Viajar não é mais algo para poucos e afortunados, com a popularização das passagens aéreas conhecer outros países se tornou mais acessível. Quem está pensando em fazer uma viagem internacional deve estar preparado para se organizar para tal. A seguir vamos dar dicas de como organizar essa viagem para que você se divirta e evite possíveis problemas.
O Destino
A primeira coisa que se deve pensar é qual será o destino dessa viagem, reflita se você quer conhecer apenas um país e uma cidade ou se deseja fazer um tour por vários países e cidades, roteiro comum para a Europa, por exemplo. Após ter escolhido o país que deseja conhecer deve se perguntar se você tem orçamento o bastante para pagar por essa viagem. Faça um planejamento de como e quanto deverá economizar para realizar esse sonho.
Passaporte e Visto
Quando se trata de uma viagem internacional é necessário ter passaporte e visto, exceto para alguns países como os do Mercosul em que é possível entrar apenas com o RG. Vamos por partes, para saber como tirar o seu passaporte acesse o site da Polícia Federal em http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte (nesse site você confere o passo a passo para tirar o passaporte).
Além do passaporte tem alguns países que exigem o visto de entrada, dentre esses países estão os do Oriente Médio e os Estados Unidos. Em geral para os países da América Latina basta ter carteira de identidade (RG) válida há menos de dez anos com uma foto parecida com você hoje. Porém, é bom ter passaporte feito, vai que você ganha uma promoção que dê como prêmio uma viagem?
Tempo de Viagem
Infelizmente ainda não inventaram o tele-transporte, ou seja, você precisará planejar bem o dia da viagem. Para começar pense quando você fará essa viagem, ou seja, será nas suas férias? Num feriado prolongado? Lembramos que viajar para o exterior em menos de 6 dias não é muito válido, pois não dá para conhecer quase nada e o custo-benefício também não vale a pena.
Além disso, dependendo da distância física do outro país pode ser que dois dias sejam perdidos no avião. Algumas viagens, como para a Europa, você pode aproveitar transportes como trens para conhecer mais cidades e para isso precisará de tempo. Já que vai investir numa viagem internacional tire pelo menos uns 7 dias para isso.
Quem vai fazer viagens pensando em conhecer mais de um país é interessante ter bem planejado quantos dias ficará em cada lugar. Para que você faça uma escolha mais assertiva em relação ao potencial turístico de cada lugar pode fazer um roteiro numa agência de viagens ou então consultar amigos e blogs para saber mais sobre cada cidade.
O Que Vai na Mala
A mala é um item de grande relevância numa viagem, em especial para o exterior. Antes de ir para um lugar que você só conhece por fotos informe-se sobre o clima, vai estar calor ou frio? Por exemplo, se você mora numa região bem quente do Brasil e pretende visitar os Estados Unidos no inverno deles, precisará providenciar alguns casacos para enfrentar esse frio com neve.
Além disso, é bom se informar a respeito de épocas de chuvas, de terremotos enfim para saber o que se espera. Lembre-se também que outros países tem feriados diferentes dos nossos, ou seja, você pode acabar tendo suas férias frustradas pelo feriado e intenso movimento desse país. Mas, é claro que as vezes ir em datas especiais pode ser legal, pesquise se é um feriados de compras ou de festas.
Vou Só ou Acompanhado?
Viajar sozinho sempre dá aquele frio na barriga, mesmo que seja uma viagem doméstica, então quando se trata de uma viagem internacional essa sensação de potencializa. Contudo, é bom não levar alguém junto só para não ficar sozinho, pois talvez os amigos que você cogita levar não tenham tanta afinidade com os seus gostos de passeios.
Já quem tem família com crianças pequenas deve pensar se essa viagem não será muito extenuante para os pequenos e se eles realmente irão se divertir ou apenas limitar passeios que exijam mais esforço como pequenos deslocamentos dentro da viagem bem como conhecer lugares como ruínas e outros. Será que é uma viagem romântica para fazer com um(a) namorado(a) ou marido/esposa? Pense bem nesses pontos antes de tomar a sua decisão sobre ir só ou bem acompanhado.
Roteiro de Viagem
Depois de passar por essas etapas anteriores, ter escolhido o destino, saber que pode pagar pela viagem, em que momento do ano vai e com quem chega o momento de começar a pensar no que você vai fazer durante a viagem e onde irá se hospedar além das passagens é claro.
Em viagens em que você irá de uma cidade para outra é interessante deixar as passagens por último, pois assim você terá tempo de planejar em que dias sairá de um lugar para outro e já terá reservado hotéis. Pode ser que o transporte de uma cidade para outra seja feita de barco ou trem, por exemplo, sem precisar de avião. Em suma você deve saber quantos dias ficará em cada lugar, quando vai chegar e partir de cada um.
Dica
Pode ser legal aproveitar promoções das companhias aéreas e até mesmo de sites de descontos, mas lembre-se que você terá que se adaptar aos dias das passagens. Além disso, em boa parte essas promoções são para dias quase impossíveis de viajar.
O Que Fazer na Viagem
Quem não quer utilizar os serviços de uma agência de viagens pode organizar o seu roteiro de passeios e pontos turísticos com base no site da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) http://www.rbbv.com.br/. Nesse site estão compilados posts de vários blogs com experiências especiais de cada lugar, assim você faz uma pesquisa mais específica.
O site tem divisão de conteúdo por países, cidades e regiões. Com isso você tem acesso a dicas de viagem sobre o lugar que você pretende conhecer. Leia as experiências e monte o seu próprio itinerário pensando no que deseja conhecer. Depois é só se preparar para curtir a viagem.