Quarenta e oito profissionais de destinos do entorno de cidades-sede da Copa de 2014 são beneficiados com um Projeto do Ministério do Turismo (MTur) em uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e com a Associação de Culturas Gerais (ACG) que é o Manual de Integração da Produção Associada ao Turismo que orienta esses profissionais sobre as maneiras mais adequadas para inserir a produção local dentro Da cadeia do turismo.
Objetivos do Manual
O objetivo desse projeto é dar uma contribuição para que a oferta turística brasileira se torne mais diversificada. As produções locais são impregnadas de atributos culturais que para o turismo se tornam muito interessantes, mas é preciso exercitar o olhar e mantê-lo bastante atento para identificar todo esse potencial.
De acordo com Gabrielle Andrade que é a coordenadora geral de Produção Associada ao Turismo do MTur, para facilitar esse processo , o manual irá contribuir propondo ações simples que possam ajudar as pessoas a conseguir uma integração da produção com a atividade de turismo. Esse material já foi testado em outubro deste ano por ocasião de algumas visitas técnicas que aconteceram em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Manual será Ferramenta Metodológica de Referência
Atualmente os 48 profissionais que participam do piloto desse projeto se encontram aplicando o conteúdo desse manual no dia-a-dia e segundo Gabrielle Andrade depois de feita uma avaliação técnica, a idéia é de que o manual possa se tornar uma ferramenta metodológica que sirva de referencia para os profissionais de todo o Brasil.
De acordo com Cristina Fernandes que é diretora executiva da Fundação Garcia D’Ávila e que participa do projeto, o manual é fantástico e se diz encantada, pois segundo ela o conteúdo do manual esclarece e dá ferramentas para que se possa fazer levando os projetos a termo.
Ações da Fundação Garcia D’Ávila
A fundação hoje desenvolve ações de preservação na Reserva da Sapiranga na Praia do forte na Bahia, em Mata de São João na Bahia. Esta região tem um castelo medieval de 1551 que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que é o castelo Garcia D’Ávila.
Fernandes com o manual em mãos e contando com todos estes atrativos do local decidiu incrementar as visitas ao castelo e já contratou uma pessoa para acompanhar essas visitas e contar histórias do lugar. Agora, segundo Cristina, está em busca de atores que queiram interagir com os artistas e se caracterizarem como personagens daquela época.
Outras Medidas
Cristina Fernandes também está tratando de fechar parcerias com o governo local no sentido de disponibilizar veículos que possam transportar os turistas até o castelo. Depois das ações de campo será montado um catalogo comercial.