Lima é a capital do Peru, país vizinho do Brasil, situado perto da costa do pacifico. A cidade foi fundada por Francisco Pizarro no dia dezoito de janeiro de 1535 e tinha o nome espanhol de Ciudad de los Reyes (cidade dos reis). É considerada como o centro econômico e político do país, concentrando mais de 70% de sua indústria e comércio.
As principais indústrias localizadas em seu território são as têxteis, as de papel, as de alimentos e as de tintas e a maior parte do crescimento nesta área se deu pelo êxodo rural e migração urbana. Além de tudo, Lima comporta uma grande quantidade de museus, bom para quem gosta de visitar locais históricos e quer saber mais sobre o local.
Turismo em Lima
Quando os turistas desembarcam em Lima podem ter uma sensação de confusão urbana, contudo, a capital do Peru é muito mais do que isso. A confusão visual dá espaço para uma gastronomia diferenciada e com toques muito saborosos, pessoas bastante acolhedoras, paisagens sensacionais e lindas falésias. Sendo assim a sua passagem por Lima vale bastante a pena.
Pontos Turísticos de Lima
Centro Histórico de Lima
A história da cidade é um dos toques especiais para o turismo, pois Lima foi a sede do antigo vice-reinado da América do Sul e como tal ainda mantém uma série de construções do período colonial. O Centro Histórico dessa cidade foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1998 e merece estar na lista dos pontos turísticos. Os edifícios como, por exemplo, o Convento de São Francisco ajudam a contar a história de colaboração entre os espanhóis e os locais do período colonial.
Basílica e Convento de São Francisco de Lima
O complexo arquitetônico formado pela Basílica e Convento de São Francisco de Lima é um dos símbolos da capital do Peru. Quem estiver passando pelo Centro Histórico deve dedicar parte do passeio para conferir essa construção. Outros prédios que também estão inclusos nesse complexo são Capela do Milagre e Igreja da Soledade. São edifícios que representam o estilo colonial peruano da época.
Praça de San Martín
O grande atrativo turístico dessa praça é o monumento em homenagem a Don José de San Martín que foi um nome muito importante na libertação do Peru e de outras nações como Argentina e Chile do domínio espanhol. Essa praça está situada no centro histórico e tem ligação com o a Praça Maior.
Palácio Arquiepiscopal de Lima
Essa é a residência oficial do arcebispo de Lima e funciona também como a sede administrativa da Diocese da capital. Está situado na Praça Maior de Lima e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Palácio do Governo do Peru (Casa de Gobierno)
Trata-se da sede do poder executivo do Peru e que funciona como a residência oficial do presidente do país. A construção aconteceu em 1937 com projeto do arquiteto Ricardo de Jaxa Malachowski. O nome alternativo desse palácio é Casa de Pizarro e está situado na Praça Maior de Lima.
Praça Maior de Lima (Plaza Mayor)
Outro importante símbolo da cidade de Lima e que possui arquitetura bastante marcante. Esse é o principal espaço público da cidade e como mencionamos acima é nessa praça que está o Palácio do Governo.
Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera
Para quem deseja mergulhar na história do Peru é bastante interessante conhecer esse museu que foi construído no século XVIII sob uma pirâmide pré-colombiana. Ao visitar esse museu o turista poderá conferir galerias cronológicas em que estão expostos 4 mil anos da história do país com um acervo impressionante que remonta as antigas civilizações do país.
Distrito de Miraflores
Uma das regiões mais bonitas e que oferecem passeios para toda a família por ser uma área densamente arborizada. Muitos chamam esse local de Ipanema peruana por sua beleza e por seu carisma junto aos turistas.
Lacomar
Indicado para quem deseja fazer compras durante a sua visita a Lima, esse é um dos mais importantes centros comerciais da capital do Peru.
Estádio Nacional do Peru
O famoso estádio do Peru é multiuso e pode ser conhecido também como Estádio Nacional Jose Diaz. A capacidade atual desse estádio é para 50 mil expectadores.
Parque de La Reserva
A dica é fazer uma visita noturna a essa parque para aproveitar o melhor da atração chamada de “Circuito das Águas” em que luzes oferecem um verdadeiro show.
Huaca Pucllana
Outra opção de turismo para quem gosta da história de civilizações antigas, a construção em forma de pirâmide é um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Além do museu o espaço que era um centro cerimonial usado por civilizações antigas também é usado como palco para apresentações.
Como Chegar a Lima
Quem gostou das opções de pontos turísticos para visitar em Lima pode escolher entre três companhias aéreas que oferecem voos diretos para a capital peruana: LAN, TAM e Laca. Para se locomover pela cidade você poderá usar os táxis, contudo, saiba que eles não têm taxímetro e dessa forma é necessário combinar com o motorista o valor da corrida antes de começar a viagem. Se preferir pode usar ainda os ônibus urbanos que fazem conexão com do aeroporto com o centro.