Localizada no Sul da Europa, a Grécia, com área de 131 mil quilômetros quadrados, é menor que o estado do Acre. As ruínas da Grécia remetem ao tempo em que floresceram as mais influentes e ricas culturas da humanidade e também comprovam o quanto o homem da antiguidade devotava aos seus deuses e heróis. Apesar de ter 1425 ilhas, é no seu interior que estão localizados os principais locais arqueológicos da humanidade. Atenas, que tem a paisagem dominada pelas ruínas da Acrópole, preserva sua história. Alguns monumentos como as famosas estátuas chamadas Cariátides, na Acrópole, passam atualmente por processos de restauração. Atenas vive entre o passado distante e o presente agitado: aos pés da Acrópole e nos arredores das ruínas, seu centro urbano se expande em incrível velocidade. Nas ruas, pessoas tradicionais lutam para que a história do país permaneça.
Atenas é a capital e maior cidade da Grécia. Atenas domina a periferia de Ática e é uma das cidades mais antigas do mundo, com cerca de 3.400 anos. A capital grega tem uma população de 745.514 habitantes dentro dos seus limites administrativos e uma área de 39 km2. A área urbana de Atenas se estende além da administração dos limites da cidade, com uma população de 3.130.841 habitantes e uma área territorial de 412 km2.
De acordo com o Eurostat, a área urbana de Atenas é a sétima mais populosa na União Europeia, com uma população de 4.013.368. Considerada uma metrópole cosmopolita e moderna, Atenas é central para a cooperação econômica, financeira, política e cultural da vida industrial na Grécia e é classificada como uma alfa-cidade do mundo. Em 2008, Atenas foi classificada como a 32ª cidade mais rica por poder de compra do mundo e a 25ª mais cara.