Para os brasileiros a neve é uma grande novidade e por isso sempre que é possível conhecer um lugar que fica coberto pelos flocos brancos deve-se aproveitar a oportunidade. Um destino bem interessante é Toronto, no Canadá que durante o seu inverno se torna um lugar incrível para fazer turismo gelado.
A cidade de Toronto fica bem diferente a cada estação do ano e com certeza é durante o inverno que tem o seu maior potencial turístico, em especial para quem deseja conhecer e desfrutar de um pouquinho de neve. A seguir vamos te dar algumas dicas para que a viagem para Toronto seja o mais tranquila quanto possível.
O Frio de Toronto no Inverno
Um dos fatores que costuma afastar os turistas brasileiros de Toronto é a ideia de que é muito frio na cidade no inverno. Realmente é bem frio, porém, mesmo assim é possível se acostumar a condição climática e se divertir. Quem tem dificuldades para se adaptar com o frio intenso pode planejar uma viagem mais longa e chegar ao Canadá no fim do outono.
Mesmo já estando frio no outono as temperaturas ficam mais amenas nessa estação permitindo que as pessoas circulem sem luvas ou roupas térmicas, o que pode ficar impossível quando o inverno chega para valer. Quando a queda da temperatura acontece aos poucos é mais fácil se adaptar principalmente se você está indo de um lugar quente do Brasil para o gelado Canadá.
Temperaturas
É importante que os turistas que estão indo aproveitar o inverno de Toronto saibam o que esperar, temperaturas acima de 0°C são bem raras nos meses de janeiro e fevereiro que são os meses de inverno mais gelado. Além disso, é normal que o dia escureça mais cedo por volta das 17h. As baixas temperaturas são constantes podendo chegar a -10°C e até -15°C. A sensação térmica pode chegar a -20ºC ou menos.
Estrutura Para o Inverno
Um dos principais diferenciais de Toronto é que se trata de uma cidade que tem toda uma estrutura para passar pelo inverno abaixo de 0°C. Isso quer dizer que você somente vai sentir realmente o frio se estiver ao ar livre. Em shoppings, restaurantes, lojas enfim em estabelecimentos públicos e privados tem aquecedores que ajudam a deixar o clima bem mais ameno. Em geral os aquecedores deixam o ambiente com uma temperatura em torno de 20°C.
Além disso, dependendo do local de Toronto em que você vai não será necessário se expor ao frio uma vez que a cidade tem várias ruas e galerias subterrâneas que funcionam como verdadeiros centros comerciais. Essa estrutura subterrânea liga as estações de metrô a pontos estratégicos de Toronto facilitando o uso do sistema de transporte público.
Obviamente não estamos dizendo que você pode sair com roupas leves na rua, mas que terá uma sensação térmica bem mais agradável. Aproveite para conhecer o Toronto Eaton Centre que é o principal shopping de Toronto.
Roupas Térmicas
Quem vai para Toronto no inverno precisará comprar roupas térmicas e se você achar difícil encontrá-las no Brasil saiba no Canadá você pode comprar as suas no Wal-Mart a preços bastante acessíveis. A dica é comprar peças de qualidade de marcas conhecidas, pois para enfrentar o inverno isso é necessário.
Sobre as roupas térmicas é bom usar um casaco grande que fique na altura dos joelhos. Em Toronto os casacos que tem pelos no capuz são muito bem-vindos uma vez que tem a função de bloquear o vento e assim evitar que a neve entre nos olhos. Para esquentar as mãos é bom ter um bom par de luvas.
Para finalizar a sua roupa de inverno inclua na mala cachecol, botas, tênis ou qualquer sapato que seja fechado. Evite tênis de corrida, pois seu pé vai ficar bem gelado. Existem botas térmicas em lojas de roupas de inverno que podem ser úteis.
De Olho na Previsão do Tempo
Assim que chegar a Toronto comece a acessar sites, canais de TV ou aplicativos que ofereçam previsão do tempo. Confira diariamente para saber qual é a temperatura do dia e a sensação térmica (feels like) bem como se há previsão de neve. Em caso de neve a dica é sair do hotel com as botas à prova d’água.
Caminhar na neve é bem mais difícil do que parece e o governo canadense se empenha em campanhas para evitar que as pessoas sofram acidentes caindo no gelo. Para andar na neve use botas adequadas para isso.
Esportes de Neve
Um dos principais atrativos de Toronto durante o inverno são os esportes de inverno como hóquei, patinação no gelo, snowboard e esqui. Esses esportes apenas podem ser praticados quando há neve. O mais interessante é que como o turismo de Toronto se baseia bastante nesses esportes existem vários locais para esquiar além de inúmeras pistas de patinação e hóquei.
Uma dica de pista é a do Harbourfront Centre que fica no porto de Toronto e tem como principal função ser um local de entretenimento em todas as estações do ano. Uma experiência incrível para quem vai fazer turismo em Toronto no inverno é patinar a noite nessa pista tendo como cenário de fundo a CN Tower iluminada.
Quem tem o seu próprio patins não paga nada para usar a pista, basta entrar e começar a patinar. Se você não tiver patins pode alugar um e aproveitar a diversão de um típico esporte de neve.
Assista a Jogos
Além de praticar os esportes de neve você pode aproveitar para assistir a uma partida desses jogos que são bem raros (quase impossíveis) no Brasil. O hóquei que é um esporte bem raro em nosso país é bastante popular no Canadá. Um jogo bastante dinâmico em que os jogadores deslizam sobre os seus patins para que possam levar o puck (o disco que é como a bola do jogo) para o gol.
Quem prefere um esporte mais comum no Brasil pode conferir os jogos de basquete da NBA que acontecem durante o inverno. Na América do Norte os esportes que podem ser jogados tanto no verão como no inverno, como o basquete que acontece numa quadra fechada, acabam ficando com os meses mais frios para que aqueles ao ar livre como futebol e basebol possam ser jogados nos meses mais quentes.