Celebrações a Pachamama em Jujuy Argentina Com Fotos

Pachamama (que significa ‘Mãe Terra’ em linguagem quéchua) é reconhecida como a principal divindade dos povos andinos da Bolívia, Peru, região norte do Chile e do noroeste da Argentina. O mês de agosto todo é dedicado a realização de celebrações para a Mãe Terra dos povos indígenas da América do Sul, no entanto, os principais rituais de celebração são realizados no dia 1° de agosto, melhor data para viver essa experiência numa viagem.

Trata-se do momento em que os povos dessa região alimentam a terra para receber como retribuição novos frutos. Um dos rituais consiste em enterrar comidas produzidas na região num buraco feito na terra para que a Madre Tierra receba um agradecimento por tudo que fez na colheita anterior. Na Argentina o destaque fica para a Fiesta Nacional de la Pachamama de los Pueblos Originarios que acontece desde 1995 na província de Jujuy.

Conhecendo Pachamama

Podendo ser grafada como Pacha Mama ou Pachamama essa é a deusa reconhecida pelos povos andinos como a responsável pela produção agrícola. Conforme uma lenda a deusa reside em Cerro Blanco (Nevado de Cachi), no cume acredita-se que existe um lago cercado por uma ilha em que mora um touro com chifres dourados. O animal ao mugir expeliria nuvens de tormenta pela boca, mas sem que nada ruim aconteça a partir disso.

Como uma retribuição para a deusa no dia 1° de agosto alguns povos andinos enterram perto de suas casas panelas de barro com comida feita em casa além de álcool, coca, cigarros e vinho. Para completar a celebração os nativos amarram aos seus pulsos, tornozelos e pescoços cordões pretos e brancos feitos de lã de lhama.

Ilustração Artística de Pachamama

Ilustração Artística de Pachamama

Quebrada de Humahuaca e as Celebrações a Pachamama

Na Argentina o principal destino de celebração a Pachamama é a região conhecida como Quebrada de Humahuaca na província de Jujuy. Esse vale fica situado a cerca de 1.500 km de Buenos Aires, capital do país. A palavra quebrada em espanhol refere-se a um vale profundo ou a uma ravina. Humahuaca é o nome de uma pequena cidade no vale.

As celebrações a Pachamama em Jujuy incluem eventos musicais realizados nas ruas dos pequenos povoados. É interessante mencionar que a Quebrada de Humahuaca é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade na categoria Paisagem Cultural. Além da preservação da paisagem esse vale conseguiu a proeza de preservar tradições de costumes, ritos e celebrações ancestrais.

Quebrada de Humahuaca e as Celebrações a Pachamama

Quebrada de Humahuaca e as Celebrações a Pachamama

Curiosamente essas celebrações pagãs convivem em plena paz com as celebrações da igreja católica. As festas populares de Jujuy são conhecidas por sua alegria, intenso colorido e por contar com emocionantes e longas peregrinações. As festas combinam muita música, sabores especiais, orações e bailes memoráveis. Os viajantes que buscam uma experiência diferenciada em sua viagem pela Argentina devem passar por essa região nas altas montanhas dos Andes. Povoados minúsculos se enfileiram no topo da cadeia montanhosa preservando uma parte relevante da cultura dos povos andinos.

Gostou de saber mais sobre as celebrações a Pachamama? Pode ser uma excelente experiência de viagem para conhecer a Argentina em grande estilo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *