Reino Unido
Em Londres, além de várias atrações interessantes que a cidade oferece, o visitante ainda pode assistir a concertos musicais inteiramente gratuitos.
Londres
O British Museum tem uma coleção de cerca de sete milhões de peças vindas de várias partes do mundo.Criado no ano de 1753, ele tem o objetivo, através desse imenso acervo, de documentar a história da humanidade desde seu início até a idade contemporânea. Outro evento muito interessante na cidade, é a Cerimônia das Chaves, que é realizada na Torre de Londres, há quase setecentos anos diariamente,onde o carcereiro principal, fecha as portas e entrega as chaves ao Governador das Torres.
Os ingressos para assistir a essa cerimônia são gratuitos, mas os interessados devem pedi-los com dois meses de antecedência. O kenwood House é uma luxuosa mansão onde há uma exposição de obras de arte, como Rembrant, Turner, Vermeer entre outros, e alguns shows de música que acontecem no verão totalmente gratuitos. Par quem gosta de música o National Theatre oferece concertos gratuitos no hall de entrada, outros locais como Royal Opera House, National Portrait Gallery, e a igreja St Martin-in-the-Fields e a loja HMV, na Oxford Street, eventualmente apresentam eventos e shows de música gratuitos.
Para os que apreciam arte, não podem deixar de visitar a National Gallery com obras raras de vários artistas, sendo considerado um dos museus mais completos do mundo, pois reune em seu acervo, obras de Monet, Leonardo da Vinci, Van Gogh e Renoir, entre outros. Já o Tate Modern, inaugurado no ano de 2000, é um museu cuja característica é ser composto de obras para exposições de arte moderna temporárias. No acervo desse moderno museu, o turista pode apreciar obras de Bacon, Picasso,Matisse, entre outros. Quem visita Londres não pode perder a troca de guarda no Palácio de Buckingham, pois além de ser uma cerimônia tradicional, as pessoas de toda parte do mundo não pagam nada para assistir ao evento com a presença da Rainha todos os dias no verão, e no inverno em dias alternados.
Irlanda
Para os que apreciam história e cultura não podem deixar de visitar Dublin e o famoso Rio Leffey sem pagar nada por esse passeio.
Dublin
A biblioteca Chester Beatty Library possui uma coleção de livros formada por mais de vinte mil manuscritos, miniaturas de pintura, livros raros além de raridades do Oriente médio, Ocidente e extremo Oriente. Como exemplo, existem manuscritos do islamismo e papiros religiosos do século 4 a.C. A Merrion Square é considerada uma das maiores praças da cidade. Os escritórios que existem ao redor. no passado eram residências de pessoas famosas, com placas indicativas dos nomes das celebridades.
A National Gallery é uma famosa galeria de arte com mais duas mil obras. Já o National Museum, construído no ano de1880, oferece exposições permanentes sobre os vikings e a guerra da independência. No parque St. Stephen’s Green, há shows de graça principalmente no verão. Outro local interessante para o turista visitar é o Trinity College, que é a mais antiga universidade do país, e teve alunos famosos como Samuel Beckett,Oscar Wilde e Jonathan Swift, entre outros, que ajudaram na independência do país. O campus da universidade fica na região central da cidade, com prédios que datam do séculos 17, 18,19 e 20.
Salete Dias