A pequena cidade de Luxemburgo pode ser considerada uma grande atração turística na região Européia, principalmente devido à grande natureza que cerca seu território, mostrando o quanto o local é exuberante neste ponto de vista. Além de uma cidade é também a capital do local que leva o mesmo nome, que fica rodeada pela Alemanha, França e Bélgica. A seguir veremos algumas fotos que mostram alguns pontos turísticos em Luxemburgo e também alguns costumes da cultura local.
Luxemburgo fica na Europa Ocidental, entre a Alemanha, a Bélgica e a França. Os idiomas oficiais de Luxemburgo são: luxemburguês, alemão, francês. Porém, o idioma inglês é usado pela maioria dos habitantes de Luxemburgo. E uma pequena parte dos habitantes falam Português, por causa dos portugueses que chegaram ao local nos anos 70.
A qualidade de vida em Luxemburgo, de acordo com dados da União Europeia, é uma das melhores em meio a outros países europeus. Para os interessados em morar no país, com certeza isso não será um problema. O salário mínimo de Luxemburgo é um dos mais elevados da Europa. O valor de um salário mínimo no país é de 1.998,59 euros. A média de salários em Luxemburgo é de 2.700,00 euros
O custo de vida em Luxemburgo é baixo, levando em consideração a média de salários. Veja alguns valores mensais de algumas coisas;
- Contas de Luz, água e gás: custam 200 euros
- Passe de transporte, mensal: 25 euros
- Aluguel de um apartamento com um quarto: varia de 700 euros a 1000 euros
- Valor mensal de uma creche: 700 euros
- Mensalidades de TV e internet: valor de 40 euros
Luxemburgo é um local onde a taxa de desemprego é uma das menores do mundo, o que o torna um dos melhores locais para quem está procurando um emprego. No entanto, para os estrangeiros, é preciso atentar para os idiomas que são exigidos pelos contratantes. Os principais são: alemão, francês e, certamente, o luxemburguês.
Há algumas vagas de empregos que pedem português e o inglês. Às vezes, o italiano também. Existem alguns sites que são especializados em encontrar empregos como: Monster, Jobs, ADEM, Job Finder e Lux Interm.
Normalmente, as pessoas que trabalham em Luxemburgo têm que cumprir uma jornada de trabalho de 8 horas diárias. O que corresponde a 40 horas semanais. A pessoa tem direito a férias de 25 dias, e mais dez dias que são dias de feriados nacionais.
O mais difícil em Luxemburgo é encontrar uma casa ou um quarto para morar. A melhor forma de fazer isso é por meio da internet. A pessoa pode fazer isso pelos grupos de Facebook e também pelos sites de imobiliárias. Para fazer essa busca e encontrar com mais facilidade um local para morar, você pode pesquisar pelos seguintes sites:
- New Immo
- Editus
- Athome
- Immo Top
O Ensino público em Luxemburgo é um dos melhores que existe. As escolas públicas possuem um sistema educacional de plurilíngue excelente. Existem também escolas internacionais e particulares. Luxemburgo é um dos países mais fáceis de se adaptar no continente europeu.
As universidades, sem sombras de dúvidas, são ótimas. É evidente que em um país que tem uma qualidade de vida excelente, como é o caso de Luxemburgo, as universidades não poderiam deixar a desejar. Em Luxemburgo, as universidades são multilíngues, e o currículo do estudante é composto de inúmeros cursos em inglês.
Muitas universidades pertencentes a outros países têm campus no país.
Para ir para Luxemburgo, partindo de Bruxelas, Paris, Trier e mais algumas cidades, o melhor jeito é indo de trem. O tempo de viagem vai depender de onde a pessoa sair. Porém, existem outras formas de chegar até Luxemburgo, como de ônibus ou de avião, por exemplo.
Já estando em Luxemburgo, o visitante pode transitar pelo local de carro ou pegar um transporte público. Os transportes públicos são bons e levam a pessoa para todos os destinos, até mesmo para os lugares vizinhos da capital.
O preço do passe é de 40 euros. O bilhete mensal é um bilhete normal, e custa 1,50 euros. Há ainda a opção de bilhete diário, no valor de 4 euros.
No mês de dezembro do ano de 2018, foi anunciado pelo 1º Ministro que, a partir do ano de 2020, irão acabar com os bilhetes de acesso para o transporte público. O objetivo é diminuir o congestionamento, e aumentar o comprometimento em relação a sustentabilidade.
O clima em Luxemburgo é bem diferente de alguns países como, por exemplo, o Brasil.
O inverno é muito rigoroso, com a temperatura chegando, no máximo, aos 7 graus durante o dia. E o vento é intenso. Já no verão, o clima é bem mais agradável, as temperaturas ficam acima dos vinte graus. Nesta época o país é invadido pelos turistas, por ser a melhor estação para conhecer o local.
Os locais mais visitados em Luxemburgo são:
- Museu de Arte Contemporânea – (MUDAM
- Elevador panorâmico
- Échauguettes Espagnoles
- Casamatas de La Pétrusse
- Notre-Dame a Catedral
- Place d’Armes
- Ponte Adolphe
- Igreja St John
- Museu DräI Eechlen
- Filarmônica de Luxemburgo
- Três torres
- Casamatas du Bok
- Grand Ducal Palace
- Place Guillaume II
- Place Clairefontaine
- Praça da Constituição
- Estátua da Sereia.
Em Luxemburgo, há uma comunidade brasileira em constante crescimento. E, por a Austrália ter aberto a entrada de brasileiros, esse crescimento aumentou ainda mais.