Viajar é um dos maiores desejos da população. Isso porque, viajando, muitas pessoas conseguem relaxar e distrair, deixando as tensões cotidianas para trás por um período, dedicando-se apenas a cuidar do corpo de da mente. Para isso, muitas pessoas se dirigem até o litoral, para curtir alguns dias na praia, já que, o barulho da quebra das ondas do mar, aliado com o clima fresco propiciado pelas águas é uma verdadeira terapia para algumas pessoas.
Outras, por exemplo, optam por ter um contato mais verde com a natureza, passando o seu período de férias em um sítio, preferencialmente com uma cachoeira por perto, para que a pessoa possa ouvir o barulho da água caindo nas pedras. Além disso, muitas pessoas adoram um passeio à cavalo por entre os morros e as estradas de terra.
Para aqueles que possuem maiores condições financeiras, uma viagem internacional é sempre recomendada, visto que o contato com outros tipos de cultura ajuda a fortalecer o intelecto, além de propiciar experiências que podem ser prazerosas e inesquecíveis. Muitas pessoas sempre escolhem roteiros bastante badalados, como os países europeus e os Estados Unidos, país que é, de longe, o mais escolhido por quem quer viajar.
No entanto, outros países, como o México, oferecem uma infraestrutura de turismo bastante satisfatória, que pode muito bem substituir outros roteiros. E o tema do nosso artigo de hoje é justamente sobre o mercado do turismo no México. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse mercado, bem como algumas informações interessantes sobre ele. Vamos lá?
Como É o Turismo no México
O México é um país que está situado na América do Norte, na divisa entre Estados Unidos – ao norte – e Guatemala e Belize – na parte sul-. Muitas vezes colocado como um país da parte central da América – muitas vezes, por causa da sua condição de país subdesenvolvido, o México apresenta, ano após ano, uma grande evolução na área econômica, apresentado índices de crescimento bastante positivos com o passar dos anos. A parte social, no entanto, é um dos entraves para que o país se torne, de fato, um país desenvolvido, onde esforços para melhorar a qualidade de vida da população também são realizados ano após ano.
Em novembro de 2016, o mundo assistiu a eleição de Donald Trump, pelo Partido Republicano, candidato este que disparou diversas polêmicas em relação ao México, no qual afirma que mandará erguer um muro de contenção na fronteira entre os dois países, sendo que a conta do muro ficará a cargo do México, o que causou revolta e tensão no relacionamento entre as duas nações.
Entretanto, o México é um lugar reconhecido no planeta, por conta da presença de vários pontos turísticos que encantam a quem visita. É importante destacar que o setor de turismo é um dos mais importantes para o país, sendo que ele ocupa a 10° posição em um ranking mundial que mede a quantidade de turistas estrangeiros que visitam as nações. Um ranking com a presença de somente países da América Latina mostram que o México é o primeiro colocado na lista dos mais visitados.
Uma das maiores contribuições para que o México se tornasse um grande polo turístico é a forte presença de locais que são considerados pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”. As principais atrações turísticas que o México apresenta são as ruínas deixadas pelos povos mesoamericanos que, antes da colonização do território americano, eram os nativos e que estavam em maior número. As suas ruínas e algumas construções que ficaram intactas, sobrevivendo às intempéries, mostram o cuidado e a técnica utilizado por aqueles povos para o erguimento de prédios e outros edifícios.
No México, estão localizados mais de 30 sítios arqueológicos, um número considerado bastante alto, sendo, aí, mais um motivo para a grande procura turística, especialmente de entusiastas da arqueologia e historiadores. Muitos dizem que as condições climáticas do México, que tendem a puxar pela zona Temperada do planeta, aliada com a cultura nativo americana fundida com os costumes europeus, principalmente, espanhóis, fez com que a cultura mexicana fosse cercada de grande admiração.
Mas não é somente a história que tem lugar de destaque nas intenções de viagem ao México. Os belos redutos nos litorais, como Cancún e Acapulco, por exemplo, é um dos grandes atrativos do país, por conta das belas praias e águas existentes nesses locais. Acapulco, por exemplo, é bastante conhecida dos brasileiros, por conta de sua apresentação em episódios do humorístico “Chaves”, criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños, que era também o intérprete do personagem. Série cômica dos anos 1970,é, ainda hoje, um sucesso de audiência e crítica, sendo considerada a “galinha dos ovos de ouro” do SBT, de Sílvio Santos.
Cidades Mexicanas Reconhecidas Como Turísticas
Confira, agora, uma lista com algumas das cidades que são reconhecidas como verdadeiros polos turísticos:
Cidade do México
Também designada como a capital federal do país, a Cidade do México tem uma localização bastante peculiar: está a mais de 2.200 metros acima do nível do mar, o que pode ser um problema para quem vive em regiões menores que essa. Por onde passar, você verá várias provas da rica história mexicana, mesclada com a sua cultura oriunda da mistura de vários povos. Catedrais e outros edifícios religiosos fazem parte do roteiro de turismo, sendo quase que uma obrigação a visita nesses estabelecimentos.
O Palácio Nacional, por sua vez, mostra os ares do poder mexicano. Curiosamente, o edifício foi erguido onde antes reinava imponente o palácio de Moctezuma II.
Guadalajara
Cidade que sediou os jogos pan-americanos de 2011, Guadalajara é a segunda cidade mais populosa do país, e é a terra-mãe de costumes bastante conhecidos internacionalmente, como a tequila, a música mariachi e os cowboys mexicanos, conhecidos como charros. Um ponto forte que faz a cidade de Guadalajara ser reconhecida como reduto de turistas é o casamento entre arquitetura clássica com os requintes que a modernidade trouxe. Por conta da grande presença de teatros, galerias de arte e museus, Guadalajara pode ser definida como um grande polo cultural do México, assim como a sua capital federativa.