Cidade de Diamantina

Fotografia histórica da cidade de Diamantina

Fotografia histórica da cidade de Diamantina

O Brasil está repleto de locais com grandes valores culturais e históricos e mais um que entra nesta lista é a cidade de Diamantina, que fica localizada no Estado de Minas Gerais. A cidade, que até então chamada de Arraial do Tejuco, recebeu este nome devido à grande quantidade de diamantes que havia em seu território, essas pedras eram exploradas pelos portugueses na época do Brasil Colônia.

 

Conhecendo Mais Sobre a História de Diamantina

 

Garimpo foi motivo histórico do desenvolvimento da região

Foto de um garimpo na chapada Diamantina

O nome Diamantina foi conferido a região no século 18, época do ápice das pedras de diamante. Contudo, mesmo depois que as pedras preciosas se tornaram raras a cidade continuou com boa evidência sendo a terra de personalidades como Chica da Silva, por exemplo. A escrava se tornou lendária ao levar uma vida opulenta de rainha ao se casar com um português de boa situação financeira.

Casa da Chica da Silva

Casa da Chica da Silva

A cidade é também a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubistchek que se tornou o seu filho mais ilustre. Não bastasse essa profusão de nomes que entraram para a história a cidade é também conhecida por ter recebido em 1999 da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Quem visita Diamantina pode se deslumbrar e surpreender com a grande variedade de casarios coloniais e casas barrocas que estão por toda a parte.

Além de poder caminhar pelas ruas cujas calçadas são de pedra e a iluminação feita por lampiões é possível se maravilhar com a linda vista da Serra do Espinhaço que tem diversas cachoeiras e grutas assim como viver ao máximo seu espírito de aventura nas cachoeiras, trilhas e caminhos feitos de pedra.

Dicas do Que Fazer em Diamantina

Veja alguns atrativos de Diamantina

Veja alguns atrativos de Diamantina

 

A seguir você poderá conferir alguns dos programas mais interessantes para fazer na cidade de Diamantina que oferece passeios culturais, históricos e de contato com a natureza.

 

Passeio Pelo Centro Histórico de Diamantina

 

Fachada da casa do Muxarabiê

Fachada da casa do Muxarabiê

Considerado um dos conjuntos paisagísticos mais bonitos de Minas Gerais devido a presença da Serra dos Cristais, o centro histórico da cidade de Diamantina, guarda ainda uma grande variedade de atrativos. Ao caminhar pelas ruas de pedra você se sentirá em pleno século 18, dedique atenção especial às casas da Glória (que possui passadiço aéreo), de Chica da Silva e do Muxarabiê (que possui influência do estilo arquitetônico árabe).

Casa da Glória - Diamantina

Casa da Glória 

Nessa região da cidade estão concentrados sobrados com visual suntuoso assim como igrejas com o máximo da riqueza barroca. Estando nesse centro histórico vale a pena visitar o Museu do Diamante, o Mercado Municipal e a Casa de Juscelino Kubitschek. Há prédios que foram projetados por Oscar Niemeyer dentre os quais estão: Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina e Hotel Tijuco.

Feira do Mercado Municipal

 

Mercado Municipal Local onde ocorre a feira

Mercado Municipal Local onde ocorre a feira

Programa cultural para fazer em Diamantina, a feira do mercado conta com grande diversidade de produtos como queijos, cachaças e artesanato local tendo peças de palha, cerâmica, os famosos bordados mineiros entre outros. A dica é evitar ir no sábado de manhã quando a feira fica lotada. O endereço é Praça Barão do Guaicuí, 170.

Vila e Parque Estadual do Biribiri

 

Vila do Biribiri

Vila do Biribiri

A vila do Biribiri fica situada dentro do parque estadual de mesmo nome e se caracteriza por ser formada por ruas de terra e lindos casarios antigos, sua construção se deu no século 19 devido a já desativada Companhia Industrial de Estamparia. Para se ter uma ideia do quanto essa vila é atraente para visitação é importante ressaltar que ela é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Nos dias atuais a vila conta com cerca de 30 residências, uma igreja em estilo colonial e restaurantes com estilo mais simples. O parque é uma reserva natural que possui 17 mil hectares nos quais estão matas de galeria, vegetação do cerrado e alguns campos rupestres. Os aventureiros poderão aproveitar para se refrescar nas maravilhosas cachoeiras com destaque para a do Sentinela (que fica a cerca de 1h15 de caminhada a partir da entrada do parque).

Caminho dos Escravos

Caminho dos Escravos

Outro ponto de destaque desse parque é o chamado Caminho dos Escravos, nomeado assim por ter sido resultante do trabalho dos escravos no século 19. Era um trecho da Estrada Real e atualmente precisa de alguns reparos. No decorrer das 8 horas de caminhada é possível ter uma bela vista panorâmica de Diamantina bem como observar cascatas, rios e mata nativa. A vila fica a cerca de 15 km de Diamantina.

Vesperatas: Concertos Para Animar os Sábados

 

Programação Vesperetas 2019

Programação Vesperetas 2019

Um dos eventos culturais mais interessantes da cidade de Diamantina, as Vesperatas, são consertos realizados nas sacadas dos belos casarões coloniais que estão localizados na famosa Rua da Quitanda. Esse evento costuma ser realizado dois sábados por mês em média ficando suspenso entre os meses de novembro e março devido ao grande volume de chuvas.

Durante as apresentações moradores e turistas costumam se distribuir por mesas de bar, cadeiras e até mesmo nas escadarias de pedra para conferir um repertório bastante eclético no qual estão canções como boleros, marchas, sambas, sonatas e até músicas de MPB. O tempo de duração desse evento é de 2h30 iniciando em torno das 20h, dá para reservar com antecedência a sua mesa num dos bares da Rua da Quitanda.

Café no Beco

Café no Beco

Fica a dica de que não é só no sábado que a agitação toma conta dessa região da cidade, nas sextas-feiras que antecedem as Vesperatas são realizados concertos de grupos de serestas que tem início na Praça JK como uma homenagem a Juscelino Kubistchek que era grande entusiasta dessas apresentações. No sábado pela manhã é realizada uma feira com muitos comes e bebes enquanto que no domingo acontece o chamado Café no Beco em que há muita poesia, jogos, danças e seresteiros.

Garimpo Real

 

Garimpo Real alguns garimpeiros ainda frequentam o local

Garimpo Real alguns garimpeiros ainda frequentam o local

Esse é o único garimpo artesanal que está funcionando no país atualmente e oferece a possibilidade de fazer uma visita técnica para saber mais sobre as técnicas de extração dos diamantes. Pesquise as agências de viagem que oferece esse passeio em seu pacote.

 

Gruta do Salitre

 

Gruta do Salitre

Gruta do Salitre

Trata-se de um relevo rochoso em ruínas no qual há paredões, fendas e cânions, vale a pena fazer a visita guiada em que são destacados os principais atrativos históricos, culturais e geológicos da região. Essa visita deve ser agendada antecipadamente no Instituto Biotrópicos cujo endereço é Praça Jk, 25 – Centro, o telefone é (38)3531-2197 e o e-mail grutadosalitre@biotropicos.org.br. Essa gruta está localizada a cerca de 9 km de Diamantina e apenas 1 km do distrito de Curralinho.

 

 

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *