Empregos gerados pelo turismo
Em uma iniciativa do Ministério do Turismo será realizada uma relevante pesquisa na qual se pretende verificar o perfil dos empregos gerados pelo turismo em todo o território nacional. Para tanto será necessária uma mobilização do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que, em parceria com o Ministério do turismo irá proceder uma pesquisa para refinar e atualizar dados referentes a mão de obra direcionada ao ramo de atividades turísticas. As entrevistas serão realizadas via telefone e pretendem atingir em média 18 mil representantes de estabelecimentos em todo o Brasil. As questões a serem levantadas contemplam diversas ACTs (Atividades Características do Turismo), entre elas destacamos, aluguel de transporte, lazer, atividades culturais, agencias de turismo, alojamento, formas de transporte ( terrestre, aéreo e outros), auxiliar em transportes e alimentação.
Coleta de dados
Os dados de referencia obtidos pelo Ministério do Turismo tem como fontes as informações da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais), MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, PNAD – Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, além é claro do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Estes dados possibilitam uma da dimensão ocupacional formal e informal, mas não permitem distinguir dados referentes a ocupação gerada pelo movimento de turistas ou por residentes do local. Portanto a pretensão desta pesquisa é atualizar, aprofundar e refinar conhecimentos específicos sobre a área de turismo, e desta forma buscar a obtenção de um dimensionamento mais realista que caracterize particularmente os dados referentes a mão de obra que o ramo de turismo emprega, o que consequentemente deverá gerar um aperfeiçoamento de serviços de turismo.
Como colaborar
A melhor forma de colaborar com este trabalho será atender as ligações provenientes do IPEA e proceder esclarecendo aos seus questionamentos de forma clara e objetiva, tendo em vista levantar o maior numero de dados relevantes para este diagnóstico. Diferenciar a clientela de cada estabelecimento fornecerá uma visão clara a cerda de vagas geradas pelo setor no estado. Estes dados devem auxiliar na criação de políticas que contribuam para o crescimento e qualificação do setor, com certeza a sua colaboração interessa a todos que fazem parte deste cenário. O sigilo e total privacidade de quaisquer informações prestadas são plenamente garantidas ao proprietário do estabelecimento.
A necessidade deste levantamento de dados deve-se também as constantes mudanças que vem sendo percebidas no que se refere ao perfil de consumo dos turistas. A qualificação para o turismo se faz necessária, e com certeza proporciona muita satisfação aos hóspedes e faz com que estes retornem aos estabelecimentos, indiquem aos amigos e familiares, e não há duvidas de que uma clientela satisfeita é a melhor propaganda que qualquer empreendimento possa ter. A consequência disso é o aumento de empregos gerando um aquecimento na economia do setor.