Parque Nacional Serra da Mocidade

Estamos sempre almejando aquelas férias para poder visitar os diversos locais de beleza natural que o Brasil tem a oferecer. São diversos parques, variadas praias e inúmeras cachoeiras e reservas que encantam a todos os visitantes em praticamente todos os estados brasileiros. Hoje vamos falar um pouco mais sobre um dos parques do Brasil: o Parque Nacional Serra da Mocidade.

Localização Do Parque Nacional Serra Da Mocidade

O parque se localiza no estado de Roraima próximo a região onde fica a região destinada aos índios Ianomami, localizado no planalto Dissecado Norte da Amazônia e  é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A região possui uma área de aproximadamente 376.812 hectares.

Vegetação Local

A criação do parque foi a partir do decreto realizado em 29 de abril de 1998 que visava proteger e vegetação e a região de devastação. O local é dominado pela Floresta Amazônica e é o habitat natural de diversos animais da fauna e flora brasileira como a onça pintada, ariranha, aves migratórias, gavião real, gavião preto, garça branca, tartaruga de rio, dentre outros.

Vegetação do Parque Nacional Serra da Mocidade

Vegetação do Parque Nacional Serra da Mocidade

O nome do parque é devido a duas montanhas encontradas no local. Para subir até o topo delas os pioneiros dessa escalada encontraram muita dificuldade, precisando ter muita força e resistência para concluir, por isso o nome serra da mocidade, pois apenas quem tivesse a energia e vigor da mocidade conseguiria concluir essa subida tão cheia de gasto energético. Quando os pioneiros subiram essas montanhas o acesso era através do rio Capivara que passa no parque Nacional e pelo igarapé Bacaba, que são afluentes do rio Água Boa do Univini.

O parque já sofreu muito anteriormente com a exploração e extração da balata e da sorva, cujo látex da época valia muito dinheiro e era muito rentável. Quando conseguiu fechar a área para preservação o negócio de extração de látex e a exploração do local não estavam mais em alta e o comércio local passou a girar em torno de outros produtos, como a extração de madeira do cumaru e a exportação de couro de animais felinos.

Hoje em dia esses comércios são proibidos e mais monitorados e o local vive do turismo ecológico. Milhares de pessoas visitam o parque para contemplar a beleza das cadeias de montanhas locais e a extensa rede hidrográfica que o parque possui. A vegetação do local varia muito de acordo com a altitude.

O turismo ecológico é restrito para pesquisadores que desejam conhecer e estudar mais do local, aprofundando nas espécies de plantas locais, ou estudo dos animais que habitam e conhecer o seu comportamento no ambiente. A visitação para qualquer tipo de turismo ainda não é concedida, pois há a preocupação em estar preservando o local e mantendo sua vegetação e animais locais. O turismo, mesmo sendo ecológico e tendo algumas restrições acaba modificando o habitat e o comportamento de muitos animais que ali vivem, por isso ainda hoje não se chegou a uma determinação sólida quanto a abrir ao turismo geral um local de preservação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá!
    Gostaria de comentar sobre as fotos publicadas sobre o Parque Nacional Serra da Mocidade, no município de Caracaraí, no estado de Roraima.
    Me desculpem, mas na Serra da Mocidade não tem estrada, não tem torres de eletrificação, como aparece em uma das fotos. Então chego a conclusão que a foto é equivocada, não podendo ser do local descrito.
    Devemos ter muito cuidado ao postarmos fotos, para não cometer enganos.

    Bruno 18 de março de 2011 19:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *