Buscar novas alternativas como forma de desenvolver e ampliar o ecoturismo ou o turismo de aventura é a meta de muitos países e assim focados em objetivos como este foi que Brasil e El Salvador assinaram acordo para a troca de conhecimentos no setor de turismo. Esse foi um encontro que acabou reunindo muitos empresários deste segmento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Assinatura de Acordos
Na segunda-feira, dia 9 de agosto, o ministro do Turismo de El Salvador José Napoleon Duran e o ministro de Turismo do Brasil Luiz Barreto se encontraram na cidade de São Paulo e aproveitaram a oportunidade para assinarem acordos de cooperação técnica justamente na área do ecoturismo uma vez que esta é uma modalidade que se encontra hoje em grande expansão na maioria dos países. Em vista desta procura que aumenta a cada dia, a busca por novas formas e modalidades que possam incrementar e incentivar mais essa pratica se faz sentir de maneira muito intensa com os países procurando interagir na troca de experiências e assinando acordos de cooperação neste sentido.
A Solenidade
A solenidade em que o acordo foi assinado é parte do Encontro Empresarial Brasil- El Salvador e contou com a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o acordo assinado o Brasil assume o compromisso de passar conhecimentos para que o turismo sustentável possa se desenvolver satisfatoriamente naquele país da América Central. Esse documento que agora foi assinado é a sequencia de um anteriormente assinado no ano de 2008 quando os dois países se comprometeram com a troca de informações e novas tecnologias que pudessem incrementar a indústria turística dos dois países.
A Troca de Informações
Como podemos ver esse tipo de troca de experiências no setor de turismo tentando desenvolver o ecoturismo não é novidade para o Brasil nem para El Salvador, a verdade é que com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas todas as atividades ligadas ao setor de turismo estão assumindo novas dimensões e ao que tudo indica tendem a se acelerar mais ainda conforme as datas vão se aproximando.
Regionalização do Turismo Brasileiro
O encontro de empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo foi antecedido por esta reunião bilateral ocasião em que o ministro Luiz Barreto teve oportunidade de apresentar ao colega Napoleon o Programa de Regionalização do turismo brasileiro e afirmou ao salvadorenho a sua disposição para repassar todo o conhecimento que foi acumulado nos 8 anos em que funciona o Ministério do Turismo. O ministro José Napoleon Duran deixou agendado para outubro, a visita de técnicos de seu ministério a Brasília para que a troca de experiências possa se fazer de forma mais concreta.