Como acontece em qualquer ilha, Guarujá também possui certos recantos que para serem conhecidos é preciso que se tenha acesso por mar, pois de outra maneira isso não é possível.
Essa ilha é considerada o paraíso do turismo náutico e com tantas opções que tanto faz se é para marinheiros de primeira viagem ou se quem se arrisca a conhecer seus encantos é algum marinheiro experiente. Além dessas belezas todas, Guarujá conta ainda com bem mais de 30 marinas e garagens náuticas que serve como suporte a quem se aventura pela ilha.
Belas Experiências em Passeios Náuticos
Experiências que os turistas não teriam com passeios por terra firme podem ser proporcionadas aos visitantes com passeios de lancha, de veleiro, de barco ou de iate. Um exemplo que pode ser dado é no caso de visitantes que vem do rio de Janeiro que podem fazer um belo passeio pelo Canal de Bertioga, que deságua no Canal de Santos depois de percorrer o lado do Atlântico.
Com esse passeio poderá apreciar as lindas bromélias, pássaros e outros tipos de animais que somente podem ainda ser encontrados na Mata Atlântica da ilha ainda preservada e um dos mais ricos manguezais do bioma marinho do Brasil.
Outras Opções
Entre as várias opções de passeios náuticos para conhecer Guarujá há a opção de um passeio que sai do Complexo Industrial e Naval de Guarujá (CING) que vai fazendo paradas ao longo do canal de Bertioga proporcionando aos turistas uma vista da Ermida Guibê, as ruínas de uma missão que foi construída durante o século XVI e que serviu como base para o padre Anchieta que ali catequizou índios e escreveu poemas, estando Milagre dos Anjos entre os poemas ali escritos.
Atrações Durante o Percurso
Durante o percurso desses muitos passeios que podem facilmente ser contratados mas inúmeras marinas do Guarujá, pode-se para os barcos em pontos de apoio existentes nessas rotas pela ilha e é possível ser atendido no próprio barco por restaurantes especializados que num barquinho levam até você os pratos tanto da cozinha contemporânea quanto da cozinha caiçara.
Também existem rotas que levam a praias onde só é possível chegar de barco ou seguindo trilhas. Tem lugares preferidos pelos turistas como as praias de Iporanga, de Tijucopava e São Pedro que ficam no lado leste da ilha que nos finais de semana costumam ficar lotadas de pessoas que chegam ansiosas por um mergulho ou apenas querendo admirar a paisagem.
Inauguração do Píer de Prequê
Esta inauguração está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano, obra esta viabilizada pela Prefeitura do município em uma parceria com o Ministério do Turismo e vai possibilitar aos turistas fazer passeios de barco pelas calmas águas da praia.