Viaje de “Mochilão”

Quem gosta de viajar e se aventurar por novas culturas e conhecer lugares novos sonha em fazer mochilão. No entanto não é simplesmente tomar essa decisão, colocar uma mochila nas costas e começar a rodar o mundo. A seguir vamos te dar algumas dicas para fazer mochilão e aproveitar ao máximo a sua viagem.

Dicas Para Fazer Mochilão

Para Onde Ir?

As pessoas pensam que o mundo é pequeno, porém, quando não se tem destino certo ele pode se tornar bem grande. Comece pensando a respeito de que tipos de lugares do mundo você deseja conhecer, qual é o seu perfil, se você faz o tipo que gosta de natureza, aventureiro ou urbano. Se gosta de fazer viagens de compras ou se quer mesmo é se aprofundar na história de algum lugar e assim por diante.

Ter respostas para essas perguntas vai ajudar você a escolher o melhor destino do seu mochilão. Por exemplo, viagens para cidades como Londres e Nova York tem um perfil bem mais urbano, já Machu Picchu tem um perfil mais aventureiro e Amsterdam é a cidade perfeita para quem adora pedalar. Claro que você sempre pode escolher vários destinos de forma aleatória se quiser.

Pesquisa

Após decidir para qual destino deseja ir faça uma boa pesquisa em blogs de viagem sobre o dia a dia de mochileiros e sobre o destino para o qual você pretende ir. Você pode pesquisar a respeito no site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem em http://www.rbbv.com.br/.

Definindo o Roteiro

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da definição do roteiro no sentido de que acreditam que precisam estar com tudo definido previamente com passagens compradas e hospedagem reservada. Obviamente que não é errado pensar nessas coisas com antecedência, mas não é necessário ter tudo tão definido antes de viajar já que é bem provável que algumas coisas que você planejou não se concretizem.

A dica é ter uma ideia do roteiro a ser seguido, de maneira que você saiba quais são as estratégias mais inteligentes e econômicas para ir de um destino para o outro. Faça uma pesquisa ainda sobre o que conhecer em cada lugar. A parte boa da viagem já começa na preparação do roteiro.

Dicas Extras Para o Roteiro

Alguns itens extras podem entrar na sua lista para facilitar o dia a dia do seu mochilão.

Cidades

É interessante fazer uma lista de cidades que deseja conhecer assim como ter uma previsão de dias que permanecerá em cada uma delas. Pense a respeito dos passeios e lugares que deseja conhecer. Lembre-se sempre que se trata de uma previsão, não deixe a sua mobilidade em segundo plano, pois pode acontecer de durante a viagem você querer mudar o seu percurso.

Lista do Que Levar

Faça uma lista do que levar na viagem para não deixar de colocar alguma coisa importante na sua mochila. Enquanto planeja o mochilão você irá tendo ideias do que levar, anote os itens numa lista e depois será só montar a mochila mesmo.

Hospedagem

Faça pesquisas na internet a respeito de lugares legais para se hospedar, lembre-se também de anotar em algum lugar referências de hostels ou hotéis em que tenha se hospedado e gostado. Guarde nos seus favoritos os sites de lugares que deseja conhecer e hotéis para se hospedar.

Trajeto Entre as Cidades

Quem já tiver comprado os trechos de avião pode incluir no seu roteiro os dias e horários dos voos, fazer uma planilha em algum app no smartphone ou tablet pode ser interessante, use a tecnologia a seu favor. As informações a respeito de horários de ônibus ou vans entre as cidades geralmente só poderão ser consultadas in loco.

Passagens

Um dos maiores custos de uma viagem de mochilão é a passagem, você pode tentar economizar aproveitando as promoções em sites de ofertas, cadastre o seu e-mail para receber informações a respeito das promos do momento. Compre a passagem com o máximo de antecedência possível. Também é legal fazer parte de algum programa de fidelidade de companhias áreas para acumular e usar as suas milhas.

É possível comprar apenas passagens em agências de viagens, mas atenção ainda assim pode acabar ficando um pouco caro. Faça uma ampla pesquisa antes de escolher uma ou outra opção. Quando se tem uma ideia prévia dos lugares que se pretende conhecer pode ser bom comprar as passagens com antecedência para economizar. A desvantagem de quem faz isso é acabar ficando preso pelas passagens.

Hospedagem

Não é necessário fazer reservas de hospedagem antes, mas é uma possibilidade. Por exemplo, se um amigo te indicou um hostel específico você pode reservar, pois terá uma opinião positiva a respeito do local. Nos casos em que você fará uma viagem em que precisará andar muito pode ser legal fazer uma reserva de pelo menos um dia para ter onde descansar.

Muitos mochileiros reservam um hostel para o dia em que chegam para ter onde descansar e depois saem em busca de opções melhores. Pesquise bastante a respeito dos hostels e possíveis hospedagens para encontrar uma que seja mais de acordo com as suas possibilidades financeiras e desejo de conforto.

Certificado Internacional de Vacinação

Uma questão bem importante é verificar se os países para os quais você pretende ir pedem que você tome algum tipo de vacina. Uma das vacinas mais comuns é a contra Febre Amarela que tem duração de pelo menos 10 anos e que precisa ser tomado com uma antecedência de pelo menos 10 dias antes da viagem.

Para que a vacina que você tomou seja válida no exterior é necessário tirar o Certificado Internacional de Vacinação. Você pode retirar o seu indo a um dos postos da Anvisa que ficam geralmente em aeroportos.

Documentação

Grande parte dos países exige apenas o passaporte com um mínimo de 6 meses de validade. Quem tem um passaporte que está para vencer deve renovar o quanto antes. Se você ainda não tem um passaporte deve dar entrada no seu através do site da Receita Federal.

Os países da América Latina que fazem parte do Mercosul como Argentina, Paraguai e outros não exigem passaporte apenas um documento de identificação com foto que tenha no máximo dez anos.

Uma forma alternativa e muito interessante de se viajar e conhecer o mundo é através da prática chamada de “mochilão”. Apesar de aparentemente simples, colocar uma mochila nas costas e sair andando por ai, requer muita preparação e planejamento. Para que a viagem seja bem sucedida é muito importante conhecer bem o seu destino e ter o máximo de informações possíveis sobre o trajeto.

A logística bem feita da viagem é muito importante, sendo interessante planejar as rotas e meios de transporte que serão usados em cada trecho, as formas de hospedagem e os locais que serão visitados cada dia. Para tornar a atividade ainda mais prazerosa, procure conhecer outros aspectos dos locais, além dos cartões postais famosos, como dados históricos e eventos políticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aventura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *