Brasil se Torna Mais Competitivo como Destino Turístico

Turismo Nacional

Um estudo feito nos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional apontou um aumento nos índices de competitividade no que se refere ao turismo. A comprovação desse aumento está inserida no Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

Relatório Brasil 2010

O ministro do Turismo Luiz Barreto divulgou a poucos dias em Brasília o Relatório Brasil e segundo esse relatório o estudo mostra detalhadamente os índices médios da avaliação feita em todos os 65 destinos que foram pesquisados, seja em capitais ou não e o resultado mostrou que houve avanços em relação aos resultados que foram obtidos em anos anteriores de 2008 e 2009. O estudo foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que fez avaliação de 13 quesitos nestes destinos considerados pelo Ministério do Turismo como indutores. Dentre os 13 quesitos avaliados os que tiveram melhor desempenho foram: Cooperação Regional, Capacidade Empresarial e Aspectos Ambientais.

Relatório Brasil 2010

Relatório Brasil 2010

Media Histórica

Considerando uma serie histórica pode-se observar o crescimento do Brasil ano a ano. Em 2008 a media geral do país foi de 52 pontos, em 2009 essa média teve um crescimento passando para 54 pontos e agora em 2010 novamente teve um aumento e chegou aos 56 pontos. De acordo com o ministro do Turismo, hoje de maneira mais eficiente se está trabalhando no modelo de regionalizar a gestão do setor e com isso crescer sem.

Media Histórica

Media Histórica

Entretanto perder o foco na questão da sustentabilidade ambiental que está inserida em todo esse processo de desenvolvimento. Esse índice vai ser muito importante para que se possa ter uma referencia concreta na hora de preparar os grandes eventos que estão por vir como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Índices de Competitividade Nacional

Em relação aos índices gerais de competitividade a nível nacional, em uma escala de 1 a 100 a media dos destinos foi de 65 pontos. Já nas capitais a média foi de 64,1 contra 61,9 registrados em pesquisa anterior. Quanto às cidades que não são capitais esse valor passou dos 48,4 obtidos no ano de 2009 para 50,3 pontos.

Capacidade Para Geração de Negócios

O Índice geral de Competitividade Nacional que também é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o SEBRAE Nacional e a fundação Getúlio Vargas (FGV) faz uma avaliação sobre a capacidade de cada destino turístico para a geração de negócios relacionados com as atividades de turismo, de forma sustentável e contínua.

Capacidade Para Geração de Negócios

Capacidade Para Geração de Negócios

Os 13 quesitos avaliados nesse estudo são: Infra-Estrutura Geral, Aspectos Ambientais, Aspectos Culturais, Atrativos Turísticos, Acesso, Economia Local, Aspectos Sociais, Capacidade Empresarial, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino.Esses são dados avaliados em todos os destinos turísticos e mostram que o Brasil se torna cada vez mais competitivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *