A cidade de Veneza é considera a cidade mais romântica da Itália, sendo classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, faz parte dos sonhos de qualquer um visitar o local, que está com certeza na lista das cidades mais belas de todo o mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse local tão famoso, e conferir algumas dicas de turismo para quem está pensando em se aventurar em Veneza.
Sobre Veneza
A cidade está localizada no nordeste da Itália, e é formada por um complexo de 117 ilhas, que são separadas por canais e ligadas por mais de 400 pontes. A parte continental de Veneza conta com 130,03 quilômetros quadrados, possuindo cerca de 180 mil habitantes, já nas ilhas do centro da lagoa há cerca de 60 mil habitantes, e as ilhas do estuário possuem um pouco mais de 30 mil habitantes.
Geografia
A cidade se encontra localizada em uma lagoa do Mar Adriático, chamada de Lagoa de Veneza. O ponto principal da cidade, seu centro histórico, é formado por um conjunto de ilhas que se encontram no centro da Lagoa de Veneza, ele é pedonal, possuindo canais rodoviários, sendo os barcos os únicos meios de transporte da área. A primeira ponte ferroviária que liga o centro histórico a outras regiões foi construída no ano de 1846, e depois, no ano de 1933 foi construída a Ponte dela Libertà.
Além do centro histórico há outras ilhas importantes na lagoa, sendo as principais: Torcello, Burano, Murano e Lido. Havendo também algumas ilhas menores: Giudecca, São Lazzaro degli Armeni, São Servolo, São Giacomo em Paludo, São Francisco do Deserto, Certosa, La Vignole, Mazzorbo, Santo Erasmo e São Miguel (ilha usada somente para cemitério).
Subdivisões Da Cidade
A comuna de Veneza é subdivida em “bairros”, que na cidade são chamados de sestieri. O centro histórico da cidade conta com seis sestieri, sendo os seguintes: Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Marco, San Polo e Santa Croce.
O sestieri de Cannaregio é o mais setentrional da cidade, ele é o destino final de quem atravessa a Ponte dela Libertà. O castello é o sestieri mais oriental. Dorsoduro é o sestieri mais oriental da cidade, ele engloba diversas ilhas que ficam do outro lado do canal de Giudecca. San Marco é formado pela Praça de São Marcos, o Campanário e a Basílica. San Polo é o menor sestieri da cidade. Santa Croce é o sestieri mais ocidental, e é encontrado na zona chamada Luprio.
Turismo em Veneza
A cidade é com certeza um dos destinos mais buscados do mundo, possuindo forte relevância pela sua arte e arquitetura, estima-se que ela receba cerca de 50 mil turistas por dia, totalizando anualmente quase 3 milhões de pessoas.
Consequentemente esse é o setor mais importante da economia da cidade. O turismo, no geral, é um setor de destaque na cidade desde o século XVIII, quando a cidade fazia parte de um tour para apresentar aos turistas sua arquitetura bela, além de seus artistas. Tempos depois, no século XIX se tornou um grande centro da moda. Na década de 80 ela se torna uma cidade importante de festivais e conferências internacionais.
Apesar de girar a economia da cidade, o turismo também causa alguns problemas, como a superpovoamento da cidade em alguns períodos do ano. Isso com certeza não torna o destino menos atraente para os turistas. Vamos conferir abaixo algumas dicas para visitar Veneza:
Como chegar: O Aeroporto de Veneza se localiza a 12 quilômetros de distância da cidade, sendo possível ir até ela por meio de ônibus ou trens.
Quando ir: As chuvas na cidade se mantém uniforme durante todo ano, tendo em média 79 dias de chuva, já o clima é bem quente entre julho e agosto, e se mantém amena nos demais dias do ano, com o inverno mais rigoroso, que vai de novembro a fevereiro. A alta temporada na cidade dura de Abril a Outubro, e os melhores meses para visitar a cidade são Março, maio, setembro e outubro.
Como circular: O melhor jeito de aproveitar o que a cidade tem para oferecer é a pé, para circular por entrar as ruelas e canais. A cidade possui os vaporetto, que são transportes públicos como ônibus, mas nesse caso sendo barcos, possuindo diversas linhas que levam a muitos pontos turísticos. É possível comprar os tickets para circular por 12, 24, 48 ou 72 horas. Há também os táxis aquáticos, que são opções mais caras. Para atravessar o Grand Canal é possível utilizar uma gôndola pública, chamada de Traghetto.
Onde ficar: A cidade em si possui um custo alto para visitação, mas há como encontrar pensões mais simples e também pequenas palacetes, tendo que considerar a sua condição financeira. Os estabelecimentos mais caros geralmente possuem embarcações para levar os turistas para o aeroporto ou ferroviária, para quem procura um local mais barato pode ser interessante se instalar em uma das pensões próximas à ferroviária, evitando a locomoção carregando bagagens.
O que comer: Se você é do tipo que se interessa muito pela gastronomia dos locais que visita, prepare o bolso! A cidade cobra caro pelos seus pratos, mas pode apostar que vale a pena. Não deixe de experimentar os pratos mais típicos da cidade, como os risotos risi e bisi e nero (que é feito com tinta de sépia), o sarde in saor (que é um prato a base de sardinha) e o antipasti veneziano (feito com frutos do mar, azeitona, anchovas e outros ingredientes), além do arroz e da polenta.
O que fazer: A cidade é um labirinto com pequenos e grandes canais espalhados por sua lagoa. É possível visitar museus na cidade, como o Accademia, o Punta dela Dogana, o Peggy Guggenheim e o Ca’Rezzonico, além de fazer passeios a pé em Burano, Murano e Dorsoduro e também passear de gôndola. Mas o destaque da cidade com certeza encontra-se nas redondezas da Piazza de San Marco, possuindo uma bela basílica, o Palazzo Ducale, a torre do Campanário, a Torre dell”Orologio e o edifício dos doges da República Veneziana. Também é interessante fazer uma tour pelo Grande Canal, sendo possível admirar toda a beleza da cidade.
Veneza é uma cidade que fica localizada no nordeste da Itália e é formada por um grupo de quase 120 ilhas ligadas por 400 pontes. Isto torna a cidade uma peculiaridade, distinta e muito especial, com uma beleza que dar brilho aos olhos.
A economia de Veneza hoje sobrevive graças ao turismo. A cidade recebe mais de sessenta mil turistas por ano para ver sua arte e arquiteturas famosas. Veneza é um destino turístico principal de milhares de pessoas pelo mundo, pois sua bela paisagem e arquitetura da cidade, diferente de tudo que existe em outros lugares do mundo, além da singularidade e rica herança cultural, encantam a todos.
O turismo em Veneza, apesar de trazerO campanário bons frutos para a economia acaba causando problemas ambientais e de superlotação, trazendo danos ao meio ambiente e ecossistemas locais. No ano de 2017 a UNESCO considerou a cidade na lista de perigo – lista na qual também estão países que foram devastados por guerras. A estratégia que está resolvendo parte do problema foi limitar o número de navios de cruzeiro – mas existem outras também, como se preocupar com a sustentabilidade no turismo.
Transporte na Cidade
A melhor forma de circular por Veneza é a pé, mas para isso é importante estar com a saúde em dia. O Vaporetto é um tipo de transporte público que é como se fosse um ônibus-barco e existem várias linhas. Os tickets são vendidos dentro dos próprios veículos ou em máquinas. Outra opção de transporte são os táxis aquáticos, mas são bem mais casos, apesar de convenientes. No grande canal há uma gôndola pública que custa poucos centavos e vale muito a pena pois percorre todo o caminho, parando em píeres demarcados.
Quando ir
As melhores épocas para se visitar Veneza são quando a temperatura está mais amena, ou seja, na primavera e no outono, de março a junho e de setembro a novembro. Entre novembro e abril acontece alagamentos na cidade então é importante consultar a previsão do tempo sempre antes da viagem.
Onde Ficar
Em Veneza, infelizmente para comer e se hospedar, os preços não são nada amigáveis. Um bom hotel com preço acessível pode ser muito difícil de encontrar. Mas existem. Listaremos abaixo alguns hotéis com melhores custos-benefícios.
- Hotel San Gallo, com diárias a partir de 47 euros, localizado em San Marco. Com café da manhã incluso. Quartos lindos com decoração veneziana. O hotel oferece um passeio até a ilha de Murano para os hóspedes (ida).
- Hotel Flórida, localizado em Cannaregio, com diárias a partir de 57 euros. Também possui café da manha incluso. Decoração simples e clássica.
- Antico Panada, com diárias a partir de 58 euros. Localizado em San Marco. Bem pertinho da piazza. Decoração estilo veneziana, café da manhã incluso e wi-fi liberado.
- Hotel Paganem possui diárias a partir de 65 euros e fica localizado em Castello. Na beira do grande canal. Possui quartos com um lindo terraço com vista para a cidade. Café da manhã incluso e quartos lindos.
- Hotel Palazzo Giovanelli, com diárias a partir de cem euros, possui 4 estrelas e se for reservado com antecedência pode ter um bom preço. Quartos com frigobar, muito bem decorados. Café da manhã incluso. Localizado em Santa Croce.
Onde Comer
Veneza é uma das cidades mais românticas da Itália. O que mais você quer além de sentar em restaurantes à beira dos caminhos de água e observar as gôndolas passando e a paisagem e arquitetura da cidade. Somando isto à uma gastronomia feita com insumos locais frescos, com muitos frutos do mar, mas também massas e vinhos, claro! Abaixo listaremos alguns dos melhores restaurantes de Veneza:
- Da Ivo: clássico, tradicional. Massas e frutos do mar.
- Trattoria Antiche Carampane: Peixes, massas, burrata, massas.
- Osteria Alle Testiere: uma cantina italiana
- Trattoria dela Madona: Linda decoração
- Da Fiore: Um dos melhores de Veneza, com uma estrela Michelin
- All Gatto Nero: Em burano. Especialidade em frutos do mar.
- Amam Venice: Brunch 5 estrelas
- Ae Botti: Ilha de Giudeca. Aprecie um bom vinho à beira do grande canal.
- Harry’s bar: Exigência de traje social.
Lugares E Atrações Turísticas
Grand Canal
O Grand Canal é um canal que forma um dos principais corredores de tráfego de água da cidade de Veneza. Uma extremidade leva à estação ferroviária e a outra leva à bacia de San Marco. Tem um formato de S, com 3,8 Km de comprimento e de 30 a 90 m de largura, com profundidade que pode chegar até cinco metros.
O mais interessante deste passeio é o fato de se deparar com arquiteturas variadas, antigas e impressionantes por todo o canal, com edifícios no estilo Barroco, da Renascença, Gótico, Bizantino, Moderno, etc.
Todo ano, no primeiro domingo de setembro, ocorre um evento muito importante no Grand Canal. Há uma competição de barcos Venezianos acompanhados pelos olhares de milhares de pessoas nas bordas observando. A competição vem de uma procissão histórica que lembra a entrada da Rainha de Chipre, Catherine Cornaro, depois da abdicação de 1489.
A excursão de barco com duração de uma hora para grupos pequenos no Grande Canal custa 48 euros. Há opções para reservar ingresso online no site https://www.viator.com/pt-BR/tours/Venice/Venice-Grand-Canal-Boat-Tour/d522-2635VENCAN#.
Palácio Ducal
Um dos principais edifícios da cidade, fica localizado na Piazza de San Marco. Possui uma arquitetura com influencias bizantinas, góticas, renascentistas. O local é grande e com muito para se conhecer e ver – muitas salas importantes com obras de arte importantes e belíssimas. Lá também fica a ponte dos suspiros.
Funciona para visitações de segunda à domingo das 8:30h às 19h. O bilhete custa 16 euros. Pode ser comprado anteriormente pelo site https://www.civitatis.com/pt/italia/?aid=3472&cmp=Italia. Neste site você encontra bilhetes para várias atrações turísticas da Europa, no Geral.
Museu Correr
É um dos Museus mais importantes da cidade. Conta com obras de grande valor histórico e artístico, como pinturas, esculturas, móveis, instrumentos navais, dentre outros. Ele conta a história de Veneza desde sua fundação até sua união com a Itália.
A entrada para visitar o museu é gratuita para crianças de até cinco anos de idade. Com o ingresso prioritário comprado online – https://www.viator.com/pt-BR/tours/Venice/Doges-Palace-Priority-Entry-Admission-to-4-St-Marks-Museums/d522-73533P2 – você evita filas e horas de espera para visitar o museu e outras atrações. O ingresso custa 25 euros e dura de 1 a 90 dias. Com ele é possível visitar o Palácio de Ticiano, Veronese, Tintoretto, Museu Correr, Museu arqueológico Nacional e Biblioteca Marciana.
Campanile de San Marcos
O Campanário de São Marcos é o campanário da basílica de São Marcos, que fica localizado na praça com o mesmo nome, um dos cartões postais da cidade. Ele é uma torre com quase cem metros de altura e fica localizado no canto da praça de São Marcos. A atração é basicamente a arquitetura da torre, pois é linda e impressionante.
Piazza San Marco
A praça mais famosa de Veneza, onde fiam localizados os edifícios mais representativos da cidade. A praça possui 180 metros de comprimento e 70 metros de largura. É a parte mais baixa de toda a cidade e dependendo da época do ano ela fica cheia de água e assim são colocadas passarelas para os turistas transitarem por ela.
Basílica di San Marco
Esta é a Igreja mais famosa de toda a Itália. É um grande exemplo da linda e impressionante arquitetura bizantina. É a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde o ano de 1807. Na frente da basílica ficam centenas de pombos turistando junto às pessoas. Uma foto da entrada da basílica com vários pombos é também um cartão postal muito famoso.
Ponte dos Suspiros
Esta ponte é uma linda construção no estilo barroco. Liga dois pontos importantes, que são o Palazzo Ducale e a Piazza de São Marcos. O Palazzo inicialmente foi construído para ser uma prisão – a ponte tem este nome pois dizem que antigamente antes dos prisioneiros serem mandados para a prisão eles passavam por essa ponte e suspiravam o seu último contato com o mundo externo.
Ponte Rialto
A ponte Rialto é uma das mais famosas de Veneza, não só pela sua estrutura e design, mas por sua história. Esta ponte foi criada por um arquiteto chamado Antonio da Ponte entre os anos de 1588 e 1591 para substituir a anterior ponte de madeira que já havia caído duas vezes.
Burano
Uma das ilhas mais lindas da cidade, conhecida por suas casas coloridas. Fica ao norte de Veneza e é conhecida pela produção de renda. Todos os donos das casas precisam manter as casas coloridas, periodicamente retocando a tinta. Reza a lenda que as casas foram pintadas de coloridos pelos marinheiros que precisavam enxerga-las em dia de neblina.
Passeio de Gôndola
O passeio de gôndola em Veneza é uma atividade que não pode faltar em seu itinerário de viagem. Por isso reserve um tempinho para isto. O valor fixo para o passeio para um grupo de até seis pessoas custa 80 euros e dura 40 minutos (a noite o passeio custa 100 euros).
As gôndolas são aqueles barquinhos usados apenas para passeios turísticos pelas águas de Veneza – mas isto é atualmente, pois antigamente servia como meio de transporte para os habitantes. Existem várias opções de trajetos e alguns podem ser mais atrativos do que outros.
Praia de Lido
Veneza possui várias praias. Lido é uma das mais famosas e não pode ficar de fora do itinerário. Nela ainda tem um cassino. É uma parte diferente de Veneza, mais parecida com outras cidades comuns. Fica ao leste da cidade e apenas 10 minutos de vaporetto. Lá acontece o festival anual de cinema de Veneza.
Apesar de se parecer mais com a América do que com Veneza, a praia vale a pena. Uma paisagem incrível, com uma areia fininha e limpa e um mar calmo, ótimo para um mergulho ou um banho de rol renovador e relaxante.