomendado é o uso de bicicletas. O país conta com uma infraestrutura muito boa de ciclovias, além de contar com motoristas que respeitam os ciclistas, e faixas que vão até locais que os ônibus não, por exemplo. Todas as estações de trem contam com estacionamentos de bicicletas, por isso, uma boa opção é alugar uma bike e sair pedalando e apreciando a paisagem do país.
Para quem não gosta desse meio de transporte, é possível alugar um carro, apesar de ser difícil conseguir estacionar nas cidades grandes, ou ainda utilizar o transporte público, que é bem limpo, seguro e de qualidade.
Onde Ficar na Holanda?
Em todo o país há pousadas, hotéis e albergues de qualidade, variando em seus preços. Conta com diversos estabelecimentos centrais que possuem uma qualidade que pode ser considerada “baixa” (alguns nem possuem banheiros privativos), mas com uma localização que vale a pena.
Confira alguns locais para se hospedar em duas cidades do país: Amsterdã e Roterdã.
Hospedagem em Amsterdã
Muito provavelmente se você vai visitar a Holanda, irá passar a maioria dos seus dias em Amsterdã, que conta com inúmeras atrações turísticas. A capital claramente conta com opções de hospedagem para todos os gostos e que cabem em todos os orçamentos. Confira abaixo algumas delas:
- Opção mais cara: Sofitel Legend the Grande Amsterdam. Está localizado no endereço Oudezijds Voorburgwal 197, Amsterdam Centrum, 1012. Esse hotel se situa em um antigo convento do século XV, sendo basicamente uma atração turística em forma de hospedagem. Seus quartos possuem máquinas de café e camas extremamente confortáveis, além de serviço de quarto 24 horas por dia. Parte da experiência de se hospedar no local é comer em seu restaurante e visitar o SPA com piscina aquecida. Perfeito para quem não quer economizar na hospedagem.
- Opção intermediária: New West Inn Amsterdam. Está localizado no endereço Reimerswaalstraat 5, Osdorp, 1069 AE Amsterdam, Nederland. Encontra-se somente a 10 minutos da rodovia A10, possui um ótimo custo benefício. O café da manhã é bem variado e possui um bar e um restaurante. Oferece serviço de shutter a partir do aeroporto Schipol. É uma opção com ótimo custo benefício.
- Opção mais barata: Courtyard by Marriott Amsterdam Arena Atlas. Está localizado no endereço Hoogoorddreef 1, Amsterdam Zuidoost, 1101 BA Amsterdam. Fica no distrito comercial da cidade, bem próximo a Amsterdam Bijlmer Arena. Possui um bar e um restaurante, seus quartos são confortáveis e bem equipados.
Hospedagem em Roterdã
A cidade de arquitetura moderna e vida noturna badalada, atrai os turistas mais animados. Confira algumas opções de hospedagem caso você deseje passar alguns dias em Roterdã:
- Opção mais cara: Mainport Design Hotel. Está localizado no endereço Leuvehaven 77, 3011 EA Rotterdam, Nederland. Possui acesso livre ao SPA Heaven e o Wellness club H20, com diversas opções de tratamentos de beleza. Os quartos possuem camas de tamanho enorme, banheira, frigobar e ar condicionado, alguns apresentam sauna e hidromassagem. Conta com um restaurante para café da manhã e um menu elaborado para jantar.
- Opção intermediária: CitizenM Rotterdam. Localizado no endereço Gelderse plein 50, 3011 WZ Rotterdam. Possui quartos modernos, lanchonete, espaço para café da manhã, além de estar muito bem localizado, em frente à estação Blaak do metrô e outras atrações da cidade.
- Opção mais barata: Hotel Orion. Localizado no endereço Zwaerdecroonstraat 40, Delfshaven, 3021 WV Rotterdam. O hotel é bem bonito, com um bar e jardim, e seus quartos possuem TV a cabo. A localização é ideal para quem quer conhecer a cidade caminhando.
Quando Visitar a Holanda?
Se está planejando visitar a Holanda e quer saber qual a melhor época para tirar as suas férias e ir até o país, a maneira mais correta de determinar a melhor época é a partir do conhecimento do clima que existe por lá.
Já adianto que o clima da Holanda é instável e o país possui chuvas intensas. Normalmente as chuvas são constantes, porém, não são tão fortes. Vamos conhecer como é cada estação do ano no país:
- Outono: O outono na Holanda vai de outubro a dezembro. Essa não é considerada a melhor época para visitar a Holanda, porém, é um período bem bonito no país. No outono as folhagens mudam de cor trazendo um tom laranja lindo aos campos, porém, as chuvas são constantes e os dias são curtos. As temperaturas não são menores que 5 graus, no geral um clima ameno.
- Inverno: O inverno na Holanda vai de dezembro a março. Os dias no inverno são muito curtos, com o sol nascendo por volta das 8 horas da manhã e se pondo as 16h30. Além de curtos os dias são cinzas e o clima é frio, porém não chega a temperaturas negativas. As árvores ficam totalmente sem folhas, deixando a paisagem menos impressionante. Apesar de não ser uma época boa para visitar o país em relação ao clima, a gastronomia nessa época é bem mais interessante.
- Primavera: A primavera na Holanda vai de março a junho. Essa é considerada por muitos a melhor época para visitar o país. Os dias de primavera são extremamente longos, pois o sol se põe por volta das 22 horas. Entre abril e maio os campos de tulipas começam a florescer. As chuvas diminuem, a temperatura é bem agradável, ficando entre 13 e 26 graus.
- Verão: O verão no país vai de junho a setembro. Esse é um período muito alegre no país, apesar das suas chuvas serem meio incertas. A temperatura fica na casa dos 20 graus. A vegetação está bem verde e bonita. Os holandeses ficam animados nessa época, fazendo churrascos nos parques e velejando nos lagos.
Mas Então, Qual É a Melhor Época?
Apesar de ser muito pessoal qual o seu clima preferido, a melhor aposta é entre o final de abril e o começo do maio. Nessa época haverá dias de sol que duram bastante e você verá os campos de tulipa, que são o principal cartão postal do país.
Gastronomia da Holanda
Se você é do tipo que adora comer, pode até não achar a Holanda um bom país para turismo, já que a gastronomia do local não é assim tão popular. Mas isso não significa que o país não conta com diversos pratos que vão te deixar bem satisfeito.
A comida mais popular da Holanda com certeza são os queijos nativos Gouda e Edam, mas para além deles há diversos outros pratos gostosos e inesquecíveis. O país conta com vários restaurantes étnicos, sendo bem fácil encontrar culinária francesa, mexicana, indonésia, japonesa, grega, dentre outras.
Uma curiosidade interessante é que há os cafés ou bares do país as vending machine, que são “gavetinhas” onde é possivel escolher um snack ou salgado. Vamos conferir agora alguns pratos típicos da Holanda e que você não pode deixar de experimentar em sua visita ao país:
- Bitterballen: O bolinho é um croquete recheado com ragu de carne, e acompanhado de mostarda. Um dos petiscos mais famosos do país.
- Kassoufflé: Parece um risole de queijo, é empanado e a sua massa é bem fina, com um queijo quente e derretido por dentro.
- Frikandel: É feito com uma salsicha sem pele, servido em um pão e comido junto de fritas, normalmente é acompanhado com molho curry.
- Kroket: É um bolinho que parece bastante com o croquete brasileiro, algumas vezes é servido no pão.
- Queijos: Os queijos fabricados seguindo os métodos tradicionais do país são deliciosos. O país conta com várias feiras de queijo onde é possível provar o melhor queijo holandês.
- Stroopwafel: É um wafel de massa bem fina, recheado com uma calda espeça de açúcar e especiarias.
- Haring: é um peixe conservado na salmoura, um petisco bem tradicional do país. A tradição não é somente no consumo do alimento, mas, na forma em que ele deve ser comido, é preciso levantar o peixe com as mãos e o queixo, deixando escorrer pela garganta. Para quem achar a forma muito estranha, ele pode ser servido no pão.
- Kibbeling: pequenos pedaços de file de peixe frito, acompanhado de molho que pode ser de alho, maionese ou cocktail.
- Patat: As nossas tão apreciadas batatas fritas também são apreciadas no país, geralmente servidas em cones de papel e acompanhadas de maionese ou outro tipo de molho.
- Erwtensoep: Uma tradicional sopa de ervilha com diversos legumes, carne de porco e chouriço. É ideal para o inverno. Geralmente é servida com pão de centeio e bacon.
- Stamppot: Batata amassada com legumes e geralmente uma carne embutida.
- Vla: Um creme de baunilha que é uma ótima sobremesa, e pode ser encontrado em qualquer supermercado.
- Hagelslag: é um chocolate granulado que é servido no pão no café da manhã.
- Pindakaas: Manteiga de amendoim, usado em várias comidas típicas do país e também para comer com pão.
- Krentenbol: Pão de passas.
- Brabantse worstenbroodjes: mini pão recheado com salsicha, bem tradicional da região de Brabant.
- Poffertjes: Mini panquecas polvilhadas com açúcar de confeiteiro.
- Pannekoeken: Panqueca bem fina, que parece um crepe, servida com vários recheios como calda de açúcar, maça ou bacon.
- Appeltaart: torta de maçã que pode ser servida com chantilly ou não.
- Oliebol: bolinho de massa doce frito, se assemelha aos bolinhos de chuva, são comidos durante o Ano Novo.
- Limburgse Vlaai: torta bem típica do sul do país, recheada de frutas.
- Bossche bol: um profiterole gigante recheado de chocolate.
Quais as Cidades Mais Visitadas Da Holanda?
Como você já pode ter notado, a Holanda apesar de pequena é bem diversa. Portanto, conta com diversas cidades belíssimas, cada uma delas com atrações diferentes. Confira então as dez cidades que são perfeitas para conhecer um pouco mais desse país:
- Amsterdã: Se tratando da Holanda, Amsterdã sempre será a primeira cidade a ser lembrada, e isso não ocorre somente por ser a capital do país, e sim por ser uma cidade linda, com belos canais que a cortam completamente, e lindos destinos para se conhecer pedalando. A cultura na cidade é intensa, com passeios para todos os tipos de gostos, como museus, construções históricas e monumentos.
- Roterdã: A cidade possui o maior porto da Europa e para, além disso, é a cidade mais moderna do país (ela foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial). Possui construções incríveis modernas e diferentes.
- Haia: É a sede do governo no país, conta com várias atrações, como parques, palácios e museus.
- Maastricht: É uma cidade universitária e por consequência disso, bem agitada. Além disso, possui um patrimônio histórico medieval bem preservado.
- Utrecht: É uma das cidades mais antigas do país, com um centro histórico rico, monumentos, canais e museus.
- Delft: Cidade natal do famoso pintor Vermeer, é bem gostosa de visitar.
- Giethoorn: Uma cidade que parece cenário de um filme possui canais que a cortam por completo, pontes feitas de madeira e casas com telhado de palha.
- Gouda: Para quem ama queijo é a cidade perfeita para uma visita, ainda conta com mansões medievais bem legais para um passeio.
- Lisse: Se você quer conhecer o cartão postal da Holanda precisa visitar Lisse para conseguir apreciar os mais de 32 hectares de campos de tulipas.
- Kinderdijk: Outro cartão postal importante do país são os moinhos de vento, e essa cidade conta com um dos principais conjuntos do país, que foi inclusive declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
- Wijk bij Duurstede: É uma vila pequena perto de Amsterdã, que foi um centro comercial importante durante o período viking no passado. Possui um museu bem interessante, castelo e muitas galerias e ateliês de arte.
- Monnickendam: A cidade é bem pequena, possui muitos monumentos históricos e ruas charmosas.
Quais Os Pontos Turísticos Mais Famosos Da Holanda?
É muito interessante conhecer os pontos mais visitados de um país, pois a partir deles é possível selecionar os locais que você quer visitar e então saber quanto tempo você irá permanecer em cada cidade visitada.
- Casa de Anne Frank:
É um museu muito visitado e possui uma história muito forte, está localizado em Amsterdã. É a antiga casa de Anne Frank, onde ela se escondeu junto com a família durante a perseguição nazista da Segunda Guerra Mundial. Anne Frank escreveu o “Diário de Anne Frank” um relato emocionante de tudo que viveu.
Se você se interessa por história essa é uma visita imperdível, você com certeza ficará arrepiado de adentrar o ambiente, que possui um clima geral muito emocionante.
A maioria dos ingressos do museu (80%) é vendida antecipadamente, por isso é uma boa comprar os ingressos bem antes. A entrada para adultos é de 10,50 euros, para pessoas entre 10 e 17 anos de idade é 5,50 euros, e para crianças menores de 9 anos de idade é de 0,50 euros. O museu funciona do dia primeiro de abri ao dia primeiro de novembro todos os dias das 9h até as 22h, do dia trinta de maio o funcionamento é das 8h30 as 22h, e do dia primeiro de novembro ao dia primeiro de abril o funcionamento é das 9h até as 19h.
- Zaanse Schans
São vários moinhos de vento lado ao lado de várias casas, com um campo de tulipas à frente, localizado na cidade de Zaandam. Os edifícios de moinhos são históricos e muito bem preservados. Além disso, é possível encontrar fábricas de queijo no local e venda de tamancos de madeira.
O lugar parece um parque temático de tão perfeito, bem típico da Holanda nos séculos XVII e XVIII, mas é um bairro residencial, o que deixa ainda mais interessante. A visita no local é gratuita, podendo ir a qualquer hora.
- Keukenhof
Para os amantes da natureza essa é uma visita indispensável, é o maior jardim de flores do mundo, com mais de 7 milhões delas espalhadas por 32 hectares de terra. São mais de 800 variedades de tulipas, distribuídas de maneira perfeita em 15 km de trilhas. A paisagem é impressionante, o colorido perfeito das flores se destaca durante os dias de sol.
Qualquer um que visita Keukenhof volta impressionado, o local é realmente encantador e parece um sonho. O jardim só fica aberto durante a primavera, para chegar até ele é preciso ter um transporte, pois fica a 40 km de Amsterdã.
A entrada no jardim custa 17 euros para adultos, 8 euros para crianças de 4 a 17 anos e abaixo disso a entrada é gratuita. Para grupos de mais de 20 pessoas a entrada é de 14,75 euros. O jardim funciona diariamente durante a primavera das 8h até as 19h30.
- Praça Dam
É um ponto turístico muito interessante da Holanda, e, além disso, é um ponto histórico de grande significado para a população do país. Localizada no centro de Amsterdã, foi palco de grandes protestos durante as décadas de 80, 70, 60 e 30, antes disso, foi nesse local que esteve localizada a primeira represa do rio Amstel no século XIII, e ainda antes disso foi palco de atos de violência.
Mesmo tendo uma história conturbada, atualmente a praça é um local tranquilo com muitos pontos turísticos interessantes, nela está localizado o Palácio Real e a Nieuwe Kerk (um belo centro religioso). Pertinho dela encontram-se outros pontos turísticos, como a casa mais estreita do mundo.
- Voldenpark
É o maior parque de Amsterdã e o mais famoso da Holanda, possuindo 47 hectares de área verde bem no centro da cidade. É um local perfeito para passar uma tarde ensolarada, fazer uma caminhada, ler um livro, enfim, um passeio bem tranquilo para recarregar as suas energias.
- Kasteel de Haar
Localizado em Utrecht, é o maior país da Holanda. Fica um pouco distante da capital, mas é um passeio que vale muito a pena. O monumento tem uma construção neogótica e foi reconstruído entre os séculos XIX e XX. O castelo é rodeado por um belíssimo parque.
O cenário é bem romântico e paradisíaco, digno de um filme de princesas. Perfeito para conhecer esse tipo de arquitetura e também fazer uma bela sessão de fotos. É possível comprar ingressos para a visita antecipadamente, a entrada para adultos custa 17 euros, para crianças até 4 anos é gratuita e até 12 anos custa 11 euros. O parque também cobra entrada, 6 euros para os adultos e 4 para as crianças de 4 a 12 anos. O castelo funciona todos os dias das 11h as 17h, e o parque abre mais cedo, as 9h.
- Canais de Amsterdã
Os canais da capital são um dos pontos turísticos mais tradicionais de todo o país. Possui mais de 100 km de extensão, 1500 pontes e 90 ilhas. Em um passeio em todos os canais seria possível notar mais de 1550 monumentos ao longo deles. Não é atoa que a capital é comumente chamada de Veneza do Norte.
É o cartão postal da cidade, sendo os principais: Keizersgracht (Canal do Imperador), Herengracht (Canal dos Patrícios) e Prinsengracht (Canal do Príncipe). O passeio é gratuito para quem quer caminhar ou pedalar entre as pontes, e pode ser feito em qualquer horário do dia.
- Museu Van Gogh
O Museu possui o maior acervo de obras do artista do mundo todo, considerado um dos mais influentes dos últimos tempos, é uma visita de única e necessária, até para aqueles que não são grandes fãs da arte. Ver de perto as obras originais do artista é algo incomparável.
