Parque Nacional Lagoa do Peixe

O Parque Nacional Lagoa do Peixe, situado nos municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte, no estado do Rio Grande do Sul, é um refúgio de aves migratórias da América do Sul. Trata-se de um lugar fascinante e com uma beleza diferenciada que embora não tenha estrutura bem desenvolvida para receber os turistas é um destino interessante para a sua próxima viagem. Que tal conhecer mais sobre esse parque?

O Parque Nacional Lagoa do Peixe

O parque é composto por área de preservação e em estado selvagem, sua administração é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local tem grande relevância para as aves migratórias além de se constituir num berçário para as espécies de aves e marinhas que residem no local. Um dos destaques locais fica por conta da Barra da Lagoa que é o ponto em que o rio encontra o mar.

Esse é o ponto em que moram os últimos pescadores de camarão, a pesca massiva está proibida na região. Ressaltamos que essa é a última área do estado do Rio Grande do Sul em que existe predominância da vegetação de restinga litorânea com arbustos e árvores como as figueiras e as pitangueiras. Quem se interessou em conhecer esse parque deve ficar avisado de que precisará de um veículo 4×4 ou então contratar os serviços de uma agência de viagem.

Flamingos no Parque Nacional Lagoa do Peixe

Flamingos no Parque Nacional Lagoa do Peixe

Como Chegar ao Parque Nacional Lagoa do Peixe?

Antes de se aventurar no passeio a esse parque é importante ligar para o Instituto Chico Mendes e conferir como estão as marés, pois dependendo será bem difícil passar pelas duas vias de acesso, por isso o veículo 4×4 faz toda a diferença. Para seguir pelo primeiro acesso você deverá pegar a estrada de terra de 13 km que parte de Mostardas (Trilha das Dunas) chegando até a praia do Balneário Mostardense. Continue por mais 33 km seguindo pela areia, aproveite para conferir o Farol de Mostardas.

Por sua vez o segundo acesso é chamado de Trilha da Velha Terra que tem seu início na cidade de Tavares, pegue a partir do KM 181 da BR-101, continue por 9 km passando por banhados e dunas. Os dois caminhos te levarão para Barra da Lagoa.

Quando é a Melhor Época Para Ir ao Parque Nacional Lagoa do Peixe?

Um parque que está repleto de belas aves o ano todo, porém, o período de maior destaque é aquele entre os meses de setembro e março devido as temperaturas mais elevadas – se for nessa época não deixe de levar o repelente porque terá grande quantidade de insetos. No período entre os meses de maio e agosto os turistas poderão conferir os pássaros maçarico-brancos que vem a partir da costa leste do continente americano. Do Chile e sul da Argentina vem os flamingos.

Pessoas se Divertindo no Parque Nacional Lagoa do Peixe

Pessoas se Divertindo no Parque Nacional Lagoa do Peixe

Onde Obter Informações

Para ter acesso a informações turísticas in loco recomendamos que você dê uma passada no Instituto Chico Mendes que está situado na praça principal da cidade de Mostardas. Por lá será possível ainda encontrar agências de viagem que oferecem inclusive veículos 4×4 para chegar ao parque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Saludo!
    Trabajo en un productora de televisión Colombiana, ubicada en Bogotá; estamos interesados en este parque, entonces quisiera saber cuales son las tarifas y condiciones para acceder y grabar en el parque, al igual cual sería la ruta para llegar.
    Muchas gracias
    Quedo atento a su respuesta

    Julia Ma. Rincón
    Asistente de Dirección
    TRIBU70

    Julia Rincón 29 de setembro de 2010 20:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *