Albergues da juventude, quem ainda não ouviu falar deles? Pois saiba que os albergues são amplamente divulgados ao redor do mundo, especialmente por pessoas de espírito aventureiro, mais conhecidos como mochileiros. Mas se engana quem pensa que só os mochileiros fazem uso dos albergues, pois hoje em dia eles consistem em uma opção alternativa e barata para as pessoas que apreciam o turismo, que gostam de conhecer lugares novos em seu país e pelo mundo. Se hospedar em albergues também nos permite conhecer muitas pessoas. Viajar é realmente uma doce aventura que nos proporciona momentos incríveis de alegria e surpresas, e nos permite experimentar novos sabores, cores e cheiros, podemos desvendar as grandes diferenças culturais que tanto enriquecem a humanidade, mas nem sempre é possível investir dinheiro alto neste sonho que não é dos mais baratos.
Como Funcionam
Os albergues possuem quartos coletivos com beliches, quarto de casal e famílias; podem ser separados para homens e mulheres ou não, a sala de estar, cozinha e lavanderia são de uso comum a todos, sendo que a cozinha possui estrutura total, mas ao terminar de usá-la todos os utensílios devem ficar limpos e organizados. Para ter direito ao acesso é preciso fazer uma carteirinha, no mundo todo são 5 milhões de pessoas associadas sendo que aqui no Brasil são em torno de 70 mil associados. Antes de se tornar parte deste grade grupo saiba um pouco mais sobre os albergues da juventude, depois planeje sua viagem e pé na estrada.
Mitos e Curiosidades
Desde 1990 que os albergues extinguiram os limites de idade para a hospedagem, portanto pessoas de qualquer faixa etária poderão usufruir desta opção, mas em caso de turismo com crianças informe-se com antecedência sobre as acomodações disponíveis no albergue de sua escolha. Apesar desta liberdade é fato que a maioria dos usuários tem idade universitária. Os quartos podem ter entre quatro e oito camas, alguns estabelecimentos oferecem quartos separados para casais e os aposentados serão separados, homens e mulheres. Quanto aos horários, há flexibilidade embora em alguns locais ainda se use o toque de recolher, mas na maioria dos casos entrada e saída são livres. A rotatividade do uso dos albergues requer que sejam feitas reservas que podem ser agendadas por internet ou telefone com antecedência de até 6 meses. Os preços são bem acessíveis e devem ser consultados, pois existem os albergues credenciados e os independentes, portanto é possível que haja diferença quanto aos valores, sendo que para os credenciados existe um teto fixado pela FBAJ ( Federação Brasileira dos Albergues da Juventude). Quanto a qualidade dos serviços podemos dizer que o Brasil é fiel a padrões de qualidade internacionais, fazendo por merecer um selo Hostellig Internacional. Vale a pena experimentar e curtir boas férias, recarregado as energias.