O museu funciona em horários especiais dependendo da época do ano, mas no geral encontra-se aberto das 9h até às 18h. O horário entre as 11h e às 15h é o mais movimentado. A entrada custa 19 euros para adultos na visita simples, e 24 euros para a visita com guia multimídia, crianças de até 17 anos não pagam.
- Rijksmuseum
Localizado em Amsterdã, é o Museu Nacional da Holanda, um de seus principais pontos turísticos. Nele estão reunidas muitas obras da “idade de ouro” do país, incluindo trabalhos de Jacob van Ruisdael, Johanne Vermeer e Rembrandt van Rijn.
A entrada custa 19 euros para adultos comprando o ingresso online e 20 comprando na bilheteria, e crianças de até 18 anos não pagam. O Museu funciona todos os dias das 9h até as 17h.
- Westerkerk
É a Igreja mais popular de Amsterdã, com uma torre de 85 metros impressiona pela sua arquitetura. A Igreja foi palco do casamento da ex-rainha Beatrix no ano de 1966, além disso, os restos mortais do pintor Rembrandt estão no local.
- Passeio De Barco Em Leiden
A cidade de Leiden abriga a Universidade mais antiga do país, além de ser a cidade natal de Rembrandt, conta com belíssimos canais. É uma ótima cidade para visitar e passear de barco apreciando sua paisagem.
Extra: O Red Light District
Quase o mundo todo conhece o Red Light District, em tradução: Distrito da Luz Vermelha, se você não conhece pelo nome, com certeza já ouviu falar sobre o bairro, que possui ruas com vitrines onde prostitutas ficam expostas.
A partir do ano de 2020 o turismo guiado no bairro será proibido, a medida foi tomada para preservar o trabalho das mulheres que trabalham nas vitrines, afinal, elas em si não são um ponto turístico, além disso, as visitas turísticas muitas vezes atrapalham o trabalho das mesmas.
Mas claro todo mundo que já ouviu falar desse bairro tem curiosidade de saber como ele é. As primeiras vitrines no bairro surgiram no século XVII, e o movimento era controlado pelo Xerife. O bairro conta com cerca de 290 janelas, que funcionam 22 horas por dia, todos os dias. As luzes neon avermelhadas nas vitrines acabaram dando nome ao bairro.
Claro, esse não é um passeio para os conservadores, apesar de o bairro contar com outras atividades.
Para ficar nas janelas as profissionais pagam pelo aluguel do espaço (cerca de 120 euros por turno de 11 horas), além de custear os produtos de higiene pessoal, roupa de cama, água, luz, etc, e os donos do espaço garantem a higiene e segurança do local. O programa é feito ali mesmo, atrás das vitrines, com as cortinas fechadas, e o preço médio é de 50 euros por 15 minutos, sendo que cada prostituta escolhe o seu preço.
No ano de 2000 as prostitutas que ficam nas vitrines foram legalizadas, tendo o seu serviço registrado como autônomo e pagando impostos, tendo direito a dois meses de férias por ano. O bairro conta com câmeras 24 horas para proteção das trabalhadoras e turistas. As janelas azuis indicam profissionais transexuais. Há uma esquina chamada de Spanish Corner, onde é possível encontrar profissionais latinas.
Extra: Cannabis Tour
A Holanda é um país bem tolerante e em Amsterdã a liberdade é ainda mais pregada. No país assuntos que são tabu e polêmica em vários lugares são tratados de forma bem tranquila. Um desses assuntos é o consumo de drogas “leves”, como a Cannabis (maconha), o país é tolerante ao consumo, mas proíbe o tráfico.
Apesar de ser tolerante, a maconha não pode ser consumida no meio da rua, para organizar o governo regularizou os “coffeeshops”, que são de grande procura dos turistas (um terço do turismo do país é para o Cannabis tour), só é possível consumir a planta nas cafeterias, por pessoas maiores de 18 anos de idade e só pode ser comprado 5 gramas por dia.
Os coffeeshops não vendem bebidas alcoólicas, mas vendem café e bolinhos feitos com maconha. Você pode contratar um passeio que dura no máximo 2h30min, onde um guia leva você aos principais coffeeshops da cidade.
A grama da cannabis custa em torno de 14 euros e há diversos tipos, cada uma provocando um efeito.
Very beautiful and wonderful
Hashim Althamra