Em meio à imensidão da Serra Geral, podemos encontrar o Jalapão, um paraíso perdido bem no coração deste imenso país, se localizando no leste de Tocantins é como um oásis perdido bem no meio do grande cerrado. Apesar de ter um solo bastante arenoso esta é uma região que possui belas cachoeiras e nascentes além de uma diversidade muito grande de fauna e flora características do cerrado. Local entremeado de rios, águas cristalinas e puras, praias com paisagens paradisíacas, natureza primitiva e agreste, o Jalapão é uma das poucas regiões onde a natureza e sua beleza se mantém ainda intacta e vem atraindo pessoas em busca de paz e das belezas do lugar.
Atividades em Jalapão
Para os turistas que ali vão à busca das belezas do lugar, a natureza é prodiga com o que pode oferecer e as atividades são bastante variadas e os visitantes podem desfrutar de: Caminhadas, prática de canoagem, visitas a praias totalmente selvagens, um belo pôr-do-sol no alto das dunas, safári fotográfico e ainda é possível passar a noite em contemplação, admirando o brilho das estrelas, bem aquecido ao redor de uma grande fogueira. Este lugar encantado, com certeza deixará lembranças inesquecíveis pelos belos momentos que se podem desfrutar em meio a um espaço natureza privilegiados. Além de tudo isso se pode trazer belas lembranças de artesanatos do lugar feitos com Capim Dourado.
Viagem e Hospedagem em Jalapão
A viagem que deve dar início a esta série de descobertas e lugares encantados, começa na cidade de Palmas, capital do Tocantins. A hospedagem pode ficar no Camp Korubo o que pode proporcionar uma experiência sem precedentes com uma completa e inigualável integração com um espaço natureza dos mais belos que você já viu. Aí são recebidos grupos pequenos para que o atendimento aos turistas possa ser personalizado e também porque assim as possibilidades de minimizar os impactos ambientais se tornam bem mais fáceis. A filosofia de trabalho segue as normas de um turismo sustentável onde a estrutura não conta com construções de alvenaria e tem a arquitetura totalmente integrada a paisagem local. A energia utilizada é alternativa e a preferência de emprego é sempre de pessoas nativas.
Outros Atrativos do Lugar
O nome deste lugar inusitado tem origem numa planta que é muito comum na região, a jalapa-do-brasil. Se quer uma boa maneira de conhecer o Jalapão o ideal é fazer rafting no Rio Novo, pois que ele atravessa grande parte da região. A Cachoeira da Formiga é uma atração que não pode ser deixada de lado, muito menos as dunas onde algumas são de até 40 metros e o Fervedouro que é um poço com água borbulhante. O turista que vem conhecer o Jalapão precisa gostar de aventuras, pois grandes emoções não faltam por lá.