Geografia
O Reino Unido, composto por Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a Irlanda do Norte, é uma ilha que tem o dobro do tamanho do Estado de Nova York. A Inglaterra, na parte sudeste das Ilhas Britânicas, é separada da Escócia, no norte temos as montanhas de Cheviot Hills, a partir delas há a cadeia de serras Pennine, que se estende ao sul através do centro da Inglaterra, atingindo o seu ponto mais alto no Lake District, no noroeste . Para o oeste ao longo da fronteira do País de Gales, uma terra de montes e vales íngremes, que são as Montanhas Cambriano, terminando há o Cotswolds, que é uma série de colinas, em Gloucestershire. Importantes rios correm para o mar do Norte são o Tâmisa, Humber, Tees e Tyne. No oeste são o Severn e o Wye, que deságuam no Canal de Bristol e são navegáveis, assim como o Rio Mersey e Ribble.
Governo
O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar, com uma rainha e um parlamento que possui duas câmaras: a Câmara dos Lordes, com 574 cadeiras e a Câmara dos Comuns, que tem 651 membros eleitos popularmente. O poder legislativo é exercido pelo parlamento, que fica durante cinco anos, salvo se dissolvido antes. A Câmara dos Lordes foi despojada da maior parte do seu poder, em 1911, e agora a sua função principal é rever a legislação. Em novembro de 1999, centenas de hereditários foram expulsos em um esforço para tornar o órgão mais democrático. O poder executivo da Coroa é exercido pelo gabinete, chefiado pelo primeiro-ministro.
A Inglaterra já existia como uma entidade unificada desde o século 10, com a união entre a Inglaterra e o País de Gales, iniciada em 1284 com o Estatuto do Rhuddlan, não foi formalizada até 1536 com um Ato de União, em outro Ato de União em 1707, na Inglaterra e a Escócia concordou em juntar-se definitivamente como a Grã-Bretanha, a união legislativa da Grã-Bretanha e da Irlanda, foi implementado em 1801, com a adoção do nome do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, o Tratado Anglo-Irlandês de 1921 formalizou uma divisão da Irlanda, seis condados norte irlandeses vieram a fazer parte do Reino Unido como a Irlanda do Norte e o nome atual do país, o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, foi aprovada em 1927.
História
Povos celtas fugindo das invasões romanas do século 1 D.C. trouxe a Grã-Bretanha em contato com a Europa continental. Quando as legiões romanas se retiraram no século 5 dC, a Inglaterra foi presa fácil para as hordas de invasores anglos, saxões e jutos da Escandinávia e dos Países Baixos.