Região da Patagônia

Certamente a grande maioria das pessoas já devem ter ouvido falar na região da Patagônia, mas para quem não sabe é o território situado no extremo sul da América Latina, passando por parte do Chile e por toda Argentina.

Nesta região se localiza também a cidade de Ushuaia, ou “terra do fim do mundo” como é conhecida na região. Quem gosta de ver pinguins se sentirá no céu, afinal a região é repleta destes animais, bem como de leões marinhos e até ornitorrincos.

A Patagônia é um dos locais mais belos que existem no mundo. Uma região repleta de biodiversidade marinha, e com muitas atrações para os visitantes. Principalmente para quem gosta de aventura e de praticar esportes.

Abaixo, nós listamos alguns dos motivos que tornam a Patagônia um local tão incrível. Confira!

1 – Contato Direto Com a Natureza

A Patagônia é uma verdadeira referência quando o assunto é contato com natureza. O local conta com paisagens incríveis. Até então intocadas pelo homem. E, para quem ama esporte e aventura, vai adorar as inúmeras possibilidades de trekking que a Patagônia oferece.

Sem falar que a região é onde está um dos mais ricos ecossistemas de todo o mundo, contendo fauna e flora que enchem os olhos de qualquer pessoa.

2 – Punta Tombo

Nesse local, o visitante tem a chance de conhecer nada menos que a maior colônia continental do mundo de pinguins. Punta Tombo é considerada a maior reserva desses animais que existe no mundo inteiro.

Punta Tombo

Punta Tombo

Embora os pinguins sejam a principal atração do local, o turista também tem outros atrativos para aproveitar, como deliciosos passeios em alto mar e um incrível mergulho com milhares de pinguins que habitam a região.

3 – Lago Nahuel Huapi: esse lago é um dos principais pontos turísticos da Patagônia. Situado a 700 m acima do nível no mar, entre as províncias argentinas Néuquen e Rio Negro.

Lago Nahuel Huapi

Lago Nahuel Huapi

4 – El Chaltén

Com águas muito azuis, que combinam perfeitamente com os picos que dominam a paisagem. El Chaltén é considerado um local simples, que se localiza nos pés do Cerro Fitz Roy, uma das mais temidas montanhas de todo o mundo.

El Chaltén

El Chaltén

5 – Parque Nacional Torres del Paine

Esse parque é considerado como um dos mais incríveis para quem gosta de atividades ao ar livre. Situado ao sul do Chile, o local contém várias montanhas, rios, lagos e uma variedade enorme de fauna e flora silvestre.

Parque Nacional Torres del Paine

Parque Nacional Torres del Paine

6 – Litoral Patagão

Essa região é habitada por inúmeras espécies de lobos marinhos, orcas e pinguins. Os guanacos, parentes da Ihama, são animais que podem ser encontrados com facilidade no interior. A região também possui maras (um tipo de animal que se parece muito com coelho) e raposas cinzentas, que fazem parte da sua fauna.

Litoral Patagão

Litoral Patagão

7 – Parque Nacional Los Glaciares: esse parque está situado no lado da Argentina. E é o 2° maior do país. Contém geleiras famosas, principalmente a Perito Moreno, que conta com 60 metros de altura. Além de admirar o incrível desabamento das bordas da geleira, os turistas também podem passear na própria geleira, contando com a ajuda de um guia.

Parque Nacional Los Glaciares

Parque Nacional Los Glaciares

Quando Visitar a Patagônia?

A melhor época para conhecer a Patagônia é entre outubro e fevereiro, em especial quando for verão no hemisfério sul.

Clima Imprevisível

O clima da Patagônia é totalmente instável. Isso acontece devido à proximidade do local com a Antártida. Por causa dos Andes, as geleiras são bem extensas e abundantes. Os Andes se estendem ao redor de todo o oeste da região.

A Patagônia é considerada, fora das zonas polares, como a região do mundo que apresenta mais geleiras. E possui 4 tipos de climas diferentes. São eles: frio, árido, subártico e temperado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *